3 dicas de como melhorar o seu engajamento no Instagram 

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Lidar com as ferramentas digitais pode trazer alguns desafios que são importantes. Por isso, é essencial saber como melhorar o engajamento do instagram a partir de algumas técnicas que misturam a compreensão do algoritmo com as perspectivas do marketing.

Sustentar-se dentro de um segmento é, sobretudo, saber lidar com o público de forma objetiva, fazendo parte de sua vida e, mais do que isso, tornando-se uma cultura dentro desse meio.

Esse é um padrão que se repete há pelo menos um século no mercado e tem a ver, justamente, com a necessidade que os setores encontraram de lidar com as mais diversas orientações dos clientes.

Do ponto de vista do marketing, seu apogeu se deu por conta da necessidade que a indústria impôs para o mundo comercial, uma vez que era preciso juntar as perspectivas de ofertas e de demandas de forma mais justa.

As orientações de comunicação que passou a fazer parte do rádio e da televisão, dentro de uma lógica eletrônica, e de outros meios impressos, como revistas e jornais, são consequência direta desses elementos.

No entanto, não há como manter uma boa estratégia sem que o engajamento seja o fator mais importante, já que é ele que demonstra se algo está sendo executado corretamente e pode produzir um crescimento bem elaborado.

Atualmente, há uma série de dados que podem ajudar a perceber essas intenções, o que é essencial para que haja uma compreensão dos elementos mais diversos do consumo no mercado.

Quando uma autoescola especializada em categoria D percebe uma elevação no número de clientes a partir de alguma campanha de marketing, esse pode ser um ponto a ser percebido sob uma lógica de engajamento.

Contudo, dentro do mundo digital, é possível pensar em alguns números que lidam da mesma forma com todos esses recursos, o que pode ser bastante importante, também.]

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Marketing digital e o público

Com o surgimento das ferramentas digitais, convencionou-se tratar o marketing dentro dessas novas delimitações, já que elas conseguem lidar com uma lógica de segmentação e mensuração bastante objetiva.

Desta forma, uma estratégia digital consegue ter uma penetração muito maior por conta de suas ferramentas, garantindo alguns padrões de impacto que, via de regra, podem sustentar uma comunicação mais sólida com o cliente.

Por outro lado, o público acaba fazendo parte de uma nova cultura de consumo, muito mais exigente e com necessidades que vão desde a personalização até a interação das empresas com seus clientes.

Esse é um fator tão importante que, ao aparecer como sugestão em uma pesquisa por munhecas e bolas de engate, uma loja precisa saber como lidar com o seu público da forma mais objetiva possível.

Embora as exigências tenham mudado de forma bastante representativa, é possível notar alguns padrões que são essenciais, sendo o maior deles as possibilidades que as ferramentas trouxeram para as empresas e as pessoas.

Hoje em dia, não é só o relacionamento de consumo que está qualificado e potencializado, há uma série de mecanismos que ajudam a elevar de forma bastante representativa esses elementos e relações.

Isso vai desde a elevação da credibilidade que uma clínica de lipoaspiração abdominal pode ter a partir de alguns elementos de influência até outros aspectos, como é o caso de um contato com um amigo de infância.

Essa nova perspectiva trazida pelo mundo digital é, de fato, um dos pontos centrais para compreender como se dá o relacionamento das empresas com as possibilidades estratégicas, transformando a marca em um ente cada vez mais próximo do cliente.

O papel das redes sociais

Com o passar dos anos, as redes sociais caíram no gosto da população, tornando esses elementos cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas e, com isso, garantindo algumas possibilidades empresariais.

Essas redes funcionam como espaços digitais de interações sociais e é fundamental que haja uma compreensão desses elementos, uma vez que as marcas podem lidar com essas perspectivas de forma cada vez mais objetiva.

Ao estabelecer um marketing de conteúdo, uma empresa que trabalha com implementação de varanda com vidro fumê pode garantir alguns pontos essenciais, como é o caso de uma elaboração a respeito do relacionamento com o cliente.

O papel das redes sociais dentro de uma dinâmica empresarial é, portanto, saber lidar com as mais diversas orientações, tornando as empresas cada vez mais próximas de seu público-alvo.

Instagram: o que é?

O Instagram é uma rede social gerenciada pela empresa Meta e que possui algumas formas de interações que são bastante objetivas, como é o caso da publicação de fotos e vídeos em feed, stories e, ao mesmo tempo, possui o Reels como plataforma de apoio.

No primeiro caso, é possível pensar em publicações do dia a dia das pessoas e das marcas, o que pode facilitar a propagação de um anúncio a respeito de painel decorativo sala de jantar.

Já os stories funcionam de forma efêmera, com duração de 24 horas, possuindo uma capacidade para lidar com determinados fatos temporais.

O Reels, por sua vez, funciona como um feed a parte que tem como objetivo a elaboração de uma série de vídeos curtos, garantindo mais um elemento que pode lidar com as tendências dos novos formatos em redes.

O que é engajamento no Instagram?

O engajamento no Instagram tem a ver com a perspectiva de quantas pessoas estão interagindo com a marca em relação a um número total, ou seja, é uma perspectiva de entender a proporção desses números.

Nesse caso, supondo que uma marca possui 1000 seguidores no instagram e conseguiu receber 54 curtidas em um post, o engajamento, nesse caso, em relação ao número de seguidores é de 5,4%.

É possível, também, pensar nesses números dentro de uma dinâmica diferente, como é o caso de uma publicação impulsionada que, via de regra, vai ter um número de visualizações e de interações.

Assim, é possível perceber se uma empresa conseguiu engajar um público fora de sua página a partir de uma postagem sobre sacada de vidro sobrado, por exemplo.

Como calcular o engajamento?

Antes de qualquer coisa, é preciso que haja uma compreensão de que o engajamento é um cálculo de uma grandeza relativa a um universo definido pela empresa, ou seja, é uma conta que lida com percentual.

Nesse sentido, é possível pensar em uma série de elementos que podem ser mensurados por essas dinâmicas:

  • Comentários;
  • Compartilhamentos;
  • Uso de hashtag;
  • Abertura de perfil;
  • Envio da publicação;
  • Número de seguidores.

Todos esses elementos precisam estar dentro de uma lógica de interação com os seguidores de uma página ou com o número de visualizações que aquele post conseguiu trazer.

Desta forma, é possível pensar, também, em um número baixo de visualizações como alguma barreira do Instagram perante um conteúdo.

Ao lidar com todos esses números, é possível que uma empresa de envelopamento de frotas consiga se qualificar ainda mais nesse sentido.

Dicas para engajar

Com base em todos esses aspectos, o engajamento pode ser potencializado dentro das dinâmicas do Instagram a partir de algumas posturas que são essenciais.

Dica 1: marketing de conteúdo

As pessoas estão no Instagram, muitas vezes, para garantir um momento de entretenimento, o que acaba sendo uma oportunidade bastante importante para as empresas que conseguem lidar com uma dinâmica de conteúdo.

A produção do formato conhecido como “vídeo satisfatório” pode ser um fator determinante para uma lavanderia de vestido de noiva.

Dica 2: frequência de postagens

Mais do que um bom conteúdo, a frequência de postagens pode ser um fator bastante importante, garantindo, assim, que haja uma precisão ainda maior na hora de se colocar diante do público, por exemplo.

Esses são elementos que são benéficos para o algoritmo da rede e, também, para o público de uma forma geral.

Dica 3: utilizar o reels

Como dito anteriormente, o reels funciona como uma espécie de feed paralelo do Instagram, com algumas dinâmicas inovadoras, como é o caso do impulsionamento de publicações para pessoas que não seguem a página.

Essa é uma forma bastante interessante de haver uma construção de página cada vez maior.

Considerações finais

Passam-se os anos e o Instagram começa a se consolidar como uma das redes principais quando o assunto é marketing digital.

Saber lidar com suas possibilidades e métricas são elementos centrais dentro dessas estruturas.

Todos esses elementos precisam ser levados em consideração para que se possa elaborar sempre uma noção de potencialização do engajamento.

Desta forma, essa estratégia pode se tornar um grande coringa na hora da empresa se colocar para o seu público, garantindo, assim, uma orientação de visibilidade que é essencial dentro dessas perspectivas de redes sociais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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