6 indicadores ESG para empresas acompanharem seus resultados
Como sua empresa trabalha os aspectos relacionados às questões ambientais, sociais e de governança? Existem indicadores ESG para acompanhar a evolução dos resultados?
Ter respostas para as perguntas acima é fundamental para a reputação do negócio por demonstrar o grau de consciência em relação aos impactos socioambientais da sua atividade, além de reforçar as iniciativas de redução de riscos relacionadas aos critérios ESG.
O tema está em alta principalmente devido às discussões geradas pelas evidências do impacto que a atividade econômica mundial causa no clima, no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas.
As empresas nacionais tratam a adesão à agenda ESG como prioridade. A pesquisa Panorama ESG Brasil, realizada pela Câmara Americana de Comércio de Goiânia (Amcham), destaca que 47% das companhias entrevistadas se consideram referência em ESG.
Entre os motivos apontados para implementar a nova agenda, merecem destaque: melhorar a reputação da marca e reduzir os impactos e riscos sociais, ambientais e de governança. Para alcançar esses objetivos, 48% dos entrevistados afirmam que o maior desafio é conscientizar e treinar a equipe e a liderança sobre a relevância do ESG.
É neste ponto que apresentar evidências pode auxiliar no engajamento do time e dos líderes. Para isso, é fundamental selecionar exemplos de indicadores ESG para compor os relatórios de resultados da empresa.
Continue a leitura do artigo e conheça métricas que podem ser utilizadas como marcadores para mensurar os impactos das ações promovidas pela sua empresa.
O que são indicadores ESG?
Os indicadores ESG são métricas que demonstram os resultados das iniciativas criadas para os pilares ambiental, social e de governança. Os dados levantados servem de base para os relatórios de sustentabilidade da empresa divulgados para stakeholders, imprensa, clientes e outros públicos de interesse.
A agenda ESG inclui outros aspectos, além da sustentabilidade, envolvendo ações para garantir que o negócio impacte a sociedade e crie uma cultura interna positiva.
Por isso, apresentar resultados consistentes é fundamental para envolver todos os públicos nas ações desenvolvidas. Além disso, apresentar indicadores reforça a transparência nas operações e a credibilidade da empresa no mercado.
Quais os exemplos de indicadores ESG para empresas?
Os principais indicadores para medir o ESG de uma empresa são:
1. Índice de Carbono Eficiente (ICO2)
O Índice de Carbono Eficiente (ICO2 B3) foi criado em 2010 pela Bolsa de Valores do Brasil, a B3, para servir como meio gerador de discussões sobre a mudança climática no país.
As empresas que aderem ao ICO2 assumem o compromisso de informar suas emissões de gás carbônico (CO₂) com total transparência, além de contribuir ativamente com a economia de baixo carbono.
Atualmente, a B3 convida as empresas que fazem parte do grupo IBrX 100 (grupo das empresas com maior negociabilidade e representatividade no mercado de ações nacional) para participar do processo de avaliação que aponta se a companhia tem ações de ESG consistentes nessa área.
2. Indicadores ETHOS-SEBRAE
A agenda e os indicadores ESG não estão restritos às grandes empresas do país. Negócios de todos os portes podem aderir à agenda e comunicar seus resultados.
O Sebrae em parceria com o Institutos Ethos criou uma metodologia de indicadores para que as empresas selecionem as métricas relacionadas à realidade do negócio, baseando-se nas ações que planejam desenvolver.
A análise e a resposta do questionário orientam os donos de pequenos negócios na definição das métricas de desempenho, contribuindo para a consolidação de uma cultura sustentável.
3. Diversidade no ambiente de trabalho
A diversidade no ambiente de trabalho é um aspecto relacionado à governança e é um indicador ESG valioso para as empresas.
A preocupação em criar times diversos pode ser demonstrada por meio de dados, como: número de funcionários de grupos minorizados (negros, pessoas com deficiência, indígenas, baixa renda, LGBTQIA+, entre outros).
Além de incluí-los no time, outro indicador de diversidade é quantas dessas pessoas alcançam cargos de liderança e tomada de decisão. Essas informações indicam se a empresa oferece oportunidades de crescimento na carreira igualmente.
4. Segurança no trabalho
A segurança no trabalho é outro indicador ESG fundamental, pois demonstra a qualidade do ambiente profissional e se a empresa consegue zelar pelo seu time.
Alguns exemplos de métricas para analisar a segurança são: índice de acidentes de trabalho, criação de medidas preventivas e treinamento de segurança para colaboradores.
O tratamento e o cuidado com a equipe são fundamentais para alcançar uma boa produtividade operacional. Ter indicadores de segurança no trabalho positivos ainda favorece a imagem da empresa, atraindo talentos qualificados do mercado.
5. Gestão de resíduos
Toda atividade empresarial gera resíduos direta ou indiretamente, por isso, preocupar-se com o descarte é parte do trabalho para alinhar o processo operacional, evitando que as atividades prejudiquem o meio ambiente.
A gestão de resíduos líquidos e sólidos, poluentes ou não, garante que os restos da produção tenham o destino adequado, reduzindo os riscos de desastres ambientais.
Alguns indicadores ESG relacionados a essa área são: quantidade de resíduos gerados, taxa de reciclagem, adesão às regulamentações ambientais, entre outros.
6. Impacto social
Fechando a lista, temos os indicadores ESG de impacto social da empresa na comunidade com a qual está envolvida. A existência de fábricas e indústrias influencia a dinâmica urbana local, por isso, é essencial pensar em maneiras de contribuir com o desenvolvimento da área.
As empresas podem acompanhar métricas, como número de projetos sociais apoiados ou criados, índice de colaboradores voluntários e parcerias com organizações não governamentais.
Importância dos indicadores ESG
Os indicadores ESG são dados estratégicos porque informam de maneira clara os resultados e avanços das empresas diante dos compromissos para operar com qualidade nos aspectos ambientais, sociais e de governança.
A partir dessas informações, clientes, fornecedores, investidores e outros stakeholders da empresa podem confirmar o alinhamento da empresa ao ESG, atraindo novos parceiros que priorizam ações consistentes nessa área.
Então, além de ser uma demonstração quantitativa de resultados, os indicadores comprovam os valores da empresa. Invista e alinhe as boas práticas do seu negócio!
Este artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em oferecer a melhor energia para as indústrias, por meio do Mercado Livre, garantindo economia com simplicidade.