9 estratégias para uma loja online vender mais!
A loja online é uma plataforma virtual para compra e venda de produtos e serviços na internet. Também é conhecida como e-commerce e traz conveniência e facilidade para os consumidores fazerem suas compras sem sair de casa.
As compras podem ser feitas por meio de diferentes dispositivos, como computadores, tablets e smartphones. Os consumidores podem encontrar diferentes produtos e serviços, comparar preços com facilidade e ler as avaliações de outros clientes.
Os usuários podem navegar em diferentes categorias, visualizar imagens e ter acesso a descrições detalhadas dos produtos. Também é muito simples adicionar itens aos carrinhos de compra e os processos de pagamento são integrados.
Tudo isso proporciona transações seguras e as compras podem ser realizadas com cartão de crédito, boleto bancário e outros sistemas de pagamento eletrônico.
Nos últimos anos, as lojas online ganharam muita notoriedade, por conta da praticidade que oferecem, disponibilidade 24 horas por dia e a possibilidade de encontrar ofertas em diferentes partes do mundo.
Para quem vende, é a chance de alcançar um público global e otimizar a presença da marca nos meios digitais.
Com base nesse conceito, este artigo vai explicar como funciona uma loja online, as vantagens de investir nessa modalidade e mostrar algumas estratégias para aumentar as vendas.
Como funciona uma loja online?
A loja online funciona como uma plataforma virtual que permite comprar e vender produtos e serviços pela internet. Seu funcionamento envolve várias etapas para proporcionar uma experiência de compra eficiente e segura.
Os comerciantes criam o site da loja que vai funcionar como um espaço para exibir os produtos e serviços. O site é acessado pelos consumidores e eles vão explorar catálogos de produtos, visualizar detalhes, ler descrições e acessar fotografias.
Uma loja virtual de guarda corpo em aço carbono pode contar filtros de pesquisa, categorias e ainda fazer recomendações personalizadas para melhorar a navegação.
Os clientes vão adicionar os produtos desejados em um carrinho de compras, e depois de selecionar o que precisam, vão para o processo de checkout.
Durante o checkout, o comprador precisa fornecer algumas informações como endereço de entrega, opções de pagamento e outros dados pessoais. Entre as modalidades de pagamento mais comuns estão:
- Cartão de crédito;
- Boleto bancário;
- Pix;
- Transferência.
Um dos pontos mais importantes desse tipo de comércio é a segurança, tendo em vista a necessidade de proteger as informações dos clientes. Para isso, as plataformas utilizam tecnologias de criptografia e garantem a confidencialidade dos dados.
Depois de concluir o checkout, o cliente vai receber informações por e-mail, e em seguida o produto é preparado para envio.
É responsabilidade da loja gerenciar a logística de entrega e selecionar serviços de transporte que vão entregar o pedido para o cliente.
Uma loja de tintas para gesso 3d pode implementar sistemas de avaliações e comentários para que os clientes possam compartilhar suas experiências em relação aos produtos e serviços adquiridos.
Isso é interessante porque ajuda a construir a reputação da marca e aumentar a confiança por parte dos consumidores.
- Vantagens de investir em uma loja online
- Como aumentar as vendas?
- 1. Criar conteúdo de valor
- 2. Investir em SEO
- 3. Usar as redes sociais
- 4. E-mail marketing
- 5. Fazer ofertas e descontos
- 6. Criar programas de fidelidade
- 7. Garantir uma boa experiência
- 8. Fazer parcerias
- 9. Investir no mobile
- Considerações finais
Vantagens de investir em uma loja online
Investir nesse tipo de loja traz várias vantagens que ajudam o comércio eletrônico a crescer no mundo todo. Entre as principais estão:
- Expansão do alcance;
- Disponibilidade 24 horas;
- Redução de custos;
- Análise facilitada;
- Crescimento rápido.
Uma das vantagens que mais se destacam é a possibilidade de expandir o alcance de mercado, pois diferentemente do que acontece com uma loja física, o comércio eletrônico não se limita às localizações geográficas dos usuários.
Em outras palavras, é possível fazer clientes de vários países, o que acaba por aumentar o potencial de vendas e a visibilidade do negócio.
Também é possível vender 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, o que também é vantajoso para os consumidores. Eles podem fazer suas compras a qualquer momento, independentemente do fuso horário.
Dependendo do tamanho do site e de seu alcance, é possível contratar uma empresa de locação e serviços de infraestrutura para call center, e assim melhorar o atendimento ao cliente.
Tudo isso traz mais conveniência para os compradores, principalmente para o consumidor moderno, que valoriza a possibilidade de fazer suas compras sem precisar sair de casa.
As empresas conseguem reduzir custos, pois o investimento inicial para abrir esse tipo de loja é muito maior do que o necessário para abrir uma loja física.
Não existem custos operacionais como aluguel de espaço e outras despesas relacionadas, além do mais, existem recursos de automação de processos, como pagamento e gerenciamento de estoque, que trazem uma operação mais eficiente.
Os processos de coleta e análise de dados são facilitados nesses canais, e os comerciantes conseguem compreender melhor o comportamento do cliente.
Uma loja de porta de correr para escritório pode obter informações sobre as preferências de compra e padrões de navegação que vão personalizar as ofertas, direcionar as estratégias de marketing e personalizar a experiência do cliente.
Uma das ferramentas mais poderosas para as lojas online é o marketing digital, pois ajuda o negócio a crescer, por meio de estratégias como publicidade online e presença nas redes sociais.
Como aumentar as vendas?
Para aumentar as vendas de uma loja online, é essencial investir em algumas estratégias que fazem toda a diferença. São elas:
1. Criar conteúdo de valor
O marketing de conteúdo é uma estratégia muito importante para atrair e engajar clientes. Consiste no desenvolvimento de materiais em diferentes formatos que vão posicionar a marca como especialista em seu setor.
A empresa pode criar publicações no blog, vídeos no YouTube, enviar e-mails informativos para os clientes, publicações nas redes sociais, entre outros conteúdos relevantes que estabelecem autoridade e incentivam a interação.
2. Investir em SEO
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca), um conjunto de práticas que otimizam o site e seus conteúdos para que eles apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.
Para investir nessa estratégia, um fornecedor de caixa de pizza quadrada personalizada deve escolher boas palavras-chave, melhorar as meta descrições, criar bons títulos e optar por URLs amigáveis.
3. Usar as redes sociais
As redes sociais são muito poderosas para promover produtos e serviços e facilitar a interação com os consumidores.
Existem diversas estratégias de marketing exclusivas para as redes sociais, como no caso de anúncios direcionados e conteúdos envolventes que aumentam a conscientização e impulsionam as vendas.
4. E-mail marketing
O e-mail marketing continua sendo muito eficaz para os negócios porque consegue estabelecer uma comunicação direta com o consumidor.
Uma loja virtual de box espelhado para banheiro pode utilizá-lo para enviar newsletter, promoções exclusivas e lembretes sobre produtos abandonados no carrinho, assim, vai incentivar as compras.
5. Fazer ofertas e descontos
A empresa pode investir em promoções, descontos sazonais e ofertas exclusivas para atrair e reter clientes, independentemente de seu segmento de atuação.
O mais importante é saber estabelecer um senso de urgência, pois assim fica mais fácil impulsionar a decisão de compra.
6. Criar programas de fidelidade
Muitas lojas virtuais criam programas de fidelidade ou recompensas para pessoas que compram frequentemente.
É uma forma de fazer com que elas voltem a comprar mais vezes e falem sobre a empresa com amigos e conhecidos.
Para que essa estratégia funcione, é necessário oferecer descontos, brindes ou pontos acumulativos que beneficiam o comprador e aumentam sua lealdade.
7. Garantir uma boa experiência
Uma loja virtual de imóveis que vende poltrona 3 lugares para recepção deve garantir uma navegação intuitiva, com páginas de produtos informativas e um processo de checkout simples.
Essas características são fundamentais para proporcionar uma boa experiência de compra para o usuário, além disso, deve-se fazer otimizações de UX design continuamente para reduzir as taxas de abandono e melhorar a conversão.
8. Fazer parcerias
É interessante estabelecer parcerias com outras empresas para expandir o alcance e atrair novos públicos.
A loja pode participar de colaborações em campanhas promocionais que serão vantajosas para ela e seu parceiro.
9. Investir no mobile
Por último, tanto um organizador de festa de casamento quanto uma loja virtual precisam investir nas estratégias mobile.
Isso é importante porque o número de dispositivos móveis é cada vez maior, então, a empresa precisa garantir que as pessoas tenham uma boa experiência ao navegar pelo site usando esses aparelhos.
O processo envolve a inclusão de designs responsivos, boa velocidade de carregamento e processo de checkout simplificado.
Considerações finais
O mundo é cada vez mais digital, por isso faz todo o sentido que as pessoas prefiram fazer suas compras nas lojas online.
Os lojistas conseguem obter várias vantagens, como aumentar o alcance da marca, reduzir os custos e investir em boas estratégias de marketing.
Ao mesmo tempo, os consumidores conseguem acessar uma variedade maior de produtos e serviços, por preços mais acessíveis e com muita comodidade.