
Conheça os 5 FIIs que pagam mais dividendos

A distribuição regular de dividendos é uma das vantagens de investir em FIIs, que atraem investidores interessados em gerar renda passiva
Os fundos de investimento imobiliário (FIIs) são conhecidos por distribuir dividendos regulares aos investidores, o que os torna uma opção atrativa para quem tem como objetivo a geração de renda passiva.
Há no mercado alguns FIIs que se destacam pelo pagamento de rendimentos historicamente acima da média, como resultado de boas estratégias de gestão e portfólios diversificados. Conhecer esses fundos imobiliários pode ajudar o investidor a identificar oportunidades que alinham rentabilidade e estabilidade.
Neste artigo, vamos explicar o que são os fundos imobiliários e como funciona o pagamento de dividendos, quais são os critérios que influenciam o valor dos dividendos pagos por esses fundos e apresentar 5 dos FIIs que pagam mais dividendos em 2025. Além disso, vamos contar quais são as vantagens e os riscos desse tipo de investimento e explicar como escolher os FIIs certos para compor a carteira.
Este conteúdo não é uma recomendação de investimento.
O que são fundos imobiliários e como funcionam os dividendos?
Os fundos imobiliários são fundos de investimento que aplicam os recursos dos cotistas em imóveis físicos, como shoppings, galpões logísticos e lajes corporativas (fundos de tijolo), ou em títulos do mercado financeiro atrelados ao setor imobiliário (fundos de papel).
Os lucros obtidos por esses fundos são distribuídos regularmente aos cotistas sob a forma de dividendos. A lei obriga que os FIIs repassem pelo menos 95% dos seus lucros semestralmente, mas, na prática, a maioria faz repasses mensais aos cotistas.
Critérios que influenciam o valor dos dividendos pagos pelos FIIs
Os dividendos pagos pelos FIIs são influenciados por diversos critérios relacionados à performance operacional, à composição dos ativos e à gestão do fundo. Um dos principais é a receita bruta do fundo, advinda de aluguéis, juros dos títulos atrelados ao setor imobiliário, venda de títulos ou imóveis com lucro etc.
Outro critério que influencia o valor dos dividendos pagos pelos FIIs é a natureza da carteira do fundo, se de tijolo ou de papel. Além disso, há que se considerar que alguns FIIs podem reter receitas para gerar reservas, e que, em algumas ocasiões, há distribuições extraordinárias, quando os fundos distribuem valores acima do patamar recorrente por terem vendido ativos ou distribuído reservas.
alta vacância e/ou inadimplência reduzem receitas e comprometem a distribuição, o que também impacta o valor dos dividendos.
Além disso, a qualidade dos ativos e da gestão do fundo, bem como o dividend yield (DY) e as expectativas da macroeconomia também são fatores que influenciam o valor distribuído aos cotistas.
5 FIIs que pagam mais dividendos em 2025
Conheça, a seguir, os 5 fundos de investimento imobiliários que pagam mais dividendos para investir em 2025:
- BRIP11;
- BRIM11;
- PLRI11;
- RBLG11;
- BNFS11.
Para investir nestes e em outros fundos de investimento imobiliários que pagam altos dividendos, é preciso contar com uma corretora de valores eficiente e confiável, como a Genial Investimentos. Na Genial, é possível investir em FIIs com praticidade e conveniência, e usufruir dos benefícios desse tipo de investimento.
Vantagens e riscos de investir em FIIs com altos dividendos
Uma das principais vantagens de investir em FIIs que pagam dividendos altos é a geração de renda passiva superior à média. Além disso, muitos deles distribuem proventos todos os meses, o que gera previsibilidade no retorno. Os dividendos também são isentos de IR (no caso de fundos com mais de 50 cotistas e cotas negociadas na Bolsa) para pessoas físicas.
Outro benefício é que, ao investir em FIIs com altos dividendos, é possível diversificar a carteira com facilidade, enquanto se obtém retornos superiores mensalmente.
Mas também há alguns riscos a se considerar. Um deles é que um DY elevado pode indicar risco: rendimentos muito altos podem refletir queda no preço da cota ou distribuição extraordinária (originada da venda de ativos, indenizações etc.), e não receita recorrente.
Além disso, se o DY histórico é expressivamente maior que o FFO yield (lucro operacional por cota), isso sugere que o fundo pode estar distribuindo parte do capital, reduzindo o patrimônio líquido do fundo. Esse desequilíbrio indica um risco de corte futuro.
Outro problema é que fundos que investem em títulos de emissores com rating inferior podem pagar mais, mas estão mais suscetíveis à inadimplência.
Como escolher FIIs para compor a carteira de investimentos?
Para escolher os FIIs mais adequados para compor sua carteira de investimentos, o ideal é observar alguns fatores, como o histórico de pagamento e de rendimentos do fundo, seu dividend yield, a qualidade dos ativos e da gestão, a liquidez do fundo e a diversificação da carteira.
Espero que o conteúdo sobre Conheça os 5 FIIs que pagam mais dividendos tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Blog
Conteúdo exclusivo