Como desenvolver um bom branding para uma empresa?

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O branding é, de forma breve, a gestão estratégica de uma marca e tem como objetivo fazer com que a empresa seja desejada e crie uma imagem positiva na mente dos clientes. Também conhecida como brand management, a prática envolve várias questões.

Ao trabalhar o branding do negócio, é necessário considerar o propósito da corporação, seus valores, o posicionamento e a identidade.

O movimento mundial de consumo faz com que as empresas analisem cuidadosamente cada uma de suas estratégias e ações de marketing. Esses investimentos precisam ser elaborados para impactar o público certo.

O mercado como um todo faz parte desse movimento e compreende que os resultados não aparecem de repente, muito pelo contrário, eles precisam ser conquistados por meio de estratégias relevantes e coerentes.

Tudo isso envolve a gestão de marca, que é uma estratégia cada vez mais trabalhada pelas grandes empresas no mundo todo. É assim que a companhia vai ficar conhecida por uma simples frase, pelos conteúdos que cria, entre outras possibilidades.

O branding pode ser trabalhado por todos os tipos de empresas, das menores até as maiores, por isso, este texto vai esclarecer alguns assuntos importantes sobre o tema.

Ele vai mostrar o conceito de branding, as vantagens da estratégia, como desenvolvê-la para o negócio, mostrar sua importância e dar algumas dicas para aplicar.

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O que é branding?

Branding nada mais é do que administrar as estratégias de uma marca, por meio de um planejamento de longo prazo, além de criação e gerenciamento dos elementos para potencializar a percepção do negócio perante os consumidores.

O processo funciona por meio do conceito de que uma marca deve ser planejada, estruturada, administrada e promovida adequadamente.

Ao fazer isso, um consultório de sexologia consegue garantir que todos os seus stakeholders compreendam o seu posicionamento. Os stakeholders ou partes interessadas incluem:

  • Clientes;
  • Público no geral;
  • Investidores;
  • Colaboradores;
  • Parceiros;
  • Fornecedores.

Quando todos esses públicos conseguem compreender a empresa, então ela está aumentando sua visibilidade e construindo uma boa reputação. Tudo isso por meio de estratégias que ajudam a organização a crescer de maneira sustentável.

Por essa razão, o branding é a melhor forma de fazer a empresa crescer de maneira mais inteligente e duradoura. Também são suas ações que trabalham o conceito da marca e a maneira como quer ser percebida.

Vantagens do branding

Não faltam motivos para uma empresa investir na gestão de marca, e um deles é o fato de aumentar o conhecimento e o reconhecimento da empresa. Por conta das ações, os consumidores conseguem identificar e distinguir a marca.

Se a prática for bem executada, o logotipo e todos os outros detalhes presentes na identidade visual vão se comunicar com os consumidores e serão capazes de transmitir os valores e propósitos da empresa.

Uma loja de baterias automotivas recondicionadas será muito mais atrativa para os consumidores, com base em ações que reforçam os diferenciais da companhia e seus propósitos.

Estabelecer os valores da organização é muito importante porque eles sustentam a marca e são responsáveis por criar a conexão com o público.

Preocupar-se com os valores da corporação é algo cada vez mais comum, e isso se dá pelo fato de que os consumidores preferem empresas com as quais tenham uma sintonia de valores pessoais e crenças.

Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Global Consumer Pulse, 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar com marcas que tenham propósitos alinhados aos seus valores.

Outra grande vantagem é a precificação do produto, pois por meio de uma marca forte, é possível cobrar um valor mais alto pelas ofertas.

Muitos clientes preferem pagar um pouco mais caro para comprar algo que realmente confiam. Isso acontece porque as pessoas sabem que existem motivos para pagar um pouco mais caro, seja por conta da qualidade, confiança ou bom atendimento.

No caso de um buffet para jantar de aniversário, o branding também é muito vantajoso porque agrega valor ao negócio. Ao longo do tempo, a marca de uma empresa se torna seu principal ativo e pode ser mais valorizada do que aspectos tangíveis.

Isso não é privilégio apenas das grandes empresas, pois os pequenos e médios negócios também podem investir em branding para conquistar um bom posicionamento e agregar valor à companhia.

Outras vantagens que chamam a atenção das empresas é que o branding facilita o trabalho do marketing, gera mais confiança e credibilidade, aumenta o engajamento dos colaboradores e gera identificação sentimental com a marca.

Como desenvolver o branding?

Para desenvolver um bom branding para a empresa, algumas estratégias são indispensáveis, como:

Analisar o negócio

Antes de mais nada, é necessário analisar as características da empresa para descobrir como ela foi construída e de que maneira é reconhecida em seu mercado.

Se uma clínica de oftalmologia veterinária estiver começando agora, deve pensar na visibilidade que deseja conquistar, o que pretende entregar para os consumidores e quais são os diferenciais que vai oferecer.

Estabelecer um propósito

Estabelecer o propósito é pensar sobre o que faz a empresa existir e por que ela foi criada. Se a organização foi fundada há algum tempo, o gestor pode conversar com os consumidores e parceiros para entender o que motivou essa conexão.

Em alguns casos, o propósito pode ser determinado por meio de uma frase que vai acompanhar o logotipo e com isso obter o slogan da marca.

Definir uma promessa

A corporação deve criar um documento descrevendo as atividades que realiza na prática e qual é o seu propósito.

A promessa da marca é uma mensagem que será usada na comunicação, fazendo com que o consumidor entenda qual é a intenção da organização.

Desenvolver a identidade visual

A empresa precisa de uma boa identidade visual para que seja reconhecida pelos consumidores, em uma clínica especializada em drenagem linfática para o rosto faz isso por meio de um logotipo, fontes, cores, estilo e outros recursos.

A identidade visual precisa estar de acordo com os objetivos e posicionamento do negócio para que seja fácil identificá-la e associá-la.

Importância do branding

O branding é importante porque ajuda a construir uma imagem forte e positiva da empresa perante os consumidores e outros interessados, como os consumidores.

Investir nesse conceito é investir no sucesso da corporação em longo prazo, mesmo porque, ter uma marca forte é imprescindível para se diferenciar dos concorrentes, conquistar clientes fiéis e atrair talentos.

Tudo isso é fundamental na hora de tomar decisões para a empresa e manter a cultura organizacional. Além do mais, garante que os produtos e serviços, assim como a comunicação e a cultura, estejam de acordo com a identidade da marca.

Como aplicar o branding?

Para aplicar o branding, um fabricante de transformador isolador 10kva deve pensar em vários aspectos que precisam ser sólidos, como o posicionamento da marca, seu design e as estratégias competitivas.

O posicionamento envolve estratégias de marketing que vão estabelecer uma conexão emocional com quem se interessa pelo negócio, baseando-se em preço, inovação, confiança e qualidade.

É por meio do posicionamento que o negócio consegue construir uma imagem sólida e duradoura. Também é importante pensar no design da marca e seu significado, pois se trata de algo que transmite um conceito que vai atrair os consumidores.

O conceito trata de propriedades e associações que oferecem um significado especial para o produto, sendo a maneira como as pessoas diferenciam as coisas que experimentam.

A marca de um fabricante de calibrador de rosca interna é uma promessa que ajuda a cobrar um valor mais alto e transmite o espírito da organização.

Quanto às estratégias de competitividade, para elaborá-las, é indispensável considerar fatores que possam afetar a imagem da companhia e sua reputação no mercado de atuação.

A organização deve levar em conta o público-alvo, analisar os concorrentes, apresentar uma proposta de valor, criar uma identidade consistente e desenvolver conteúdo relevante.

Conteúdo relevante é todo material que consiga gerar engajamento no público, fortaleça a imagem e a reputação da companhia e mostre para os consumidores que a empresa é a melhor opção.

Nesse caso, um estabelecimento de locação de limousine rosa para festa infantil pode criar textos, vídeos, marcar presença nas redes sociais, gravar podcast, entre outras possibilidades.

Mas além de investir em todas essas práticas, para aplicar o branding, também é essencial monitorar e adaptar as estratégias para acompanhar seu desempenho e fazer as mudanças necessárias.

Considerações finais

Cada empresa possui suas próprias particularidades e realidades, por isso, trabalhar o branding é a chance de mostrar o diferencial da empresa.

O consumidor consegue compreender o que a organização representa, a mensagem que quer transmitir e o valor que pode oferecer.

Por se tratar de algo extremamente relevante, se tornou prioridade entre profissionais de marketing e recursos humanos.

Isso porque, além de impactar de maneira positiva os consumidores, também aumenta o engajamento entre os funcionários e outros stakeholders.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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