Como se tornar um empreendedor digital? Passo a passo para o sucesso!

Afinal de contas, como se tornar um empreendedor digital do zero? Essa é uma das grandes dúvidas de quem pretende atuar em um dos mercados de maior expansão global.

O cenário é altamente positivo: conforme o 48 º Relatório Webshoppers da NIQ, o comércio eletrônico nacional registrou um total de 53 milhões de consumidores no primeiro semestre de 2023, revelando a intensa procura dos brasileiros pelas lojas on-line. 

Confira a seguir tudo sobre o assunto: tipos de atividades digitais, o passo a passo para empreender e muitas dicas imperdíveis!

Saiba mais +

O que são empreendimentos digitais?

Os empreendimentos digitais são as empresas que operam unicamente em ambientes virtuais, como marketplaces e plataformas on-line. Assim, estamos falando de negócios  sem estabelecimento físico, sendo que todas as etapas de venda e divulgação são feitas por meios de comunicação digitais. 

Ainda que não seja uma novidade, esse modelo de atuação ganha cada vez mais destaque com a valorização do comércio eletrônico. 

Inclusive, segundo dados da ABComm, espera-se que as vendas anuais realizadas via e-commerce atinjam a impressionante marca de R$ 276 bilhões até 2027

Quer saber como aproveitar o aquecimento do mercado digital? Então continue lendo!

Tipos de empreendimentos digitais

De lojas de roupas às consultorias de tecnologia da informação: as oportunidades de atuação são infinitas e adaptáveis a quase todos os contextos profissionais. 

Veja a seguir alguns dos principais tipos de empreendimento digital:

  • lojas de dropshipping;
  • e-commerce em sites de marketplace;
  • marketing de afiliados;
  • venda de infoprodutos em plataformas de curso on-line;
  • profissionais de marketing;
  • consultores digitais e de tecnologia da informação;
  • webdesigners;
  • influenciadores.

Como se tornar um empreendedor digital? Passo a passo

Ficou animado para colocar em prática seu sonho de empreender? Pois saiba que o segredo do sucesso é manter a organização e o planejamento, mesmo se você não possuir experiência com comércio.

Pegue seu bloco de anotações e confira o passo a passo completo de como se tornar um empreendedor digital do zero!

1. Identifique seus interesses

Escolher com o quê trabalhar pode ser uma decisão extremamente difícil, não é mesmo? Afinal, possuímos interesses variados e múltiplas habilidades.

A questão é que nem sempre aquilo que apreciamos como passatempo será nossa vocação para empreendimento. Por isso, em primeiro momento, é preciso compreender quais são realmente as suas expectativas e objetivos a curto, médio e longo prazo.

Nossa dica é que você comece fazendo listas de tudo o que tem em mente para o empreendimento. Faça um brainstorming e escreva todas as suas ideias, por mais diferentes que sejam. 

Em seguida, é hora de filtrar as possibilidades mais realistas. Para isso, leve em consideração:

  • seus conhecimentos técnicos;
  • experiências profissionais anteriores;
  • viabilidade econômica do empreendimento;
  • orçamento disponível para investimento;
  • ritmo de trabalho exigido;
  • sonhos e projetos pessoais.

Ao definir a área de atuação do empreendimento digital, é hora de passar para a avaliação de mercado!

2. Estude o mercado

Uma excelente ideia pode virar um desastre se for mal-executada, certo? Por isso, nessa etapa, é hora de entender como tornar seu empreendimento adequado e rentável. 

Comece definindo seu público-alvo. Em termos gerais, trata-se do perfil de clientes de sua loja, considerando características como idade, localização geográfica, classe sócio-econômica e outras particularidades. 

Ter um público alvo bem-definido trará benefícios como a montagem de mix de produtos de forma mais direcionada e atrativa, elevando o potencial de lucratividade. 

Além disso, vale a pena conferir o que seus concorrentes estão comercializando. Avalie os tipos de produto vendidos, as plataformas preferidas e até mesmo os preços escolhidos. 

3. Elabore um plano de negócios 

O plano de negócios é a documentação que irá orientar o crescimento de sua empresa, incluindo tópicos como as metas e objetivos, possibilidades financeiras, expectativas de faturamento, planos de gestão de crise e até mesmo os tipos de obstáculos possíveis. 

Além das instituições financeiras, o plano de negócios também pode ser apresentado para possíveis parceiros e investidores, como sinal de alto profissionalismo. 

4. Formalize seu negócio

A abertura de CNPJ garante a regularização das empresas frente à Receita Federal. Dessa forma, o empreendedor comprova sua conformidade tributária e acessa os benefícios sociais e previdenciários, como a aposentadoria por idade.

Além disso, o CNPJ permite que os empreendedores solicitem aos bancos linhas de crédito com juros reduzidos e melhores opções de parcelamento. 

Para aumentar as chances de conseguir bons valores de empréstimo, lembre-se de apresentar o plano de negócios para a análise de crédito, combinado?

5. Planeje-se financeiramente

Sabemos que o ânimo para empreender é grande, mas evite agir por impulso. Todo e qualquer investimento necessita de um plano cuidadoso e bem desenvolvido. 

Trace o fluxo de administração financeira da empresa e escolha as melhores ferramentas para a gestão. Caso você vá trabalhar com a venda de produtos físicos, faça o mapeamento dos melhores fornecedores e os valores necessários para aquisição de estoque.

Importante: elabore também o levantamento de suas possibilidades financeiras e defina um orçamento limite para aplicar na empresa. Caso julgue necessário, avalie a possibilidade de contratar pequenas linhas de crédito específicas para empreendimentos. 

6. Escolha a melhor plataforma digital

Por fim, é hora de definir o local para vender seus produtos e serviços! Saiba que é extremamente importante escolher uma plataforma digital segura e com funcionalidades práticas para a rotina empresarial ser mais produtiva e eficiente. 

Se você for um infoprodutor, por exemplo, prefira as alternativas com sistema anti-pirataria e proteção de dados. Além disso, escolha plataformas LMS que ofereçam recursos variados, como transmissão ao vivo e assinatura de membros. 

Viu como se tornar um empreendedor digital não precisa ser uma dor de cabeça? Coloque em prática nossas dicas e garanta o sucesso de sua empresa!

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma on-line de ensino à distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.

Espero que o conteúdo sobre Como se tornar um empreendedor digital? Passo a passo para o sucesso! tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Negócios e Política

Conteúdo exclusivo