Conheça os clubes portugueses com mais palmarés; com opiniões de José Luis Horta e Costa

Desde a sua introdução no país, no Largo da Achada, na Ilha da Madeira, o futebol tem vindo a ganhar imensa popularidade em terras portuguesas. A Seleção Nacional é, hoje em dia, uma das mais prestigiadas do mundo, e muitas das maiores estrelas do futebol nasceram em solo português. De acordo com José Luís Horta e Costa, clubes como o Sporting, o FC Porto e o Benfica são verdadeiras joias de Portugal e, desde o início do futebol no país, têm demonstrado um desempenho exemplar em competições, tanto nacionais como internacionais.

A seguir, o escritor desportivo natural de Lisboa aborda o historial e o momento atual dos três clubes portugueses com maior número de títulos, trazendo pormenores sobre as suas equipas masculinas.

Saiba mais +

1. SL Benfica 82 palmarés

Um dos clubes mais relevantes do futebol português, o Sport Lisboa e Benfica tem, além de tradição, um historial de conquistas que comprova o seu sucesso contínuo. Segundo dados do Transfermarkt.pt, o clube da Luz domina a Liga Portugal, tendo vencido o campeonato por 38 vezes, incluindo na temporada 2022/2023. O Benfica também conquistou a Taça de Portugal em 26 ocasiões, a Taça da Liga por 7 vezes e a Supertaça de Portugal em 9 edições.

Internacionalmente, o destaque vai para a Liga dos Campeões, principal competição de clubes da Europa, que o Benfica venceu por 2 vezes há muito tempo, em 1960/1961 e 1961/1962, quando o torneio ainda se chamava Taça dos Campeões Europeus.

“A hegemonia do Benfica no futebol português é incontestável, marcada por quase um século de vitórias em campeonatos nacionais importantes. A sua primeira grande conquista, por exemplo, ocorreu em 1935, na segunda edição da Liga Portugal. O clube da Luz levou o troféu também nas duas edições seguintes, sendo o primeiro campeão português a vencer por três vezes consecutivas: 35/36, 36/37 e 37/38”, explica o escritor desportivo José Luis Horta e Costa, residente em Lisboa.

Nesta temporada de 2024/2025, o Benfica disputa as primeiras posições da Liga Portugal, tentando reduzir a diferença de pontos que o separa da liderança, atualmente ocupada pelo Sporting. Já na Liga dos Campeões, a equipa começou o torneio continental com o pé direito, somando duas vitórias. Contudo, nos jogos contra o Bayern de Munique e o Feyenoord, o clube sofreu duas derrotas, o que o coloca na 19.ª posição em meados de novembro.

“Um dos pontos de destaque do Benfica, tal como em épocas anteriores, continua a ser o veterano Ángel Di María. O argentino, apesar dos seus 36 anos, dita o ritmo de jogo da equipa e cria vários lances de perigo. Em 14 partidas disputadas na temporada 2024/2025, Di María já havia marcado cinco golos e oferecido dois passes para golo ao Benfica”, conta José Luis Horta e Costa.

2. FC Porto 82 palmarés

Mais um dos “três grandes” clubes de Portugal, o Futebol Clube do Porto é, atualmente, a equipa portuguesa com mais palmarés e reconhecimento internacional, empatando com o Benfica no número total de troféus, conforme dados do Transfermarkt, que incluem também premiações já extintas. O clube venceu a Liga Portugal por 30 vezes, conquistou a Taça de Portugal em 20 edições e, de forma impressionante, ergueu a Supertaça de Portugal em 24 ocasiões.

Assim como o Benfica, os Dragões também se sagraram campeões da Liga dos Campeões em duas ocasiões: em 1986/1987 e, um pouco mais recentemente, em 2003/2004. “Isso antes de os clubes espanhóis retomarem a hegemonia, com poucas interrupções de equipas inglesas, italianas e alemãs — mas nenhuma outra equipa portuguesa”, nota o blogueiro José Luis Horta e Costa.

“Tal como o Benfica, na temporada 2024/2025 o Porto também luta pelas primeiras posições da Liga Portugal, sendo mais uma equipa que tenta superar o Sporting na liderança da competição”, explica o especialista em desporto, que sublinha a competitividade entre os três grandes clubes portugueses.

Já na Liga Europa, a campanha dos Dragões tem sido algo irregular. Em quatro jogos, o clube acumula uma vitória, um empate e duas derrotas, o que o coloca na 22.ª posição na segunda semana de novembro. “Um jogador que tem chamado a atenção no Porto é o recém-chegado Samu Aghehowa — o ponta de lança defendeu a equipa em 13 jogos e, mesmo com pouco tempo de casa, já marcou 12 golos”, completa José Luis Horta e Costa.

3. Sporting CP 51 palmarés

A fechar o grupo dos três clubes de Portugal que mais portam palmarés, o Sporting Clube de Portugal já coletou 51 troféus, tanto a nível nacional como internacional. Foram 20 vitórias na Liga Portugal e 17 na Taça de Portugal. No que diz respeito à Taça da Liga e à Supertaça de Portugal, o Sporting venceu 4 e 9 vezes, respetivamente.

“Nos últimos anos, não faltaram participações dos Leões em competições internacionais, incluindo a Liga dos Campeões. No entanto, a única competição internacional que o Sporting venceu desde a sua fundação foi a antiga Taça dos Clubes Vencedores de Taças (temporada 1963/1964), que deu origem à atual Liga Europa”, explica José Luis Horta e Costa.

“Para além dos títulos, o Sporting é, junto ao Benfica, a equipa que mais lançou astros portugueses para o mundo, como o médio Luís Figo e o avançado Cristiano Ronaldo”, completa o especialista.

O Sporting é o clube português que vive o melhor momento na temporada 2024/2025. “Os Leões são os líderes absolutos da Liga Portugal e têm feito uma campanha impressionante, com 11 vitórias em 11 jogos. Já na Liga dos Campeões, o seu desempenho é semelhante, e em quatro partidas a equipa venceu três e empatou uma, o que a deixa como vice-líder do torneio continental”, conta o escritor desportivo, entrevistado em meados de novembro.

De acordo com José Luis Horta e Costa, um dos destaques da fenomenal campanha do Sporting é o avançado Viktor Gyökeres, que já marcou 23 golos em 18 jogos disputados nesta temporada pelos Leões. Devido ao seu desempenho fora de série, vários gigantes da Europa já demonstraram interesse no ponta de lança, como o Manchester United, o Barcelona e o Real Madrid.

Outras equipas de destaque, segundo José Luís Horta e Costa

Mesmo com uma vantagem significativa sobre os restantes, os três grandes clubes de Portugal não são os únicos a portar palmarés. “A história do futebol português é longa, e há outras equipas com adeptos apaixonados que conquistaram troféus importantes, embora em menor número”, começa por explicar o blogueiro José Luís Horta e Costa.

O SC Braga, por exemplo, venceu a Taça de Portugal e a Taça da Liga por três vezes cada. “Aliás, o Braga tem vindo a mostrar-se cada vez mais forte e poderá lutar pelo pódio nos próximos anos. Isto porque as suas vitórias são relativamente recentes. O clube venceu a Taça de Portugal na temporada 2020/2021, a última edição da Taça da Liga em 2023/2024 e está a fazer uma campanha satisfatória na presente temporada”, explica o escritor desportivo.

Outras equipas que, segundo José Luís Horta e Costa, merecem ser mencionadas numa lista de palmarés conquistados são:

  • Boavista FC: 1 Liga Portugal, 5 Taças de Portugal e 3 Supertaças de Portugal.
  • Os Belenenses: 1 Liga Portugal e 3 Taças de Portugal.
  • Vitória SC: 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça de Portugal.
  • Académica de Coimbra: 2 Taças de Portugal.

“Esses clubes têm, cada um, o seu papel honroso na história do futebol português, mesmo que hoje não pertençam ao grupo dos três grandes. O conjunto de adeptos que possuem nas suas cidades e regiões reflecte a diversidade do desporto no nosso país”, conta José Luís Horta e Costa.

“Muitos dos clubes menores também contribuem para o futebol nacional e internacional ao lançar grandes jogadores. Um exemplo clássico é o saudoso Fernando Chalana, que jogou pela primeira vez no FC Barreirense, que, apesar de não ter conquistado títulos, figura entre as equipas com mais jogos disputados na Taça de Portugal”, acrescenta o escritor.

José Luis Horta e Costa, um apaixonado pela escrita sobre os mais variados desportos, sobretudo râguebi e futebol, é um blogueiro amplamente elogiado no mundo desportivo pelas suas análises acertadas. O seu vasto conhecimento sobre clubes e jogadores portugueses consolidou-o como especialista em futebol, o que lhe granjeou um público fiel de seguidores nas redes sociais.

Espero que o conteúdo sobre Conheça os clubes portugueses com mais palmarés; com opiniões de José Luis Horta e Costa tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Cotidiano

Conteúdo exclusivo