Golpe online: Como educar filhos para não serem enganados?

Golpe online: Como educar filhos para não serem enganados?

A internet, com seus vídeos fofos e jogos eletrônicos empolgantes, é o playground moderno das crianças do mundo todo. No entanto, há um grande perigo escondido no uso casual da internet, e ele é o golpe online.

Isso mesmo que você leu! Recentemente, vimos casos chocantes de canais de vídeos infantis sendo invadidos por golpistas cruéis, transformando o ambiente seguro das crianças em uma armadilha financeira para os papais desavisados. Vamos entender mais sobre isso?

Clique e Saiba Mais +

Educar os filhos sobre golpes se tornou um dever

No atual cenário da internet, é bastante comum ouvir menções sobre vírus, hackers e até mesmo espiões, revirando todos os dados possíveis procurando aberturas na segurança de computadores e outros dispositivos, para conseguir aplicar golpes.

E se os papais acham que isso seria diferente com as crianças, precisam ter em mente que hoje, mais do que nunca, é preciso trabalhar a  conscientização de segurança da informação, para garantir que os pequenos desavisados e inocentes, não caiam em golpes online.

Imagina só: seu filho assistindo a vídeos aparentemente inocentes e, de repente, o que era para ser uma sessão divertida se transforma em uma grande conta no cartão de crédito, ou em um Pix feito para um remetente desconhecido. Isso poderia ser evitado se o pequeno soubesse o que é golpe online.

Esse é o cenário para o qual estamos caminhando mais a cada dia. Golpistas se infiltram em canais infantis, pedem dinheiro, prometem itens em jogos online ou contam alguma mentira para a criança, inocente, realizar o que eles pedem.

Mas não é só nos vídeos que o perigo espreita. Aquela paixão do seu filho por jogos online, como Roblox, Minecraft e Fortnite, pode esconder ciladas que, facilmente, podem se transformar em um golpe online. 

Principalmente quando os pais deixam cartões de crédito à mercê dos pequenos. Nesses casos, os golpistas podem fazer a festa realizando compras não autorizadas que deixam a conta bancária em verdadeiros frangalhos.

Passo a passo para educar os filhos sobre o que é golpe online

Tendo em mente todos os perigos que a falta de educação sobre os golpes pode acarretar, com certeza ficou nítido que aprender como proteger nossos pequenos dos exploradores digitais, é um dever importante. Por isso,  aqui vão algumas dicas que podem salvar o dia do seu pequeno e, claro, o seu bolso.

Converse abertamente

Lembre-se, para chegar em uma criança ou adolescente, o primeiro passo é não bancar o detetive durão. Converse com seus filhos sobre o golpe online. Use uma linguagem que eles entendam, conte histórias e mostre que você está ali para ajudar, não para julgar.

E outro ponto que é interessante reforçar para a criança, é que toda vez que ela ouvir algum vídeo falando de dinheiro, corra para te mostrar. Para incentivá-lo, ofereça pequenas recompensas quando ele fizer o certo, isso pode ser extremamente útil para ajudar nessas situações.

Limite de tempo

Limitar o tempo de tela de uma criança é uma recomendação que a OMS (Organização Mundial da Saúde) sempre bateu na tecla. Por isso, não deixe a criançada se perder no mundo digital. 

Sempre estabeleça limites de tempo para as telinhas, videogames e afins. Assim, não só você controla o vício, mas também diminui as chances deles caírem em um golpe online quando você não estiver por perto.

Fique de olho nas atividades

Essa dica pode ser interpretada de duas formas, por isso, reforçamos para que você não seja o pai stalkeador, mas fique de olho no que seus filhos estão fazendo online. Conheça os amiguinhos, os jogos, os vídeos. Isso não é invasão, é cuidado! E no ambiente digital, todo cuidado é pouco.

Verifique números estranhos mandando mensagem em seus celulares

Não são todas as crianças que possuem um aparelho celular, porém, esse hábito de dar um celular pessoal para a criança, vem se tornando rotina em terras brasileiras. Caso a criança tenha um celular próprio, ficar de olho nas mensagens de grupos ou de números estranhos, é um fator fundamental.

Educação financeira desde cedo pode ser útil

Outro ponto que ajudará a educar os filhos para não serem enganados por um golpe online, é ensiná-los desde cedo sobre dinheiro. Explique que informações de cartão de crédito são como tesouros e não devem ser compartilhadas online. Além disso, a educação financeira pode ser útil de diversas formas, e ensinar a criança sobre isso não é uma má ideia.

Ferramentas de controle parental podem ser uma boa

Por fim, para averiguar se os ensinos sobre golpes estão dando certo, é possível utilizar ferramentas de controle parental. Lembre-se, não é espionagem, é proteção.

O mundo digital pode ser um tanto quanto selvagem, mas com essas ferramentas, a “bicharada fica na jaula”! Controle parental é tipo o escudo dos pais: proteção 24/7 contra perigos virtuais.  

E aí, papai e mamãe, estão prontos para manter a internet uma terra segura para nossos pequenos aventureiros? Educando, protegendo e mostrando que mesmo no mundo virtual, a gente cuida com todo amor do mundo. E para começar com esses cuidados, coloque em prática as dicas que aprendeu até o momento sobre como educar os filhos para não cair em um golpe online.

Go up