Maximização do valor da empresa: o que é e como obter?

Além de elevar o lucro, os empreendedores têm um objetivo em comum: atingir a maximização do valor da empresa. Portanto, saiba que você não está sozinho.

Afinal, depois de tanto trabalho e tamanha dedicação em aumentar o desempenho operacional do negócio, é saudável alçar novos desafios e focar em estratégias para elevar o valor da marca no mercado.

Principalmente se, no futuro, houver a possibilidade de colocar a companhia à venda ou realizar algum processo de fusão. É importante que seu valor seja maximizado para a transação ser lucrativa e valer a pena para todos os envolvidos. E isso leva tempo.

Porém, como se consegue obter a maximização do valor da empresa? Continue a leitura e aprenda!

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O que é maximização do valor da empresa?

A maximização do valor da empresa é uma estratégia que visa obter o máximo rendimento do negócio. Isto é, aumentar o preço no mercado e o retorno para seus acionistas, que, por meio de investimentos em ativos, elevam a rentabilidade dos recursos usados.

Destacamos que maximizar o valor é diferente de maximizar o lucro. Afinal, são vários fatores que impactam o preço de uma empresa no mercado, inclusive os subjetivos, como a força da marca. 

Como investir na maximização do valor da empresa?

Há diversos aspectos que afetam direta e indiretamente o valor de uma empresa no mercado, como ativos e passivos, patentes, reputação da marca, diversidade da base de clientes, receita recorrente, governança corporativa e responsabilidade social, entre outros.

De modo geral, veja quais são os principais e como investir na maximização do valor da empresa por meio deles!

  1. Aumente sua receita recorrente

Como o próprio nome já indica, a receita recorrente é uma projeção do que a empresa receberá no futuro. Com o desempenho atual e a aplicação de estratégias de fidelização e recompra do cliente, esse aspecto pode ser aumentado.

E isso tem relação com uma melhor gestão financeira, entendendo todos os ganhos e os custos e, ainda, mostrando que há geração de fluxo de caixa ao longo dos meses.

Aqui, é importante analisar a receita recorrente de acordo com o produto ou serviço oferecido e seu modelo de negócio. Por exemplo, as empresas que vendem softwares tendem a ter um resultado mais baixo do que outras com vendas periódicas.

  1. Diversifique a base de clientes

Outro aspecto que afeta diretamente o valuation, ou seja, o valor de uma empresa, é a força de sua base de clientes. E, para ser forte, precisa não apenas ser grande, mas também diversificada.

O recomendado é que um único cliente nunca ultrapasse mais do que 8% a 10% do valor total das vendas. Isso porque, se algum dia ele sair, a empresa sofrerá uma perda que pode ser fatal para sua sobrevivência.

Por outro lado, quando a base é diversificada, uma perda não impacta significativamente o faturamento do negócio. Além disso, esse fato eleva o valor de mercado, visto que seu volume de vendas está equilibrado e espalhado por variados consumidores.

A diversificação da base de clientes pode ser por:

  • setores;
  • localização geográfica;
  • tamanho.

Sabe aquele ditado do mercado financeiro de nunca “colocar todos os ovos em uma cesta só”? Ele vale para o universo corporativo também!

Além de focar na diversificação, não se esqueça de implementar estratégias de retenção e fidelização e, consequentemente, aumentar a receita obtida e a força da marca no mercado.

  1. Crie diferenciais competitivos

Possuir vantagens competitivas atrai um público mais amplo, fideliza os clientes atuais e, como resultado, contribui para a valorização máxima da empresa.

Essas vantagens competitivas se manifestam em atributos do produto ou serviço oferecido, tais como qualidade, exclusividade e preços mais competitivos, entre outros.

Quando esses elementos se destacam, o negócio mantém uma posição competitiva sólida em relação aos seus concorrentes.

Uma vez que essa vantagem se traduz em aumentos nas vendas e na aquisição de novos clientes, ela exerce uma influência direta sobre o fluxo de caixa, o que, por sua vez, impacta positivamente o valor da marca.

  1. Tenha um fluxo de caixa sólido

Como já citamos, o fluxo de caixa é essencial para elevar o valor da marca. Em negociações de M&A, por exemplo, os investidores se interessam na capacidade do negócio de gerar lucro no futuro. Logo, ele precisa mostrar que é saudável financeiramente.

Quanto maior for a projeção de rentabilidade, maior será a maximização do valor empresarial.

E, para o fluxo de caixa ser positivo e ter um crescimento escalável, é preciso investir em estratégias de receita recorrente, diferenciais competitivos e diversificação da base de clientes.

Para se ter uma ideia da importância da projeção do fluxo de caixa, ela é usada para calcular o valuation do negócio pelo método do Fluxo de Caixa Descontado (FCD), o mais adotado no mercado.

Essa metodologia para calcular o valor de uma marca tem o objetivo de estimar o fluxo de caixa futuro, conhecendo os níveis de riscos. 

Como se consegue obter a maximização do valor da empresa?

Para obter a maximização do valor da empresa, é preciso desapegar de apenas elevar o lucro, mas também a riqueza da marca.

Para isso:

  • identifique oportunidades de crescimento e entenda suas opções reais de maximização do valor;
  • acompanhe periodicamente os indicadores econômico-financeiros da empresa para implementar ações mais precisas e orientadas por dados;
  • faça o valuation do negócio e descubra o atual valor e quais pontos contribuem para seu aumento;
  • analise regularmente as projeções financeiras para os próximos meses e anos;
  • otimize os processos e a eficiência da produção;
  • reduza os custos operacionais;
  • invista na qualidade e satisfação das equipes;
  • implemente as melhores práticas de governança corporativa;
  • invista na ética e responsabilidade social para elevar a fidelização e retenção de clientes, a receita recorrente e a força da marca no mercado.
  • se o intuito da maximização do valor da empresa for sua venda, contrate um M&A Advisor - Sell Side

Por mais que não seja simples, é possível obter a maximização do valor da empresa. Só que esse processo precisa ser bem-planejado e orientado por dados reais. 

Escolha uma consultoria de M&A (fusões e aquisições) para fazer o valuation da sua marca e entender como aumentá-lo no futuro, deixando sua marca mais forte e valiosa!

Fonte: Capital Invest, uma das principais boutiques de M&A no Brasil, com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro para avaliação, compra e venda de empresas.

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