Modelo Canvas: como usá-lo para montar seu plano de negócios?
Entenda o que é o modelo Canvas, quais são seus 9 elementos, como montar um, 5 vantagens do método e como usá-lo para criar um plano de negócios.
O modelo Canvas, ou simplesmente Canvas, é uma ferramenta de planejamento estratégico que ajuda — e muito — na criação do plano de negócios de empresas. Por ser um método visual e dinâmico, facilita a organização de ideias e contribui para novos insights, otimizando o modelo de negócios do empreendimento.
Considerando sua simplicidade e todos os benefícios que esse método pode gerar, é algo que toda empresa precisa experimentar em algum momento.
Quer saber como funciona na prática? A gente mostra!
Neste post, explicamos o que é o modelo Canvas, quais são os 9 elementos que o compõem, como montar um, que tipo de vantagens esse método oferece e qual a importância de usá-lo ao criar o plano de negócios da sua empresa. Boa leitura!
O que é o modelo Canvas?
O Business Model Canvas, ou simplesmente modelo Canvas, é uma ferramenta de planejamento e gestão estratégica voltada para a criação de um plano de negócios. Trata-se de um mapa visual, dividido em nove blocos, que ajuda a organizar as principais ideias que definem o modelo de negócios adotado pela companhia.
Bastante versátil, pode ser aplicado tanto para o esboço do planejamento de novas empresas quanto para rever o posicionamento de negócios já existentes.
Sua aplicação, em geral, segue o modelo apresentado na imagem abaixo:
Representação gráfica do modelo Canvas. Fonte: Sebrae.
Por que usar o modelo Canvas?
Por ser uma ferramenta gráfica, o método Canvas possui um elemento lúdico que contribui para a visualização do projeto de forma concreta. Assim, ele ajuda no desenvolvimento das ideias e pode gerar insights valiosos ao longo do processo.
Tudo isso colabora para a criação de um plano de negócios mais consistente.
Qual a importância do plano de negócios para a sua empresa?
Um plano de negócios é um documento que descreve a razão de existir da empresa, apresentando o que ela faz, objetivos e quais passos deve seguir para alcançá-los.
Assim, contribui para o amadurecimento da ideia, ajudando a encontrar soluções para as principais barreiras que podem atrapalhar sua jornada rumo ao sucesso.
Esse documento auxilia o empreendedor a entender, de forma clara, o que é a empresa em sua essência, qual o seu papel, para onde ela vai e o que fazer para chegar lá. Ou seja, além de proporcionar uma compreensão mais completa a respeito do negócio, ajuda a definir os passos para atingir suas metas e objetivos.
Isso significa que, sem um plano de negócios, sua empresa estará à deriva em um oceano cheio de desafios e oportunidades, sem saber ao certo para que lado remar.
5 vantagens do modelo Canvas
Ao adotar o modelo Canvas para elaborar o plano de negócios da sua empresa, você pode obter uma série de vantagens, dentre as quais, destacamos:
- simplifica o processo de elaboração do plano de negócios, possibilitando que mesmo pessoas com pouca experiência consigam usar a ferramenta;
- estimula a criatividade e participação de todos os envolvidos, fomentando discussões que podem gerar novos insights para o negócio;
- confere uma visão ampla e completa do empreendimento, permitindo identificar novas oportunidades no mercado, bem como pontos de melhoria;
- permite a visualização clara e objetiva de todo o planejamento da empresa em uma única página, facilitando a compreensão;
- proporciona flexibilidade, podendo ser alterado e adaptado sempre que houver necessidade, escalando junto com o seu negócio.
Quais são os 9 elementos do Canvas?
Conforme vimos anteriormente, o modelo Canvas é dividido em 9 blocos. São eles:
- parcerias-chave;
- atividades-chave;
- recursos-chave;
- proposta de valor;
- relacionamento com os clientes;
- canais de atuação;
- segmento de clientes;
- estrutura de custos;
- fontes de receita.
A seguir, apresentamos um passo a passo explicando, em detalhes, como preencher cada um desses tópicos.
Como montar um Canvas?
A montagem do modelo Canvas pode ser feita de várias formas. Você pode fazer a tabela usando o computador, desenhar em um quadro e inserir as informações com post its ou até mesmo imprimir em uma folha de papel e preencher manualmente.
Dito isso, vamos às orientações específicas de como responder cada um dos tópicos apresentados anteriormente:
1. Proposta de valor
A proposta de valor é o elemento mais importante no Canvas. É neste item que você irá basear todas as outras respostas. Portanto, ela deve ser respondida primeiro.
Aqui você deve dizer o que sua empresa tem de especial. Por que os clientes devem escolher você ao invés de seu concorrente? Quais são os diferenciais que tornam o seu negócio único?
2. Parcerias-chave
Os parceiros-chave são aqueles agentes indispensáveis para o funcionamento da sua empresa. Neste sentido, você pode considerar pessoas interessadas em investir no seu negócio, fornecedores, empresas terceirizadas etc.
3. Atividades-chave
Aqui você deve listar as principais atividades que sua companhia irá executar, as que são indispensáveis para que você consiga entregar sua proposta de valor.
4. Recursos-chave
Com base nas atividades-chave que você listou, especifique quais são os recursos indispensáveis para sua realização. Inclua ferramentas, matéria-prima, insumos etc.
Como exemplos, podemos citar o software de CRM para gerir a companhia, ingredientes necessários para o preparo do seu produto e assim por diante.
5. Relacionamento com os clientes
Uma boa gestão do relacionamento com o cliente é a base para o sucesso de qualquer empresa. De que forma você pretende interagir e estabelecer essa conexão?
6. Canais de atuação
A ideia aqui é levantar todos os canais que sua empresa pretende usar para estabelecer suas operações e impactar os consumidores, o que inclui o atendimento, interações, divulgação, distribuição e venda.
Pense no modelo de marketing que irá aplicar e também na forma como os clientes irão entrar em contato e consumir o seu produto.
7. Segmento de clientes
Este é o momento em que você define qual público sua empresa irá atender. Vale destacar que uma boa segmentação é essencial para otimizar a verba de marketing, reduzindo custos e gerando mais resultados.
8. Estrutura de custos
Quanto custa a sua operação? Faça uma projeção dos gastos fixos e variáveis necessários para manter o funcionamento da sua empresa. Essa é uma etapa muito importante para garantir a viabilidade financeira do seu negócio.
9. Fontes de receita
O objetivo é definir como exatamente sua empresa irá ganhar dinheiro. Considere todos os processos e custos associados ao projeto e especificados nos passos anteriores e responda à pergunta: quais são as fontes de receita que o seu modelo de negócios pode usar para gerar lucro?
Para você ter uma noção mais precisa de como fica o quadro após o preenchimento, trouxemos abaixo um exemplo de case de sucesso do modelo Canvas da Uber:
Exemplo de preenchimento usando o método Canvas: case de sucesso Uber. Fonte: Heflo.
Que tal dar mais um passo para levar sua empresa rumo ao sucesso?
Agora que você conhece os 9 elementos do modelo Canvas e aprendeu como montar um para elaborar o plano de negócios da sua empresa, é hora de arregaçar as mangas!
Aplicando este método, você terá muito mais facilidade para fazer seu planejamento e alcançará uma visão mais ampla e completa acerca do seu empreendimento.
Contudo, esse é apenas o primeiro passo rumo ao sucesso! Se você quer que sua companhia se destaque em meio à concorrência, precisa se manter atualizado em relação à tecnologia, a fim de atender a todas as necessidades dos seus clientes.
Dito isso, temos uma dica de sistema que pode contribuir com a sua jornada, otimizando seu atendimento ao consumidor e conferindo uma visão mais integrada de todos os seus processos. Faça uma avaliação gratuita do software Zendesk e tenha acesso a todos os benefícios que só quem é líder de mercado pode oferecer!