O que devo estudar para aprender a programar?
Se você quer saber o que estudar para aprender a programar, o nosso conteúdo vai ser de grande ajuda para você. Criamos um pequeno guia que você pode utilizar para entender melhor como começar seus estudos e criar uma rotina de treinamento para aprender a programar.
Dessa forma, independente da linguagem que você escolher para começar, vai saber como se preparar para estudar e o que esperar desse aprendizado.
Quer saber o que é preciso estudar para aprender a programar? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos para você!
Estude inglês
Pode parecer meio óbvio que você precisa saber inglês para aprender a programar de forma mais fácil, mas muita gente deixa os estudos do idioma de lado e isso atrapalha muito os estudos.
Por isso, nossa dica é que você comece a estudar inglês antes mesmo de começar a aprender a programar. Dessa forma, você já consegue ter uma base bem sólida para começar a estudar programação sem dificuldades.
Para isso, nossa dica é você fazer um curso de inglês online, que permite estudar de onde estiver, contar com aulas com professores nativos e muito mais.
Estude lógica da programação
O primeiro passo na hora de começar a estudar para aprender a programar é entender a lógica da programação. Ou seja, estudar os conceitos básicos que englobam a programação como um todo, como:
- Variáveis;
- Operações;
- Estruturas de dados;
- Condicionais;
- Laços.
Ao entender a lógica por trás da programação, você cria uma base de conhecimentos que te permite avançar nos conceitos de uma linguagem específica sem ficar perdido.
Tenha objetivos claros
Ter um objetivo claro não envolve os estudos em si, mas a preparação desses estudos. Isso porque, quando você não tem um objetivo claro sobre que tipo de programação escolher ou uma linguagem, você pode ficar “pulando de galho em galho” sem obter um resultado.
Por isso, se você já estudou a lógica da programação, está na hora de escolher se você quer ser um programador front-end ou back-end. E para isso, você precisa definir seus objetivos e entender o que você precisa fazer para alcançar esses objetivos.
Então, saiba o motivo pelo qual você quer aprender a programar: se é para criar um site, um aplicativo ou um jogo. Dessa forma, você consegue criar uma rotina específica de estudos com foco nesse objetivo, sem perder a motivação e sem ficar aprendendo várias linguagens ao mesmo tempo.
Estude a teoria, mas não se esqueça da prática
Depois que você já definiu seus objetivos e escolheu uma linguagem de programação para estudar, é preciso começar realmente a estudar. Para isso, é preciso dividir seus estudos em duas partes: teoria e prática.
Isso porque, mesmo que a teoria seja muito importante para desenvolver seus conhecimentos, sem a prática você acaba esquecendo o que aprendeu. Por isso, nossa dica é que você tenha uma rotina diária de estudos voltados apenas à prática do que aprendeu na teoria da linguagem escolhida.
E essa prática pode ser tanto fazer um projeto particular quanto participar de projetos em grupo, o que te der mais motivação. Dessa forma, você aprende na prática e memoriza os conceitos de forma muito mais eficiente.
Estude em várias plataformas
Para deixar seus conhecimentos ainda mais amplos, uma ótima dica é estudar em várias plataformas diferentes. Por exemplo, você pode escolher um curso sobre o assunto em uma plataforma online e complementar seus estudos por meio de livros.
Dessa forma, você garante que seus estudos sejam mais completos, já que pode usufruir do conhecimento de vários especialistas na área.
Escolha um editor e um compilador
Por último, mas não menos importante, é preciso escolher um editor de texto e um compilador que se adeque às suas necessidades como programador. Isso porque, há várias opções disponíveis, cada uma com suas próprias ferramentas específicas.
Porém, se você ainda é um iniciante, a melhor opção é escolher um editor e um compilador gratuitos, que te permite aprender a programar sem precisar se preocupar com os custos.
Agora você já sabe o que deve estudar para aprender a programar. Então, tudo que precisa fazer agora é criar a sua rotina de estudos e começar a aprender agora mesmo!