Pneus do carro: quais os principais cuidados e precauções que se deve ter?

Conheça atitudes que ajudam a preservar o bom estado dos pneus

A manutenção do carro é fundamental para evitar acidentes causados por falhas mecânicas. Além da questão de segurança, há um benefício financeiro, já que o cuidado constante impede que ocorram quebras mais prejudiciais dos componentes do veículo — e, portanto, evitam gastos ainda maiores.

Além da manutenção, o motorista também deve adotar medidas que colaborem para cuidar das partes do veículo, como é o caso dos pneus. Eles se desgastam com o passar do tempo, por isso é importante saber identificar os sinais desse desgaste e quais precauções tomar para que a durabilidade deles seja maior. Tire suas dúvidas sobre esse tema a seguir.

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Como saber se os pneus estão desgastados?

Conseguir identificar se os pneus do seu veículo estão desgastados é fundamental para garantir segurança ao dirigir. Afinal, se eles apresentarem algum problema, as chances de acontecer um acidente aumentam consideravelmente, além do maior gasto para o concerto.

Entretanto, essa identificação não é tarefa simples. Vários fatores, como regularidade da manutenção do veículo, pressão dos pneus e as vias que o seu carro transita influenciam no desgaste deles. Contudo, um dos sinais mais claros é se o pneu apresenta rachaduras ou deformações. Se ele também apresenta bolhas ou inchaços na lateral é mais um indicativo de que está na hora de trocá-lo.

O motorista também pode ficar de olho, regularmente, no indicador de desgaste que existe dentro dos sulcos dos pneus. Você saberá que está na hora de trocá-los se eles estiverem na mesma altura da banda de rodagem, o que significa que eles estão na profundidade mínima de 1,6 mm.

Cuidados que você deve ter com os pneus

Uma série de atitudes ajudam a preservar os pneus por mais tempo e são precauções importantes que evitam que eles se danifiquem. Conheça os principais cuidados a seguir.

Fique atento à pressão dos pneus

Uma das principais ações para preservá-los por mais tempo é garantir que eles estejam com a pressão interna ideal. O recomendado é que o desgaste da banda de rodagem seja uniforme entre os pneus, pois quando ocorre desequilíbrio, esses componentes ficam expostos a maior desgaste no centro ou nas bordas.

Portanto, o motorista deve consultar as instruções do manual do veículo e checar a pressão dos pneus semanalmente. É importante lembrar-se que essa calibragem deve ser feita com os pneus frios, uma vez que, se estiverem quentes, a calibragem ficará acima do valor desejado.

Faça o rodízio periodicamente

Os pneus dianteiros e traseiros não desgastam na mesma velocidade, já que trabalham e são exigidos de maneiras diferentes no dia a dia. Por causa dessa diferença, e para prolongar a durabilidade dos pneus, o ideal é fazer o rodízio deles, obedecendo as instruções do fabricante.

Como parâmetro, o rodízio deve acontecer a cada 10 mil km rodados. Contudo, o motorista deve se lembrar de que o alinhamento e o balanceamento dos pneus acontecem bem antes, precisando ser refeitos a cada 5 mil km.

A manutenção também deve acontecer regularmente

Inclusive, uma atitude que não pode faltar por parte do motorista é levar o veículo para uma manutenção regularmente. Essa revisão, além de checar o estado dos pneus, é ótima para verificar se há problemas com outras partes do carro, garantindo mais segurança.

A manutenção é o momento perfeito para o motorista conversar com o mecânico sobre questões como trepidação na direção — que podem indicar desalinhamento ou desbalanceamento — ou se o volante está puxando mais para um lado.

Não ultrapasse o limite de peso

Ultrapassar o limite que os pneus conseguem suportar é uma péssima ideia. Quando isso acontece, ele fica suscetível a falhas, pode ter sua estrutura danificada e apresenta maior desgaste. Sem contar que o carro com carga excessiva e que tenha pneus com baixa pressão pode sofrer acidentes com mais facilidade. Cada pneu tem um limite de peso estabelecido, que pode ser verificado na lateral do próprio pneu.

Não coloque pneus de desenhos diferentes no mesmo eixo

Por fim, outra atitude que deve ser evitada é colocar os pneus de bandas diferentes no mesmo eixo. Isso faz com que se crie uma diferença de aderência entre os lados, o que prejudica a performance, afeta a resistência de rolagem e também a capacidade de escoar água.

Além de diminuir a durabilidade dos pneus, isso também coloca em risco a segurança dos passageiros, já que em casos extremos a diferença pode desestabilizar o carro. Dessa forma, o ideal é sempre colocar pneus de mesmo desenho em determinado eixo.

Editoria Portal Tec

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