Remarketing Google Ads: estratégias para engajar usuários

remarketing

As campanhas de remarketing no Google Ads exibem anúncios para pessoas que já acessaram o site ou aplicativo da organização, além de desenvolverem campanhas personalizadas, de acordo com os produtos e serviços visualizados.

De modo geral, o remarketing é uma estratégia usada pelas organizações com o objetivo de incentivar os consumidores e clientes em potencial que visitaram a página.

Trata-se de uma excelente estratégia para aumentar as conversões, mesmo com baixo investimento, por meio de anúncios com custo por clique e que trazem resultados satisfatórios para o marketing.

A grande importância dessa estratégia se deve à indecisão dos consumidores, por conta da digitalização dos negócios e do aumento da acessibilidade dos usuários que acaba dificultando as conversões em um primeiro acesso.

Investir em remarketing é uma maneira de diminuir esse problema, uma vez que suas estratégias motivam o consumo, por meio de campanhas personalizadas e conteúdos dinâmicos que se adaptam ao perfil do usuário.

Para aprofundar melhor o assunto, este texto vai mostrar como é aplicado o remarketing no Google, qual é o objetivo dessa estratégia e quais vantagens a empresa pode obter ao aplicá-la no Google Ads.

Além disso, também vai mostrar qual é o papel do Google Ads nos dias de hoje para que as organizações possam aproveitar todo o seu potencial.

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Como o remarketing é aplicado no Google?

As empresas como um todo precisam aprender a configurar uma campanha de remarketing no Google Ads para que possam obter vários benefícios. Para alcançar o objetivo da marca, é necessário trabalhar o seguinte passo a passo:

Identificar o segmento do negócio

A primeira coisa que um negócio especializado em montagem de espelho precisa fazer é saber classificar seu negócio em relação ao segmento de atuação.

Basicamente, isso é muito importante para otimizar a maneira como os produtos e serviços são apresentados no feed da campanha.

As organizações podem atuar em diferentes setores, tanto online quanto offline, entre as categorias mais comuns no remarketing estão:

  • Ensino;
  • Turismo;
  • Empregos;
  • Varejo;
  • Imóveis.

Tendo isso em vista, identificar o segmento é essencial para fornecer informações personalizadas, melhorar a classificação e obter os melhores resultados.

Criar a campanha

Depois de identificar o segmento do negócio, é o momento de configurar a campanha, definir um orçamento e a melhor modalidade de lances, e criar um grupo de anúncios com listas de remarketing.

Primeiro, é necessário fazer login na plataforma do Google Ads, clicar na opção “campanhas no menu” e depois clicar em “+” para iniciar uma nova campanha.

Na seção “metas”, a empresa deve selecionar a opção “vendas”, e, em “tipo de campanha”, deve selecionar a opção “rede de display”. Em seguida, uma clínica veterinária vai selecionar a campanha padrão e clicar em “continuar”.

É necessário incluir informações básicas sobre a estratégia e depois seguir com as orientações para criar o anúncio.

Criar um feed

É necessário criar um feed selecionando todos os itens que precisam ser exibidos no anúncio dinâmico, o que exige dados sobre descrições e preços.

O responsável pelo desenvolvimento da estratégia deve adicionar um arquivo na seção “dados da empresa” ou usar uma lista de produtos do Google Merchant Center, caso se trate de um varejo.

Incluir tags e snippet

Para ter uma visão ainda mais abrangente e conseguir administrar as campanhas, a companhia precisa conferir os relatórios do público-alvo, para coletar informações relacionadas aos dados demográficos.

O snippet de envio e a tag são responsáveis por associar o ID dos visitantes aos IDs dos produtos e serviços que eles visualizaram.

Configurar o display de anúncios

Para configurar o display de anúncios, é necessário usar as chaves de feed que combinam com as pesquisas dos usuários.

Para fazer isso, é necessário clicar em “campanhas da rede de display” ou no nome da campanha dentro do painel de navegação, e logo em seguida clicar em “anúncios e extensões”.

Objetivo do remarketing

Um empreendimento que confecciona uniforme profissional também deve investir em remarketing porque o objetivo dessa estratégia é aumentar as conversões do site.

A ação foi desenvolvida porque muitos usuários, cerca de 97% deles, de acordo com o Google, não são convertidos na primeira visita.

Essa estratégia utiliza técnicas que fazem com que os produtos e serviços pesquisados anteriormente possam impactar o usuário de alguma forma e manter a marca em seus pensamentos.

Principais vantagens do remarketing no Google Ads

De modo geral, há muitos motivos para uma empresa investir em remarketing no Google Ads, e isso se deve às vantagens que essa estratégia oferece. São elas:

  • Anúncios personalizados;
  • Aumento da taxa de conversão;
  • Redução do abandono de carrinho;
  • Reconhecimento da marca;
  • Excelente custo-benefício;
  • Aumento do ROI;
  • Clientes mais fiéis;
  • Fácil de mensurar.

Os anúncios de remarketing são totalmente personalizados e por isso conseguem alcançar um público específico. A mensagem criada por uma empresa de terceirização de serviços vai acompanhar a etapa do lead na jornada de compras.

Por causa disso, é possível criar campanhas específicas para o público com ofertas que estejam de acordo com seus interesses, o que amplia as possibilidades de conversão.

Por meio de uma comunicação personalizada, o consumidor se sente mais próximo da marca e sente que a empresa é capaz de compreender suas necessidades, e isso também gera mais conversões para o negócio.

Essa estratégia é muito usada pelas plataformas de vendas porque a taxa de abandono de carrinho costuma ser muito alta, assim sendo, as organizações precisam criar anúncios que conseguem reverter essa situação.

As estratégias de remarketing no Google são voltadas especificamente para pessoas que incluíram algum produto no carrinho. São indivíduos que já estão interessados e que só precisam de mais incentivo para finalizar a compra.

Um dos pontos mais importantes para as empresas é o reconhecimento de marca, pois isso faz com que os consumidores se lembrem delas e de suas soluções.

Se uma companhia que oferece locação de cafeteira para eventos aparecer para o consumidor de maneira útil, relevante e interessante, vai aumentar as chances de fechar negócio.

Com o remarketing, é possível fazer isso por causa da segmentação e da personalização das campanhas.

Em comparação com outras formas de fazer marketing e publicidade, o remarketing é considerado como uma das ações de melhor custo-benefício.

Diferentemente de outros tipos, a mensagem é transmitida de acordo com o comportamento que o potencial cliente apresenta ao interagir com a organização. Desse modo, fica mais fácil obter retornos satisfatórios.

É aqui que entra o aumento no ROI (retorno sobre os investimentos), isso não apenas ajuda a recuperar o dinheiro investido, como aumenta consideravelmente os lucros.

Um negócio especializado em instalação de alarmes comerciais vai investir nessa estratégia para impactar usuários com anúncios feitos especificamente para eles, isso é uma forma inteligente de fidelizar compradores atuais.

A organização consegue criar uma lembrança forte e estabelecer uma comunicação personalizada que ajuda a conquistar clientes fiéis.

Por fim, as campanhas de remarketing são muito fáceis de analisar e mensurar. Esse processo traz informações importantes para os gestores, em relação às páginas mais visitadas no site e produtos mais procurados.

O papel do Google Ads

O Google Ads assume um papel crucial nos dias de hoje, e isso se deve a vários fatores. Em primeiro lugar, trata-se do mecanismo de busca mais utilizado no mundo todo, e cerca de 90% dos usuários procuram algo por meio dele.

Por isso, é fundamental que uma empresa de conserto de ar condicionado consiga aparecer nos resultados de pesquisa. É assim que as organizações conseguem conquistar oportunidades de negócios cada vez maiores.

Nenhuma outra plataforma consegue promover um alcance maior para as campanhas publicitárias, pois permite que os anunciantes segmentem seus anúncios de acordo com o público-alvo, localização, interesses e outras características.

Isso é fundamental para que a mensagem chegue até as pessoas certas e a companhia tenha mais chances de gerar negócios.

As campanhas são fáceis de mensurar, permitindo que a organização identifique quantas pessoas visualizaram os anúncios, quantos usuários clicaram neles e qual foi o custo dessa estratégia.

Com base nesses dados, uma empresa de transporte ambulância particular pode fazer os ajustes necessários em sua campanha e maximizar os retornos.

Esse investimento também consegue melhorar a visibilidade da organização na internet, pois quanto mais presente ela estiver nos resultados de pesquisa, mais pessoas vão reconhecê-la e lembrar de seus produtos e serviços.

Considerações finais

Em síntese, converter clientes é uma tarefa difícil e existem várias estratégias que ajudam as organizações a alcançarem esse objetivo.

Só que as conversões não acontecem na primeira interação ou na primeira visita do usuário ao site de vendas, por conta disso, é necessário investir em ações que impulsionam as compras.

O remarketing é uma das principais estratégias nesse sentido, principalmente quando é realizado no Google Ads, pois a marca consegue aparecer para pessoas que já demonstraram interesse e que só precisam de um incentivo para finalizar a compra.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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