Site Survey preditivo x passivo — qual a diferença?
Ter uma boa conexão de wi-fi é importante não só para a operação diária de uma empresa, como também para oferecer uma boa experiência aos usuários. Por isso, o site survey é uma ferramenta muito útil para garantir que tudo esteja estável e em pleno funcionamento.
Vamos descobrir a seguir o que é o site survey, quais são os três tipos de pesquisa existentes e qual a principal diferença entre o site survey preditivo e passivo!
O que é um site survey?
As redes corporativas têm se tornado cada vez mais complexas, com diversos equipamentos ligados ao mesmo tempo. Isso faz com que seja mais difícil identificar a causa e origem de uma falha na conexão da rede, e, por isso, o site survey é tão importante.
Ele é, na verdade, uma pesquisa realizada no ambiente da rede, identificando a capacidade de transmissão de dados e a partir disso, o que pode estar influenciando em uma má conexão. Isso é feito por meio da leitura de radiofrequência e determina se há a necessidade de mudanças ou até mesmo planeja onde cada equipamento deve ser instalado previamente.
Veja melhor sobre entendendo sobre cada uma das pesquisas:
Quais são os três tipos de site survey?
Pesquisa preditiva: é realizada antes da instalação de móveis e da rede para prever como os sinais irão se comportar no espaço, ajudando a determinar quais os melhores equipamentos conforme a situação averiguada.
Pesquisa passiva: é realizado depois da instalação da rede, para detalhar o desempenho do sinal e todas as suas características.
Pesquisa ativa: é realizado com a rede em funcionamento, tendo o foco na busca por falhas e em solucionar os problemas encontrados.
Veja a diferença entre o preditivo e o passivo
Enquanto a pesquisa passiva é realizada para coletar informações sobre todos os sinais de Radiofrequência de um ambiente, o modo ativo foca em um determinado sinal de rede ou sinais predeterminados quando a rede já está em completa operação.
Ou seja, a pesquisa passiva somente “escuta” todos os sinais de uma única fez, normalmente após a implantação da rede sem fio para determinar onde tem maior intensidade ou interferências.
Já a pesquisa ativa tem o objetivo de mitigar discrepâncias na força do sinal recebido em determinadas áreas, assim como: throughput da rede, perda de pacotes, o RTT em determinadas áreas com uma conexão ativa e medição do upstream e downstream para assim reposicionar os APs já existentes.
Por que investir no site survey?
Investir no site survey em diferentes momentos é importante para garantir uma boa conexão para os usuários da rede. Seja ele ativo, passivo ou ativo, contar com essa ferramenta pode ser um grande diferencial para sua empresa, considerando o mundo digital em que vivemos.
Afinal, o site survey permite identificar potenciais problemas, otimizar o desempenho da rede e tomar decisões mais informadas sobre a infraestrutura de conectividade. Isso não só melhora a experiência dos usuários, mas também contribui para a eficiência operacional e a competitividade da empresa no mercado atual.