Site Survey preditivo x passivo — qual a diferença?

Site Survey preditivo x passivo - qual a diferença

Ter uma boa conexão de wi-fi é importante não só para a operação diária de uma empresa, como também para oferecer uma boa experiência aos usuários. Por isso, o site survey é uma ferramenta muito útil para garantir que tudo esteja estável e em pleno funcionamento.

Vamos descobrir a seguir o que é o site survey, quais são os três tipos de pesquisa existentes e qual a principal diferença entre o site survey preditivo e passivo!

O que é um site survey?

As redes corporativas têm se tornado cada vez mais complexas, com diversos equipamentos ligados ao mesmo tempo. Isso faz com que seja mais difícil identificar a causa e origem de uma falha na conexão da rede, e, por isso, o site survey é tão importante.

Ele é, na verdade, uma pesquisa realizada no ambiente da rede, identificando a capacidade de transmissão de dados e a partir disso, o que pode estar influenciando em uma má conexão. Isso é feito por meio da leitura de radiofrequência e determina se há a necessidade de mudanças ou até mesmo planeja onde cada equipamento deve ser instalado previamente.

Veja melhor sobre entendendo sobre cada uma das pesquisas:

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Quais são os três tipos de site survey?

Pesquisa preditiva: é realizada antes da instalação de móveis e da rede para prever como os sinais irão se comportar no espaço, ajudando a determinar quais os melhores equipamentos conforme a situação averiguada.

Pesquisa passiva: é realizado depois da instalação da rede, para detalhar o desempenho do sinal e todas as suas características.

Pesquisa ativa: é realizado com a rede em funcionamento, tendo o foco na busca por falhas e em solucionar os problemas encontrados.

Veja a diferença entre o preditivo e o passivo

Enquanto a pesquisa passiva é realizada para coletar informações sobre todos os sinais de Radiofrequência de um ambiente, o modo ativo foca em um determinado sinal de rede ou sinais predeterminados quando a rede já está em completa operação.

Ou seja, a pesquisa passiva somente “escuta” todos os sinais de uma única fez, normalmente após a implantação da rede sem fio para determinar onde tem maior intensidade ou interferências.

Já a pesquisa ativa tem o objetivo de mitigar discrepâncias na força do sinal recebido em determinadas áreas, assim como: throughput da rede, perda de pacotes, o RTT em determinadas áreas com uma conexão ativa e medição do upstream e downstream para assim reposicionar os APs já existentes.

Por que investir no site survey?

Investir no site survey em diferentes momentos é importante para garantir uma boa conexão para os usuários da rede. Seja ele ativo, passivo ou ativo, contar com essa ferramenta pode ser um grande diferencial para sua empresa, considerando o mundo digital em que vivemos.

Afinal, o site survey permite identificar potenciais problemas, otimizar o desempenho da rede e tomar decisões mais informadas sobre a infraestrutura de conectividade. Isso não só melhora a experiência dos usuários, mas também contribui para a eficiência operacional e a competitividade da empresa no mercado atual.

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