Visualização de dados: como criar um dashboard eficaz em sua empresa

A visualização de dados é a forma mais eficaz de traçar estratégias e realizar o planejamento de uma empresa. Afinal, seja para potencializar resultados ou encontrar falhas no processo, é através deste recurso que é possível entender toda a linha de produção.

Por isso, tanto em empresas que utilizam uma ferramenta BPMS quanto as que recorrem a modelos tradicionais de mensuração, a visualização de dados torna-se uma grande aliada de qualquer negócio.

Acompanhe o conteúdo exclusivo que preparamos e veja como montar dashboards funcionais e ter uma visualização de dados relevante para o seu segmento. Boa leitura!

Clique e Saiba Mais +

O que é dashboard e como ele se relaciona na visualização de dados?

Primeiramente, toda empresa deve saber que a visualização de dados depende de um painel de informações onde seja possível inserir métricas e indicadores de performance. Ou seja, esse painel precisa de alimentação contínua e monitoramento de toda a equipe.

A ele, dá-se o nome de dashboard, que nada mais é que uma espécie de termômetro que indica os principais erros e acertos na performance. Para isso, o dashboard deve trazer números relevantes para a estratégia de negócio e para o alcance dos objetivos da empresa.

Por exemplo, a visualização de dados através de um dashboard pode conter número de vendas, marketing, projetos entre outros. Além disso, ele deve ter representação simples e que haja compreensão visual por todos que irão utilizar a ferramenta.

Para isso, o mais comum entre os diferentes modelos de dashboards são os gráficos e tabelas, onde se permite a extração de insights e interpretações a partir das informações.

Motivos para ter uma visualização de dados dentro da empresa

São várias as vantagens do uso de um dashboard no ambiente corporativo. Mas entre os principais benefícios, é possível destacar:

1 | Clareza e objetividade na apresentação de indicadores e métricas;

2 | Embasamento eficaz para a tomada de decisões;

3 | Oportunidade de acompanhar em tempo real o desempenho e produtividade;

4 | Maior transparência nos processos internos;

Modelos mais comuns de dashboards

Conforme a necessidade e foco da empresa, existem diferentes tipos de painéis que permitem a visualização de dados de modo amplo. Por isso, organizamos a seguir 3 dos principais modelos. Confira!

1 | Dashboard operacional

O primeiro tipo se refere a um painel que organiza as métricas referentes à operação, propriamente dita. Portanto, ele pode ter utilização entre gestores e analistas, a fim de se criar a otimização dos processos, corrigir falhas ou replicar práticas bem sucedidas.

Por exemplo, é o modelo usado por uma transportadora que precisa acompanhar suas entregas, identificar atrasos e garantir a excelência da logística corporativa. Ou ainda, o recurso de uma agência de marketing para entender a eficácia de uma campanha e o retorno obtido através dela.

2 | Visualização de dados através do dashboard tático

Por sua vez, um dashboard tático busca reunir os indicadores mais importantes para que haja a tomada de decisão correta sobre determinada questão na empresa. Neste tipo de painel, são inclusos os KPIs relevantes para que se possa avaliar a eficácia ou erros na estratégia da empresa.

3 | Dashboard estratégico

Por fim, o terceiro modelo que elencamos pode contribuir para a validação da estratégia proposta em seu negócio. Isso porque ele permite identificar quais alterações precisam acontecer ou se há algum procedimento que está funcionando de modo inadequado.

Em resumo, este modelo de painel faz um registro histórico que mostra, de modo comparativo, a evolução dos resultados organizacionais.

Passo a passo para criar seu dashboard

Após entender a relação do dashboard e a importância da visualização de dados, relacionamos 5 dicas úteis para criar o seu painel. Continue a leitura e siga os passos que trouxemos para obter êxito na elaboração e uso da ferramenta.

1 | Defina o objetivo da visualização de dados

Antes de criar um dashboard, é obrigatório que sua empresa consiga responder qual será a finalidade em ter uma visualização de dados dos processos internos. Para isso, deve-se verificar o motivo da implementação, prazos e qual a expectativa após a análise.

Lembre-se, quem não sabe para onde vai, não é capaz de avaliar a jornada.

2 | Tenha métricas definidas e KPIS

Após entender o propósito do painel de informações, a próxima etapa consiste em avaliar quais indicadores de performance deverão conter no dashboard. Dessa forma, será possível estabelecer um plano de ação para definir o que fazer após ter a visualização de dados.

3 | Coloque foco nos dados de maior relevância

Quanto mais simples for um dashboard, maior a chance de sua efetividade. Por isso, o ideal é incluir apenas as informações que se relacionam diretamente com a ação ou resultado desejado. 

Aliás, em casos onde há diferentes expectativas ou processos, recomenda-se a criação de vários painéis, de modo a não incluir tudo em um único dashboard e dificultar a compreensão sobre as atividades que deverão acontecer.

4 | Crie um layout amigável

O desenho do painel não precisa de alto grau de complexidade, mas a visualização de dados será muito melhor se o gráfico de representação for definido por cores e símbolos bem definidos.

Caso você possua dúvidas, é só buscar no ambiente virtual alguns modelos prontos e aplicar conforme as necessidades da sua empresa.

5 | Menos é mais na visualização de dados

Quanto mais minimalista você conseguir ser na elaboração de um dashboard, maior a chance dele ser eficaz. Por isso, opte sempre pela simplicidade e escolha cores pontuais e fontes legíveis. Além disso, escolha imagens apenas se elas forem necessárias para o entendimento do dashboard.

6 | Disponibilize o dashboard em local adequado

De nada adianta ter um ótimo painel de visualização de dados se ele não estiver disponível para quem precisará utilizá-lo. Por isso, seja impresso ou em televisões e monitores, certifique-se de que ele se posicione onde todos possam acessar quando precisar.

Há casos em que eles precisam mostrar os indicadores em tempo real, por isso, tenha em mente a necessidade constante de atualização e visibilidade dos colaboradores.

Conclusão

Após entender a relação do dashboard com a visualização de dados, e como aplicá-lo, esperamos que o sucesso da sua empresa aconteça de modo contínuo e gradativo. Isso porque a chance de potencializar seu negócio se torna muito maior a partir da capacidade de gerar, armazenar, avaliar e monitorar os dados relevantes.

Editoria Portal Tec

Portal Tec é uma referência em conteúdos na internet. Trazemos para você o que tem de melhor na internet brasileira quando o assunto é conteúdo de qualidade e informativo. Seja bem vindo, se procura se informar, alegro-me em dizer que está no lugar certo.

Go up