3 motivos para a sua empresa estar no Instagram

Atualmente, é possível desfrutar de diversas redes sociais na internet. Porém, entre elas, sem dúvida, uma das que mais faz sucesso é o Instagram, e não apenas entre pessoas, mas também entre empresas dos mais diversos segmentos.

De fato, o Instagram é uma rede social amplamente utilizada para os momentos de lazer, mas ela também abriu o seu espaço para que cada vez mais companhias pudessem atuar na sua plataforma.

Não à toa, o Instagram trouxe uma facilidade importante para as empresas, que é a de potencializar o poder da sua marca. Com isso, é uma das redes sociais que mais tem a capacidade de gerar vendas, se tornando uma das principais plataformas para vender.

Diante disso, uma empresa de fachada para restaurante, por exemplo, sabe que é fundamental que ela conquiste o seu espaço por ali e consiga, dessa forma, tornar os seus produtos ou serviços mais conhecidos.

Quem acompanha de perto o Instagram sabe que ele já passou da marca de 1 bilhão de usuários, de modo que boa parte dessas pessoas já se tornaram seguidores de uma marca na internet.

Nesse sentido, deixar de aproveitar a grande vitrine que é o Instagram é um erro hoje em dia. Impactar os usuários da rede é praticamente tão promissor quanto deixar uma loja física funcionando e esperando receber novos clientes.

No entanto, é verdade que muitos empresários ainda não conhecem o Instagram, o que é um problema, pois isso pode significar a perda de várias oportunidades. Sendo assim, o primeiro passo é conhecer a plataforma.

Neste artigo, será possível encontrar definições sobre o que é e como usar o Instagram, além de sugestões sobre como otimizar a rede para novos negócios e os motivos pelos quais uma empresa deve ter um conta por lá.

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O que é e como usar o Instagram?

Entre uma série de redes sociais, uma das que mais conquistou a preferência dos seus usuários é o Instagram. Isso se dá pela dinâmica da plataforma, que oferece recursos interessantes para as pessoas e empresas.

Por ali, uma empresa pode, facilmente, compartilhar diferentes conteúdos. Isso inclui fotos dos seus produtos, como um papel de parede para sala de apartamento ou qualquer outro, vídeos ou stories. Anúncios também podem ser realizados por ali.

Além disso, há ferramentas bastante importantes, como o envio de mensagens privadas e os comentários que podem ser feitos nos conteúdos postados. Toda essa estrutura permite um trabalho eficiente no Instagram, otimizando a comunicação da empresa.

Entre as possibilidades de perfis oferecidos pela rede social, existe a conta comum e a conta business, que é voltada para negócios. Na prática, a diferença está justamente nas ferramentas que a conta empresarial disponibiliza.

O acompanhamento de métricas, a realização de anúncios pagos são exemplos de funcionalidades que estão disponíveis na conta business e que fazem toda a diferença para as companhias que querem se destacar na rede.

Todos esses elementos podem contribuir de maneira objetiva para uma empresa que vende estojo de veludo para medalhas, da mesma forma que auxilia uma loja de roupas a promover os seus produtos e conquistar mais clientes pela internet.

Justamente por isso, o Instagram se tornou uma rede social na qual as empresas devem marcar presença, uma vez que ela traz uma série de novas oportunidades e permite um trabalho totalmente voltado para o público da companhia.

Como otimizar o Instagram para negócios? 

É verdade que não basta criar uma conta no Instagram e sair postando conteúdos aleatoriamente. Diante de uma ampla concorrência, é preciso se diferenciar e conquistar seguidores de maneira eficiente.

Para isso, é altamente indicado que o perfil empresarial seja otimizado, ou seja, que os elementos essenciais para atrair a atenção do público sejam utilizados, gerando maior engajamento. Sendo assim, é crucial conhecer alguns dos principais a seguir.

Inserir as informações da empresa

Quanto mais dados sobre a companhia estiverem disponíveis ao público, melhor. Por isso, o primeiro passo para otimizar o Instagram business é inserindo informações no perfil, sendo as mais importantes:

  • Endereço do site;
  • Endereço físico;
  • Telefone para contato;
  • Descrição das atividades;
  • E-mail da companhia.

Esses dados permitem que qualquer cliente que queira adquirir um produto, como um sofá sob medida de canto, possa falar com a empresa ou comparecer ao endereço, de modo que consiga realizar o tipo de contato desejado com a companhia.

Ter um calendário de postagens

A constância nas postagens no Instagram é um elemento importante dentro das estratégias de qualquer organização. Isso porque é interessante que ela seja sempre vista pelo público, tornando assim a sua marca mais presente na vida dos seguidores.

Diante disso, uma otimização para a conta business é criar um calendário, no qual os posts da semana ou do mês estejam organizados, tornando a rotina de postagens mais simples e eficiente ao mesmo tempo em que se evitam falhas nas publicações.

Usar hashtags

As hashtags são indispensáveis para alavancar postagens no Instagram. O uso do símbolo “#” acompanhado de expressões relacionadas ao post facilita a pesquisa dos usuários na rede, permitindo que eles encontrem o que desejam mais rapidamente.

Assim, uma companhia que quer vender ou falar sobre um produto como revestimento de parede em pvc, por exemplo, não pode deixar de otimizar o seu post ao inserir dentro dele a hashtag “#revestimentodeparedeempvc”, facilitando a vida dos usuários.

Interagir com o público

O Instagram é uma rede social que permite uma interação ampla entre os seus usuários. Ou seja, é possível estabelecer uma relação mais próxima com o público ao utilizar os recursos da rede.

Isso inclui curtir postagens, salvá-las, mencionar contas ou marcá-las e mandar mensagens privadas para os usuários. De fato, quanto mais isso é feito, mais uma ponte entre a marca e o público vai sendo construída.

Nesse sentido, ao postar um conteúdo sobre caixa de madeira para exportação, a conta da companhia deve receber interações, sendo ideal que ela interaja com os usuários utilizando os recursos mencionados acima.

Fazer anúncios

Por fim, vale mencionar que uma das maneiras mais práticas de otimizar a conta business no Instagram é fazendo anúncios patrocinados. Eles são capazes de atingir diversas pessoas na rede, sendo um investimento importante para o crescimento da conta.

A plataforma permite que a companhia faça anúncios para públicos diferentes, assim como oferece possibilidades distintas com relação ao objetivo de uma campanha de publicidade feita na rede.

Isso quer dizer que uma entidade que vende carrinho de oficina mecânica, por exemplo, pode apostar nos anúncios para atrair mais seguidores em um momento, e depois pode criar anúncios para receber mais mensagens, ou ainda para levar o público ao seu site.

Com anúncios como esses, o engajamento da companhia pode crescer de maneira prática e eficiente, pois pode ser visto por pessoas que ainda não conheciam a empresa, mas que se interessam por aquilo o que ela comercializa.

Com as ações mencionadas acima, a conta business do Instagram pode ter resultados cada vez melhores, o que faz com que ela alcance seus objetivos de maneira prática e direta.

Razões para estar no Instagram

Nem sempre fica fácil perceber os motivos pelos quais uma empresa deve abrir a manter a sua conta sempre atualizada no Instagram. Por isso, é imprescindível conhecer os principais deles.

1. Aumento nas vendas

As pessoas que estão no Instagram são consumidores constantes, de modo que quando se deparam com uma empresa que vende produtos do seu interesse, ela deseja fazer um pedido.

Sendo assim, nada mais apropriado do que criar uma conta na rede social, de maneira que seja possível vender mais e atrair cada vez mais clientes.

2. Fortalecimento da marca

Uma companhia especializada em regua eletrica para rack precisa investir em ações que façam com que a sua marca conquiste cada vez mais espaço no mercado e seja vista por cada vez mais pessoas.

O Instagram, por ser uma plataforma de amplo alcance, ajuda nessa necessidade, tornando a marca mais divulgada e mais forte no mercado.

3. Disponibilidade ininterrupta

Uma empresa que possui conta no Instagram está sempre disponível para o seu público. Isso quer dizer que ao fazer postagens, anúncios e qualquer outra ação para impactar os seus potenciais clientes, ela está disponível de forma ininterrupta na rede.

Sendo assim, não importa a hora em que os usuários acessem o perfil da companhia, ele estará lá repleto de bons conteúdos, instruindo e fornecendo um canal de contato para os seus clientes.

Por esses motivos, o Instagram é uma rede social que conquistou as pessoas e as empresas no mundo todo, justificando a presença delas na plataforma.

Considerações finais

As redes sociais já fazem parte da vida das pessoas de modo constante, sendo inseridas na rotina de usuários e companhias como algo cada vez mais natural.

Diante disso, qualquer companhia que queira ampliar o seu alcance precisa estar presente no Instagram, próximo aos seus clientes e fortalecendo a sua marca com um trabalho eficiente e interessante na plataforma.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Editoria Portal Tec

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