4 dicas de como calcular a conversão de chatbots

Os chatbots são ferramentas extremamente eficazes para desempenhar aquele trabalho que, pelo grande número de consumidores em demanda, não seria possível para uma equipe de funcionários fazer, de modo que não haveria tempo hábil para tal.

Deste modo, é preciso que ocorra o auxílio das ferramentas tecnológicas, sobretudo aquelas que se valem da Inteligência Artificial, que é útil tanto para a venda de uma mesa inox alta em uma loja quanto para o atendimento ao cliente em uma rede de suporte.

O uso de um chatbot pode proporcionar à uma empresa, independente do seu segmento de atuação, o dinamismo que é necessário para a expansão dos negócios, e que diferencia de forma absoluta um empreendedorismo amador do profissional.

Fazendo manutenção preventiva em redutores ou vendendo cursos online com cadernos de ativação, o bom uso desse tipo de ferramenta é o que vai garantir que os consumidores de uma empresa possam dispor de um atendimento mais humano e ágil ao mesmo tempo.

Por esta razão, e para que seja possível proporcionar à própria companhia os benefícios deste padrão de tecnologia, será de grande utilidade abordar, neste artigo, o conceito e a forma de funcionamento dos Chatbots como técnica de comunicação e de vendas.

Ao final, e para que seja possível dobrar as vendas até mesmo de itens como lona do circo, será possível finalizar o texto com uma lista dos principais benefícios da sua utilização, junto com algumas dicas relacionadas à conversão por meio da ferramenta.

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Em que consistem os chatbots?

Basicamente, é possível dizer que um chatbot consiste em um programa de computador que faz a simulação e o processamento de conversas humanas, tanto escritas quanto faladas.

É justamente isso que permite que as pessoas interajam por meio dos dispositivos digitais, como se estivessem se comunicando com uma pessoa de verdade.

No contexto das vendas, é similar a pedir um orçamento a um vendedor, ou perguntar à atendente de uma clínica se ali é oferecida acupuntura que aceita convênio.

Os Chatbots podem ser tão simples quanto os programas rudimentares que respondem a uma simples consulta com uma resposta de linha única.

Por outro lado, podem ser tão sofisticados quanto os assistentes digitais que aprendem e evoluem para proporcionar níveis crescentes de personalização, à medida que coletam e processam os dados.

A digitalização crescente está transformando a sociedade em uma população nativa em mobilidade.

À medida que os apps de mensagens crescem em sua popularidade, os Chatbots estão desenvolvendo cada vez mais um papel fundamental nessa transformação impulsionada pela mobilidade.

Os Chatbots conversacionais inteligentes são, em geral, interfaces para aplicativos móveis, e estão alterando a maneira como as empresas e os clientes interagem.

São eles que possibilitam que as empresas se conectem com os clientes de forma pessoal, sem a necessidade de representantes humanos, nem mesmo para a venda de uma porta de aço para área externa em uma plataforma de vendas de um e-commerce.

Para citar um exemplo, muitas das perguntas ou problemas que os consumidores têm são comuns e facilmente respondidas.

Esta é a razão pela qual as companhias criam perguntas frequentes e guias padronizados de resolução de problemas.

Os Chatbots disponibilizam uma alternativa pessoal a uma sessão de questionamentos frequentes, ou mesmo a um guia por escrito, e podem até mesmo realizar perguntas de triagem.

Isso inclui a transferência de um problema do consumidor para uma pessoa se o problema se tornar complexo demais para o chatbot resolver.

A ferramenta de chatbot tornou-se popular como um meio de economia de tempo e dinheiro para as companhias, e uma conveniência adicional para os consumidores.

Como os chatbots funcionam?

Os Chatbots atuam por meio de diversos canais, como a web, os aplicativos próprios e as plataformas de troca de mensagens, a exemplo do Facebook Messenger e do Telegram, seja para vender um botijão de gás completo ou uma assinatura de TV.

A tecnologia funciona sem a necessidade de haver uma interface complexa. Ela é criada para que o usuário introduza e receba os dados específicos.

Deste modo, os Chatbots precisam descobrir quais são os desejos do usuário e a forma de como entregá-los.

Entretanto, a linguagem humana é confusa e imprecisa. Compreendê-la é a responsabilidade do machine learning, que é o aprendizado de máquina, bem como do processamento de linguagem natural, ou NLP, na sua sigla em inglês.

Essa é a mesma técnica presente na base dos sistemas de reconhecimento de voz dos assistentes virtuais mais utilizados da internet.

Administrados pelo uso da Inteligência Artificial, das regras automatizadas, do processamento de linguagem natural e da machine learning, os chatbots processam os dados para fornecer resoluções a todos os tipos de solicitações.

Ademais, existem dois tipos principais de Chatbots, que são os orientados a tarefas, também conhecidos como declarativos, e os orientados por dados e preditivos, que são chamados de conversacionais.

Os que são orientados a tarefas, ou declarativos, são programas de finalidade única que se dedicam a executar uma função.

Fazendo uso de regras, NLP e muito pouco ML, eles proporcionam respostas automatizadas, mas de conversação, para as consultas de usuários, tal como aquelas que, sendo dadas presencialmente, seriam comunicadas em uma mesa de reunião 8 lugares.

As interações com esses Chatbots são extremamente específicas e estruturadas, e são mais aplicáveis às funções voltadas ao suporte e ao serviço.

Desse modo, a missão deles é direcionada a responder perguntas frequentes, robustas e interativas.

Os que são orientados a tarefas podem lidar com questões ordinárias, como consultas a respeito dos horários de funcionamento ou transações simples que não envolvem uma abrangência de variáveis.

Embora eles façam uso do NLP para que os consumidores finais possam experimentar os Chatbots como uma conversa, as suas capacidades são bastante simples. Nos tempos atuais, esses são os modelos mais usados.

Já aqueles que são orientados por dados e preditivos, ou conversacionais, são muitas vezes mencionados como assistentes digitais ou assistentes virtuais, e são muito mais apropriados, interativos e personalizados do que os que são orientados a tarefas.

Esses Chatbots estão à par do contexto, e aproveitam a compreensão da linguagem natural NLU, do NLP e do ML para aprender a se comunicar da forma mais orgânica possível.

Eles inserem inteligência preditiva e análise para possibilitar a personalização, com base nos perfis dos consumidores e no comportamento do usuário anterior.

Os assistentes digitais podem aprender acerca das preferências de um usuário ao longo do tempo, proporcionar recomendações e até mesmo antecipar as suas necessidades.

Além de fazer o monitoramento dos dados e das intenções, eles podem dar o pontapé inicial em conversas.

Os assistentes digitais avançados também possuem a capacidade de conectar diversos Chatbots de finalidade única sob um guarda-chuva e coletar informações diferentes de cada um deles.

Logo em seguida, eles podem combinar esses dados para executar uma tarefa, mantendo o contexto para que o Chatbot não se torne confuso neste cenário.

Quais os benefícios do seu uso?

Além de tudo aquilo que foi dito a respeito dos dois modelos de funcionamento dos Chatbots, ainda é possível apontar, de forma objetiva, benefícios concretos da sua utilização.

Se, com a internet dos tempos de hoje, um internauta que busca por carteira de motorista classe B no buscador consegue encontrar rapidamente os dados que deseja, não se pode esperar que um consumidor se mantenha na jornada de compra sem um bom atendimento.

Deste modo, entre as principais vantagens que o uso dessa ferramenta pode trazer para as empresas, é possível citar cinco. São elas:

  1. Potencialização da eficácia dos processos;
  2. Otimização da satisfação dos clientes;
  3. Aumento da escalabilidade do atendimento;
  4. Redução dos custos;
  5. Possibilidade de um canal de vendas alternativo.

Acima de tudo, os Chatbots voltados aos negócios possibilitam que uma equipe possa parar de resolver tarefas repetitivas, deixando-as ao encargo da ferramenta, para poder dedicar tempo a coisas mais urgentes.

4 formas para otimizar a conversão dos chatbots

Por fim, e para que o artigo se torne completo, é importante ensinar também como calcular o nível de conversão dos Chatbots. Com essa taxa de conversão em mãos, será possível compará-la com outras métricas presentes na empresa.

Para citar um exemplo, é possível comparar as taxas de conversão de alguns outros ativos digitais e saber quais deles estão performando melhor. Além do mais, é possível identificar também se os usuários estão aderindo ao uso da ferramenta.

Para fazer este cálculo, é preciso buscar na internet por uma calculadora de conversão de chatbots e preencher os dados solicitados. Logo após isso, basta dar um clique no botão Calcular Conversão e pronto. O cálculo será feito.

Além de tudo isso, é importante fornecer algumas orientações práticas de como potencializar esse número de conversões. Deste modo, são quatro as dicas para alcançar este resultado, são elas:

  1. Recepcionar bem o cliente;
  2. Oferecer buscas e bons filtros;
  3. Sanar as dúvidas com um guia de compras;
  4. Indicar produtos e combos.

Por meio da profissionalização de um negócio digital por meio desta ferramenta, é possível otimizar os resultados que serão obtidos no futuro.

Considerações finais

Por meio deste artigo, foi possível conhecer melhor o conceito e o funcionamento das ferramentas Chatbots.

Assim, é importante finalizar dizendo que nenhuma ferramenta tem o poder mágico de fazer todo o trabalho sozinha. É preciso, portanto, que haja o conhecimento das melhores formas de aproveitar os seus benefícios.

Porém, quando se conhece os benefícios dessas ferramentas e a melhor maneira de usá-las é possível perceber ótimos ganhos para um negócio.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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