4 motivos para você começar a fazer remarketing na sua empresa

Estar presente para o público pode ser um dos fatores determinantes para uma boa política de resultados de uma empresa. Porém, é preciso ir além. Nesse sentido, o remarketing aparece como uma dessas grandes alternativas.

Diariamente, as pessoas estão pesquisando sobre produtos e serviços na internet. Muitas vezes, essa ação não incide diretamente em uma contratação ou compra.

Isso tem base em diversos fatores que vão orientar o consumo no ambiente digital. Entretanto, o fato mais importante é que aquele usuário já entrou em contato com o ambiente digital  da marca.

Em certa medida, isso pode parecer pouco e, até mesmo, frustrante. No entanto, não deve ser assim. Na verdade, nem toda relação de marketing que a empresa quer ter com o seu público tem a compra como elemento chave.

Em uma pesquisa sobre aluguel de horário em consultório médico, obviamente, a chance da contratação aparecer como elemento de relação em primeiro momento é muito baixa.

Entretanto, a partir de mecanismos de remarketing, a empresa em questão conseguirá ir moldando aquele público para efetuar a contratação.

Isso se dá, sobretudo, porque se houve uma pesquisa e o usuário entrou no site da empresa, é possível compreendê-lo como um agente de interesse.

Diante disso, não há como ignorar nenhum passo que ele der dentro do ambiente digital rumo a realização desses anseios.

Essas dinâmicas funcionam em diversos segmentos. Por exemplo, uma empresa que vende etiqueta personalizada para doces pode seguir esse exato caminho para converter aquele lead.

Há, inclusive, uma série de ferramentas que as próprias plataformas digitais fornecem para as empresas reconhecerem esse tipo de dinâmica.

Saber usá-las e estar de olho em todas as novidades referente a esses tipos de mecanismos pode ser a garantia de bons resultados.

Supondo que uma fornecedora de espuma caixa de ovo para colchão casal investiu pesado em marketing digital, mas não sabe como lidar com seus leads.

Esse é o momento de abrir os olhos para esse tipo de ferramenta de conversão. Afinal de contas, se há um aporte grande de dinheiro para atrair leads para a marca e eles não são convertidos, isso não representa muita coisa.

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O que é remarketing?

A adoção de qualquer estratégia de marketing exige uma conceituação que dê conta de todos os seus pormenores.

Essa demanda é fundamental por causa de uma série de fatores. Seu princípio é a compreensão dos objetivos estratégicos e o investimento a ser feito.

Nesse sentido, o remarketing é uma estratégia que visa refazer o caminho que o marketing já havia feito.

Ou seja, se um usuário pesquisou por CNH PCD moto, mas, eventualmente, saiu do site logo que entrou, a empresa tem que reconhecer esse movimento.

A partir dele é que será definido uma nova forma de comunicação que irá recordá-lo daquela ação.

De forma metafórica, o marketing também compreende que bola na trave não é gol. Por isso, aproveitar o mesmo lance para tentar ganhar o jogo é fundamental.

Para que isso ocorra é preciso, então, entender quais são as principais ferramentas disponíveis no mercado quanto a esse tipo de recurso.

E-mail marketing

Uma das ações de remarketing mais recorrentes dentro do mercado é, justamente, através do e-mail marketing. Isso se dá porque o cliente já forneceu seus dados para a empresa, mas, por alguma razão, não fechou negócio.

Sendo assim, se ficou no carrinho de compras um saco plastico colorido que ele não comprou, esse é o momento de lembrá-lo.

Display

Essa é uma das dinâmicas mais reconhecidas por grande parte do público. Todo mundo que já pesquisou algo em mecanismo de busca já se deparou com displays em outros sites com a propaganda do acesso anterior.

Essa é uma maneira de a empresa avisar o seu público que ela está disponível para a sua contratação naquele momento.

Conheça as razões para se investir

Nesse sentido, é importante apontar alguns dos principais objetivos que o remarketing consegue trazer para uma empresa. São eles:

  • Retenção de leads;
  • Posicionamento da marca;
  • Aumento de vendas;
  • Aumento de leads.

Uma série de objetivos podem ser traçados a partir de uma boa estratégia de remarketing. Esses são apenas alguns.

Retenção de leads

Em relação à retenção de leads, é verdade, não acontecerá a primeiro momento. Afinal, se há a necessidade de efetuar o remarketing, é porque o cliente saiu da plataforma.

Porém, se bem feito, ele voltará e aumentará as suas chances de retenção dentro site da empresa.

Se, porventura, ele pesquisou por piso emborrachado para escada entrou no site da empresa, mas logo saiu, esse é o momento de agir.

A partir de envios de e-mail marketing, por exemplo, com alguma promoção referente àquele produto, ele poderá recobrar o seu interesse e entrar na plataforma.

Posicionamento da marca

Essa é uma maneira, também, de a marca se fixar dentro de um determinado segmento, uma vez que ela vai ficar aparecendo para seus possíveis consumidores.

Um usuário que busca por lavanderia perto de mim não necessariamente irá se ater ao nome da empresa que ele entrou no site.

Contudo, a partir da recorrência daquela comunicação, isso passa a ser um fator decisivo na fixação daqueles elementos dentro de um público. A partir disso, o cliente vai começar a se lembrar do nome da oficina mecânica, por exemplo. 

Aumento de vendas

Logicamente, quanto melhor a comunicação e mais alinhados estiverem os leads de uma empresa, maior será a recorrência de vendas.

Essa é uma das grandes razões para se investir em qualquer estratégia de marketing, mas é imprescindível entender a necessidade desse objetivo dentro do remarketing.

Ele é importante, fundamentalmente, porque há um investimento alto para a atração desse reconhecimento, mas, se isso não gera resultados financeiros, pode significar o fim da estratégia.

Aumento de leads

Por fim, este elemento acaba tendo um aspecto cíclico e se relaciona com o primeiro ponto citado. Fixar uma marca dentro de um mercado é, sobretudo, transformar pesquisas generalistas em específicas.

Ou seja, invés de pesquisar por cobertura metálica em arco, aquele usuário irá utilizar o nome daquela marca. Há um ganho significativo de leads e, mais do que isso, uma qualificação, uma vez que eles estão ali de forma muito objetiva.

Aplicação: um breve panorama

É certo que cada um dos pontos de aplicações que o remarketing tem está diretamente relacionado com as vantagens que ele pode trazer.

Nesse sentido, listar algumas dicas para se obter os melhores resultados acaba sendo essencial.

Público-alvo e a segmentação

Definir uma estratégia de marketing passa, inevitavelmente, pela compreensão do público-alvo em seus aspectos mais específicos.

Contudo, supõe-se que o remarketing já tem esse tipo de questão consolidada por parte da empresa. Ou seja, houve uma comunicação bem elaborada, mas o público ainda exige mais alguma coisa.

Nesse sentido, entra em cena uma das coisas mais preciosas quando o assunto é comunicação digital: a segmentação.

Esse aspecto se dá, justamente, por causa daquele usuário ter procurado por aquele tipo determinado de produto. Ou seja, mais específico impossível.

Landing page e retenção

Se no primeiro momento o lead não foi retido dentro da página da empresa, com o remarketing ele precisa ser.

Por isso, direcioná-lo para uma landing page intuitiva e que traga uma certa credibilidade é fundamental. Essas páginas, na verdade, são ambientes para qual o clique em outros lugares conseguem atrair.

Por essa razão, é fundamental que ela seja construída de forma consciente e pensando na experiência do usuário.

Definir quem não será comunicado e objetividade

Por fim, entender quais são os clientes suscetíveis ao remarketing é indispensável para que não se faça uma viagem perdida.

Ou seja, definir quais usuários não serão alvo dessa campanha pode ajudar na objetividade da comunicação.

Muitas vezes, essas pessoas podem apenas ter entrado por engano dentro das páginas e logo ido embora. Para evitar desgastes por parte da empresa e, também, desse público, é melhor evitar a insistência.

Considerações finais

Apresentar-se para um público pode ser o objetivo de qualquer marca que deseja sustentar uma boa relação com o ambiente digital. Porém, apenas essa postura não basta para a consolidação dessa empresa dentro de seu mercado.

Nesse sentido, o remarketing aparece como uma das ferramentas que podem ajudar as corporações em momentos de abandono de suas páginas.

Entender, portanto, os potenciais que esse tipo de estratégia tem para aumentar as vendas de um e-commerce, por exemplo, é essencial.

O remarketing consiste em uma comunicação que será aplicada de forma contínua para um possível cliente que já está circulando no ambiente da empresa.

Por essa razão, ele tem uma grande capacidade de posicionar a marca e fazer com que ela seja lembrada e reconhecida pelo seu público.

Considerar esse tipo de estratégia pode significar, em grande medida, que os objetivos não se percam no curso de uma comunicação bem estabelecida.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Editoria Portal Tec

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