5 dicas para alcançar a liderança em vendas de uma empresa

A liderança é um posto que todas as empresas querem ocupar e que constitui o objeto das disputas dos mais variados tipos de negócio do mercado. Desse modo, quando o intuito é liderar as vendas, faz-se necessário muito esforço e sangue frio para poder sair na frente.

A melhor forma de conseguir esse objetivo, seja vendendo chapa de pvc colorido no varejo ou produtos de limpeza no atacado, é por meio de uma avaliação precisa das circunstâncias atuais da corporação e do estudo adequado dos meios de alcançar sucesso.

Desse modo, as coisas não podem ser feitas de qualquer forma, muito menos pode se esperar que os resultados perfeitos caiam do céu ou apareçam do dia para a noite. O mesmo vale para a venda de serviços, como inspeção de carros.

Por essa razão, e para que seja possível, tanto com a promoção de um serviço quanto na venda de produtos, alcançar o tão desejado destaque nas vendas, será de grande serventia apresentar, neste artigo, o tema das vendas de uma empresa mediante a concorrência.

Apresentando o conceito da ideia, juntamente com as características essenciais de um líder em vendas, será possível mostrar como é possível alcançar este posto até mesmo sendo uma loja que vende prótese capilar masculina grisalha.

Por fim, também será possível dar cinco dicas para alcançar essa vantagem competitiva no âmbito comercial de uma empresa.

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Afinal, em que consiste a liderança em vendas?

Ser um líder de vendas consiste em estar responsável pelo acompanhamento da equipe, para que, caminhando todos juntos, seja possível alcançar os melhores resultados. 

Para tanto, o líder precisa saber como identificar os problemas e solucioná-los da melhor maneira, mesmo que isso signifique traçar novos planos e metas de ações.

A área de vendas consiste verdadeiramente em um coração que bombeia sangue para toda a organização, na qual os vendedores são os representantes da companhia e a gestão de vendas atua para que a equipe entregue os melhores resultados.

Pensando a respeito disso, o líder da área de vendas possui um papel fundamental para o sucesso da empresa, já que ele é o responsável por conduzir todo o time do setor comercial, ainda que seja para zerar o estoque de uma simples persiana de pvc externa.

Desse modo, se a corporação quer se destacar no mercado, os líderes de vendas precisam estar preparados para realizar a condução da equipe por entre as mais diferentes situações.

Não adianta de nada apenas cobrar e acompanhar os números indicadores de vendas. O líder de vendas necessita, antes de tudo, passar confiança para o seu time. Para tal, ele deve ser próximo ao grupo e, muitas vezes, ajudar na prática, puxar os problemas para si.

Esse profissional não pode jamais ser o carrasco e nem muito menos aquela pessoa que passa a mão na cabeça dos vendedores. Na verdade, o líder precisa ser assertivo em suas colocações para transmitir segurança e colocar o time na melhor direção.

O líder atua em peso na parte motivacional da equipe. É ele que está sempre presente lembrando e motivando a equipe para que realizem o que precisa ser feito e alcancem a meta que fora estabelecida.

Já o gestor foca no cumprimento de pendências e nas melhorias que devem ser implementadas na companhia. No entanto, os melhores líderes são aqueles que conseguem casar as duas habilidades, isto é, a de liderança e a de gestão.

Com essa junção de características, a condução do time comercial se torna algo mais natural possibilitando a aquisição de bons resultados, ainda que a meta final seja dobrar a venda de tenda transparente para casamento da loja.

Quais as características de um líder em vendas?

A verdade é que ser um bom líder vai muito mais além do que nascer com as qualidades prontas, com características totalmente padronizadas de modo que nada possa sair fora do esperado.

Nem todos os líderes possuem os atributos perfeitos que vão levar a empresa ao sucesso no seu trabalho através da liderança de uma equipe. Na realidade, é necessário um alinhamento de personalidade e exercício diário para desenvolver essas capacidades.

As pessoas que possuem a pretensão de trabalhar sem ninguém e as que acreditam que irão vencer sozinhas nunca serão bons líderes.

Desse modo, existem algumas características que valem a pena ser citadas. Entretanto, elas precisam ser praticadas e exercitadas de modo que os resultados sejam colhidos progressivamente.

Para começar, é possível pensar primeiro na empatia. Conseguir se pôr no lugar do outro e entender as experiências, preocupações, medos e outros sentimentos é uma necessidade primária para um bom líder.

Sem ter empatia, os gestores serão incapazes de construir uma relação forte de entendimento e credibilidade com os seus vendedores.

Desse modo, fornecer benefícios e a garantia das suas necessidades básicas dentro do trabalho, tal como um atestado de saúde para atividade física, são coisas fundamentais, que, apesar de simples, já entram na lista dos critérios que fazem toda a diferença.

Sem se exercitar na empatia, a gestão fica engessada e a comunicação se torna ineficaz. De maneira que nem é mais necessário dizer que isso não funciona mais para o atual contexto do mercado.

Além do mais, é bem interessante lembrar que empatia também é uma característica fundamental para quem deseja atuar no âmbito comercial por meios mais sofisticados, a exemplo do Inside Sales e das Vendas Consultivas.

Em um segundo momento, é importante pensar na questão chamada vulnerabilidade. Um líder que se faz vulnerável se mistura muito melhor com a equipe e dá abertura para que a outra parte também dê a cara à tapa e se sinta segura para falar sobre si.

Atualmente, falar a respeito dos medos, das inseguranças e dos principais desafios que se enfrentam no dia a dia de uma corporação são temas que estão sempre em alta, e constantemente são abordados em um bom coaching.

Entretanto, é preciso ter cuidado. Dar espaço para a vulnerabilidade não significa o mesmo de não saber o que está fazendo ou ser demasiadamente inseguro acerca dos processos, da direção do negócio ou da gestão em si. É preciso lembrar que o líder deve ser adulto.

Portanto, encontrar esse equilíbrio e abrir um pouco a janela dos sentimentos, sempre cuidado para não deixar tudo escancarado é o que vai determinar aqueles que são líderes competentes e os que não são.

Além do mais, uma outra característica importante nesse processo é saber ouvir. Esse fator está relacionado com a empatia, de um certo modo.

Saber ouvir é uma via segura para compreender o outro. Junto a isso, estar aberto a essas coisas é o que determina se os vendedores irão confiar e permanecer engajados com o líder ou não.

Do mesmo modo como a escuta ativa é praticada pelos vendedores de todos os tipos e segmentos, agora ela também precisará ser exercida como habilidade central dos gestores, a fim de absorver o que está sendo dito e utilizar de forma estratégica na prática.

Por fim, é necessário saber falar. Além do mais, é preciso ter consciência de que isso vai muito além de ter boas habilidades de cunho comunicativo ou saber fazer um bom conteúdo dentro de um estúdio para ensaio.

Comunicar significa conseguir transmitir aquilo que é desejado da forma que se deseja. Nesse sentido, é preciso aprender a dar feedbacks sem ofender, a não ser grosseiro sem querer e, principalmente, a não arranjar problemas fora de hora por ofender uma pessoa.

Também há uma relação íntima disso com a pessoa que está ouvindo a mensagem. A forma como a pessoa ouve, interpreta e assimila os feedbacks está relacionada à personalidade.

Além do mais, um bom líder sabe como abordar tanto os seus vendedores quanto aqueles que são superiores dentro dos processos. Ele quer mais: quer achar formas de fazer as coisas da melhor forma e obter ainda mais sucesso.

5 dicas para alcançar a liderança em uma empresa

Por fim, e para que até mesmo uma lavanderia mais perto de mim possa se valer desse tipo de abordagem, será de bom uso colocar em prática estas cinco dicas para liderar melhor as vendas de uma empresa:

  • Conhecer a própria equipe;
  • Explorar o potencial dos colaboradores;
  • Ter empatia;
  • Planejar bem cada ação;
  • Sempre orientar os passos rumo aos resultados.

Por meio do conhecimento dos métodos adequados, é possível planejar, executar e corrigir com maestria de forma a otimizar ao máximo todos os processos.

Considerações finais

Neste texto foi possível constatar que vender é algo tão fundamental para o andamento do mercado que, de uma forma geral, todos estão na disputa pela melhor liderança nesse cenário.

Por essa razão, conhecer o conceito dessa atribuição, as suas principais características e as melhores orientações a respeito de uma boa execução são elementos de vital importância para acertar em cheio e superar a concorrência.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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