5 Estratégias de Vendas para Empresas

5 Estratégias de Vendas para Empresas

Esteja você trabalhando em uma ideia de negócio inicial ou se preparando para lançar um novo produto, não dê um salto para o desconhecido sem um plano.

Uma estratégia de marketing e vendas bem definida, pode fazer toda a diferença quando o assunto é sucesso. Aqui estão algumas regras práticas a serem seguidas, juntamente com cinco tipos de estratégias de vendas para experimentar.

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Desenvolvimento de uma estratégia de vendas

Por que você precisa de uma estratégia de vendas? Aqui estão alguns benefícios:

  • Uso mais eficaz dos recursos
  • Público-alvo claramente definido
  • Melhorou taxas de conversão
  • Abordagem coordenada entre as equipes de vendas e marketing
  • Maior compreensão do seu mercado

O desenvolvimento de uma estratégia de vendas começa com a definição do seu objetivo.

Antes de começar, revise suas metas nos próximos um a cinco anos, garantindo que todos os objetivos sejam mensuráveis.

Pense em como você deseja definir sua marca e em que posição deseja estar. Para alguns, isso pode significar desenvolver e lançar um novo produto.

Para outros, isso pode significar coordenar uma estratégia de marketing de conteúdo coesa. A maioria das novas empresas precisará construir uma base de clientes central como um de seus principais objetivos.

Você pode colocar esses objetivos específicos e individualizados no centro de qualquer plano de estratégia de vendas.

5 tipos de estratégias de vendas

Depois de identificar seus recursos e objetivos, é hora de começar a trabalhar. Aqui estão alguns tipos diferentes de estratégias de vendas que podem ser úteis.

1. Defina seu comprador

A primeira estratégia de vendas e marketing é se concentrar em seu núcleo demográfico, aprendendo tudo o que puder sobre seu comprador.

O que você sabe sobre o seu mercado? Você pode analisar o conteúdo dos concorrentes, realizar pesquisas de mercado e enviar pesquisas para entender melhor quem são seus principais clientes.

Uma estratégia eficaz centrada no comprador se concentrará na escolha dos produtos mais produtivos.

Você não quer desperdiçar seus recursos limitados em leads que provavelmente não serão convertidos em uma venda.

 Para isso, pesquise bem os prospects, definindo prioridades e influenciadores. Tudo isso pode ser usado para compilar um perfil de comprador com base em detalhes como os seguintes:

  • Localização
  • Demografia
  • Indústria (para vendas B2B)
  • Comportamentos de compra

Acompanhe pesquisas regulares, ouvindo e aprendendo com o feedback do seu cliente para refinar seu perfil de comprador.

2. Conte uma história.

Um segundo tipo de plano de estratégia de vendas é focar em contar uma história usando o marketing de conteúdo. Como humanos, estamos programados para responder a histórias evocativas.

Em vez de fornecer aos clientes um resumo seco dos recursos de seu produto, por que não se concentrar mais nos benefícios pessoais que seus produtos oferecem?

Compartilhe problemas da vida real com os quais seus clientes possam se identificar, acompanhando exemplos de como seus produtos ou serviços podem ajudar. Esse tipo de estratégia coloca os clientes no centro da história.

Você pode incorporar isso em suas contas de mídia social, e-mails direcionados, boletins informativos e site.

3. Segmente um nicho de mercado.

Uma abordagem comum para empresas iniciantes é começar com um nicho de mercado antes de expandir sua estratégia de vendas para um grupo demográfico mais amplo. Use a segmentação de clientes e outras formas de análise para identificar os pontos de referência que cada mercado compartilha.

Escolha um pequeno grupo de empresas ou indivíduos para segmentar, explicando como seu produto ou serviço pode resolver esses problemas.

Pode parecer contra-intuitivo não lançar a rede mais ampla possível, mas você poderá refinar seus negócios para um grupo principal de clientes e crescer a partir daí.

4. Venda sua marca.

Outro tipo de estratégia de vendas e marketing é vender a si mesmo. Embora muitas empresas se concentrem apenas no marketing de seus produtos, os compradores não querem fazer uma compra de uma empresa sobre a qual nada sabem.

Construa a confiança do cliente compartilhando informações sobre o histórico e o ethos de sua marca.

Além de uma forte estratégia de marketing social, você pode aumentar os relacionamentos marca-cliente com atendimento impecável e comunicação transparente.

Não confunda seus compradores com jargão ou linguagem esperta de marketing; em vez disso, você pode promover um ar de autenticidade compartilhando visões dos bastidores de como sua marca funciona.

5. Foco no crescimento interno.

Nosso plano final de vendas e marketing é focar não apenas no alcance externo, mas também no crescimento interno. Você não pode expandir seus negócios adequadamente sem a manutenção de sua base de clientes existente.

Acompanhe os números de vendas regularmente, monitorando todos os principais indicadores de desempenho.

Identifique o que está funcionando e o que não está para ajustar sua estratégia conforme necessário. Mantenha sua força de vendas motivada com incentivos, coletando feedback regular de todas as partes interessadas à medida que você continua a crescer.

Editoria Portal Tec

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