7 dicas para traçar planos e metas para o próximo ano

O final de ano está chegando e junto com ele já se inicia a programação para o começo de um novo ano que está por vir, quando estamos iniciando um novo ciclo de 365 dias, é natural que começamos a sonhar, fazer uma retrospectiva de como foi o balanço geral do período que passou, e começar a planejar como você quer que seja aquele novo ano que se inicia. 

Bom, mas por mais sonhador que você seja, nem tudo pode ser realizado em apenas um ano, certo? É sempre bom ser otimista, mas é necessário mesclar isso com o realismo e começar a pensar em metas que sejam palpáveis e que você possa atingir durante esse período. 

Mas com tantos objetivos em mente, como conseguir traçar suas prioridades? Como separar aquilo que é mais importante é ter metas bem definidas para o ano que se inicia? Será que as tarefas incompletas como a manutenção de elevadores no seu condomínio que não foram feitas serão acumuladas? 

No texto de hoje, nós separamos 7 dicas para você conseguir traçar planos e metas para o próximo ano, isso vai te ajudar a saber até onde quer chegar e definir como alcançar aquilo que deseja, bora começar o próximo ano preparado? Então vamos lá!

  • Conheça a metodologia SMART

A nossa primeira dica para começar traçando planos e metas para o próximo ano é que você conheça a famosa metodologia SMART, que do inglês podemos traduzir como “esperto”, esse é um modelo extremamente popular justamente na criação de objetivos, e pode te ajudar durante toda a sua criação de planos. 

Segundo esse termo, para uma meta ter maior chance de ser concluída, é preciso que ela seja: S (specific) - específica, M (measurable) - mensurável, A (achievable) - alcançável, R (relevant) - relevante e T (time based) - ter prazos definidos. 

Ao cumprir todo o SMART, as chances de que sua meta sejam concretizadas é muito maior, então leve isso em conta durante as suas escolhas, pense e analise se seus planos encaixam nesse conceito e verifique se eles são ou não acessíveis de acordo com o SMART.

  • Seja racional na hora de construir suas metas

Todos nós podemos e temos o direito de sonhar alto no final de ano, mas, por mais que você esteja otimista em relação ao novo período que está por vir, procure ser uma pessoa racional acima de tudo. Claro que você pode sonhar, mas tente equilibrar isso com metas que realmente podem ser concretizadas. 

Sonhar de mais pode fazer com que você não alcance seus resultados e acabe o ano frustrado com aquilo que não alcançou, e não feliz pelo que realizou, então separe a sua bobina de papel, e na hora de selecionar e construir suas metas, coloque os pés no chão e atue com a sua racionalidade. 

  • Foque naquilo que é mais prioritário para você

Uma coisa é crucial na hora de traçar metas: ter foco. É necessário que você saiba exatamente o que deseja, então uma dica valiosa é saber focar naquilo que é mais prioritário para você, o que considera mais importante? Qual plano quer alcançar primeiro?

Coloque na cabeça aquilo que mais deseja e foque no que é mais importante, muitas vezes, queremos alcançar vários objetivos diferentes e no final, ficamos sem nada, então saiba escolher a dedo o que é mais importante e tem maior prioridade para você. 

  • Monte um planejamento financeiro 

Grande parte das suas metas devem envolver a parte financeira, certo? Desde as maiores como trocar de carro, comprar uma casa na praia e fazer uma viagem internacional, até as menores, como entrar em uma academia, adotar um cachorro ou comprar um novo console da última geração. 

Tudo precisa da parte financeira, e é claro que é necessário que você coloque na balança esse fator antes de sair realizando o seu planejamento. Veja qual o seu momento financeiro atual, quais as suas expectativas para o próximo ano, e faça as contas para saber se aquilo que você deseja pode ou não ser alcançado durante os próximos 365 dias. 

É preciso ser criterioso, entender a sua realidade, e colocar na balança se é ou não possível alcançar aquele objetivo de acordo com as suas finanças.

  • Adicione os imprevistos na equação

Ninguém quer passar por um imprevisto, mas eles acontecem, um pneu furado, uma necessidade de realizar a calibração de instrumentos, uma troca de celular após quebrar o seu antigo, enfim, a imprevisibilidade faz parte da nossa rotina, e é preciso fazer com que ela seja normal dentro do seu planejamento.

Na hora de montar suas metas, adicione ela dentro da sua equação, saiba que você corre certos riscos e aprenda a lidar com eles, por mais complicados que eles possam ser e você não saiba de onde eles venham, é preciso ter ciência de que problemas podem ocorrer e é necessário estar pronto para certas ocasionalidades. 

  • Não deixe metas acumuladas

Um grande problema das metas de final de ano, é que muitas pessoas não as realizam, e isso acaba se transformando em uma enorme bola de neve, porém coloque isso na cabeça antes de efetuar o seu planejamento, não deixe com que objetivos passados se acumulem. 

Caso não tenha feito algo no ano que passou, dê foco para ele no início do próximo ciclo e não deixe que as metas sejam acumuladas, dê um prazo para que as coisas aconteçam e procure sempre cumpri-los da melhor maneira possível. 

  • Seja específico na escolha dos seus planos

Por fim, todo o planejamento precisa de uma certa especificidade para ser cumprido, então, cada plano que você tiver e cada meta que quiser alcançar, procure ser específico em relação a ela, não generalize como “quero fazer uma viagem internacional” , “quero trocar de carro” ou “preciso comprar uma bomba”, seja específico.

Saiba o país que quer realizar a viagem, talvez França, Alemanha, Estados Unidos, México, Inglaterra, Itália, África do Sul, enfim, especifique seu destino, escolha a marca de carro que deseja, saiba se precisa de uma bomba de vácuo ou hidráulica. 

Não generalize seus planos, deixe eles bem alinhados de acordo com os seus desejos.

O que achou do texto de hoje? Já está preparado para traçar suas metas para o próximo ano? Deixe a sua opinião abaixo e não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Editoria Portal Tec

Portal Tec é uma referência em conteúdos na internet. Trazemos para você o que tem de melhor na internet brasileira quando o assunto é conteúdo de qualidade e informativo. Seja bem vindo, se procura se informar, alegro-me em dizer que está no lugar certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up