Agenesia Dentária: O que é e como tratar?
Você sofre com a falta de algum dente, ou tem um que não foi completamente desenvolvido, mas não sabe o que pode ser? Pode-se tratar de uma agenesia dentária, que é um dos problemas mais comuns da dentição que acometem os humanos, mas o seu tratamento deve ser realizado de forma eficiente e contínua.
Antes de falar sobre a agenesia dentária, é pertinente ressaltar sobre a importância de uma saúde bucal constante, desde quando criança, pois é nessa fase que se criam hábitos que podem ser levados para vida toda. Dessa maneira, se você possui um plano odontologico para microempreendedor individual, utilize a criança para realizar consultas.
A saúde bucal deve ser mantida através de uma boa higiene, que é uma prática que deve ser feita, primeiramente, em casa, realizando a escovação dentária pelo menos três vezes ao dia, com ênfase no pós refeição, que é quando há uma maior chance de proliferar bactérias. Caso essas bactérias causem algum problema, use plano odontologico pme.
O que é agenesia dentária e como é causada?
Falando agora mais especificamente dessa condição que, embora seja a mais comum quando se fala em deformidades na dentição, muita gente nem têm a ciência de que ela existe. Por isso, é sempre importante estar a par desses problemas, para entender melhor como realizar o tratamento, evitando que mais complicações surjam.
Dependendo de como funciona seu convênio odontológico, pode cobrir até mesmo esse tipo de problema, então verifique como funciona o plano odontologico da empresa, bem como os tipos de serviço que são prestados.
Agenesia dentária nada mais é que um quadro onde pessoas não possuem certos dentes na dentição, ou não houve o desenvolvimento completo. O tratamento para esse tipo deve ser procurado o quanto antes, pois quanto mais tempo demorar para tratar, pior ficará a condição da sua boca, além de também poder desenvolver outros problemas na boca.
Embora pareça uma doença, não deve ser confundido, a agenesia não é uma doença da cavidade bucal, mas sim uma condição de anomalia, onde justamente ocorre essa falta de dentição. É muito comum que o plano odontologico empresarial cubra a maioria das doenças bucais, sendo as mais comuns:
- Cárie;
- Gengivite;
- Periodontite;
- Halitose.
Vale lembrar que esse tipo de condição é diferente de uma perda dentária ao longo da vida, pois é algo que ocorre de forma que impede o crescimento do dente, e não sua perda, ou seja, você até pode ter o dente, mas ele nunca irá ser totalmente desenvolvido.
Ainda não se tem uma definição exata de como esse tipo de problema é adquirido, mas a ideia mais aceita é de que seja alguma anormalidade expressa nos genes da pessoa, tornando-se uma doença decorrente de uma deficiência genética. Porém, doenças infecciosas, medicamentos mais pesados e outros traumas também podem ser associados.
Normalmente esse tipo de doença é de fácil percepção, ainda mais por ocorrer comumente na fase de transição entre dente de leite e permanente da criança, ficando bem visível e aparente para os responsáveis.
Portanto, se seu filho apresenta um espaçamento incomum entre os dentes, é muito provável que ele tenha algum tipo de problema nos dentes, então é recomendado levar ele ao dentista o quanto antes, através de um convenio odontologico para mei, por exemplo.
Como realizar o tratamento dessa condição?
Ficando mais fácil de entender do que se trata esse problema comum, bem como de qual origem ele se dá, é fundamental conhecer quais são os principais tratamentos a serem realizados.
Por mais que ele não seja uma doença, ele é um quadro clínico que tem tratamento, podendo variar. Porém, todos os tratamentos devem ser avaliados mediante a um profissional especializado nessa área.
Em alguns casos em que a criança não consegue ter a dentição completa, pode ser necessário o uso de uma prótese dentária, por exemplo. Entretanto, em alguns casos, como a falta de dente molar, pode ser necessário a extração total desse dente.
Num geral, a primeira coisa que deve ser feita é a realização de consulta com um dentista, assim que os pais perceberem que a dentição do filho não está certa. Com um tratamento precoce, evita que a criança necessite de cuidados mais especiais, além disso, também garante um tratamento de mais longo prazo e mais eficiente.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.
Deixe um comentário