Aumente suas vendas de forma eficaz

As vendas são necessárias para qualquer tipo de empresa, independentemente de seu segmento, pois são por meio delas que os lucros são gerados.

Para alguns especialistas, vender não é correr atrás dos clientes, mas atraí-los naturalmente. Ao fazer isso, a organização percebe um aumento considerável em seus lucros.

Embora este seja o conceito correto de vender, não é dessa forma que a maioria das organizações vive. Isso porque a essência dessa prática se perdeu há um tempo, e muitos acreditam que se trata apenas de entregar algo em troca de dinheiro.

Se vender é fundamental para que uma organização lucre, por que essa prática não é trabalhada da maneira como deveria pelas companhias? Vemos gestores e empreendedores preocupados em vender apenas para lucrar.

Obviamente, o lucro é importante, mas quando você vende um produto ou serviço, está entregando uma solução nas mãos do seu cliente. Qualquer empresa que pense dessa forma, vai conseguir vender mais.

Se eu vender uma solução para os problemas do indivíduo, naturalmente ele vai se interessar por ela. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de vendas, como criar valor antes de vender e dar algumas dicas sobre o assunto.

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Entenda o conceito de vendas

A definição mais comum de vendas é entregar um produto ou serviço, em troca de uma quantia que corresponde ao seu preço. Isso serve para todo e qualquer produto e serviço que existe no mercado, como:

  • Móveis;
  • Comida;
  • Equipamentos eletrônicos;
  • Veículos;
  • Serviços em geral;
  • Infoprodutos.

Desde uma pequena loja na garagem de uma residência até uma multinacional de tecnologia, todos precisam vender. No caso de um fabricante de vidros temperados, a venda acontece com o vendedor, o produto e o cliente.

O vendedor fornece o produto para o cliente em troca do dinheiro, mas embora essa definição não esteja incorreta, ela está incompleta.

Vender é mais do que isso porque envolve o relacionamento entre o vendedor e o cliente e a satisfação do consumidor ao adquirir um produto ou serviço.

As vendas envolvem confiança, resolução de problemas, credibilidade, relacionamento e fidelização, e não se trata de um processo unilateral. Isso significa que ela não depende apenas daquilo que você acha bom ou ruim, mas do que é ou não uma boa solução.

Quando o mercado não era tão competitivo, as vendas até se resumiam em vendedor, produto e cliente, mas hoje em dia, com a quantidade de opções disponíveis, é preciso ir além.

Para os profissionais de marketing, vender é co-criar soluções com o cliente, pois as estratégias ouvem o que as pessoas têm a dizer sobre as soluções e suas sugestões de melhorias.

Quando um canil vende filhotes micro bullies, por exemplo, a coisa mais importante é o valor, não o preço dos filhotes, mas o valor que eles vão agregar para os compradores, ou seja, as vantagens de adquiri-los.

O produto ou serviço precisa ser benéfico para o consumidor e mudar a vida dele de maneira positiva, por isso valor não é a mesma coisa que preço.

Ele traz mudanças e transformações no cotidiano dos indivíduos e melhora a vida deles de alguma forma. Quando uma empresa gera valor, ela desenvolve um bom relacionamento com as pessoas e gera confiança.

Também terá mais credibilidade, se torna referência no mercado e consegue fidelizar os clientes com mais facilidade.

Como criar valor antes de vender?

O valor é a verdadeira moeda de troca para o cliente, mas ele deseja comprar alguma coisa que faça sentido para sua vida e resolva seus problemas. Nesse cenário, gerar valor é fundamental para conseguir vender.

Para entender um pouco mais esse conceito, pense nos smartphones. Antes de sua existência, se uma pessoa quisesse acessar a internet, precisava ligar o computador.

Hoje em dia, a internet está na palma da mão e é possível realizar várias atividades, como enviar um e-mail ou até mesmo comprar telas para quadra. A comunicação também ficou mais rápida, e por meio de alguns cliques, obtemos informação.

Eles são tão importantes para a sociedade que é praticamente impossível imaginar a vida sem esses aparelhos. Isso acontece porque eles trazem valor para a vida das pessoas e resolve problemas que a sociedade nem mesmo sabia que tinha.

Uma marca só consegue gerar valor antes de vender quando identifica dores, realiza sonhos e resolve problemas. 

Em linhas gerais, ela é capaz de ajudar as pessoas e ajudá-las é um dos pilares do sucesso de qualquer negócio.

A empresa ajuda quando resolve um problema ou uma dor de maneira certeira, por meio do desenvolvimento de um produto ou serviço que vai melhorar a vida dos consumidores.

É o caso, por exemplo, de uma clínica que oferece ultrassom veterinário com doppler. Uma organização que acredita que pode ajudar seus clientes a alcançarem seus objetivos tem mais facilidade para vender.

Mas é importante lembrar que isso não se trata de fazer promessas que não pode cumprir, uma vez que esse comportamento pode quebrar a confiança do cliente e afastá-lo do negócio.

Uma venda genuína acontece por meio da persuasão para mostrar que seu produto ou serviço é realmente a melhor solução do mercado para resolver um problema.

Dicas para aumentar as vendas

Se tem uma coisa que toda empresa gostaria de saber é como aumentar as vendas, e elas buscam incansavelmente estratégias que ajudam nesse sentido.

A primeira coisa a ser feita é identificar as dores, resolver problemas e realizar sonhos, pois é assim que seu negócio vai gerar valor. Depois, pode investir em algumas estratégias, como:

Fazer perguntas para o cliente

Um fabricante de vacinas para gatos consegue vender mais porque é capaz de resolver os problemas de sua persona. A melhor maneira de fazer isso é descobrir qual é o problema do cliente, e a empresa pode perguntar diretamente para ele.

Não existe outra maneira de melhorar um produto ou serviço que não seja perguntando para quem realmente pode precisar dele. Além disso, se a marca quiser saber o que está errado, também deve perguntar.

Em linhas gerais, é muito importante saber o que as pessoas esperam da empresa, mas isso vai ajudar a desenvolver uma solução ideal para os problemas delas.

Existem algumas maneiras de fazer isso, por exemplo, pedindo para que as pessoas deixem comentários nas redes sociais ou blog, fazendo pesquisas e pedindo avaliações dos produtos e serviços.

Trabalhar o funil de vendas

O funil de vendas ajuda a estruturar as estratégias e identificar o que precisa ser feito em cada etapa. Para uma empresa especializada em habilitações cassadas, é uma forma de trabalhar a jornada do cliente e estabelecer um relacionamento com ele.

A ideia do funil é que para fazer uma pessoa comprar, é necessário se relacionar com ela, depois mostrar a oferta e fazer esse trabalho sempre de acordo com o momento de compra.

Mas, para manter o relacionamento com as pessoas não basta apenas investir em campanhas de remarketing. O mais importante é nutrir os leads por meio de conteúdos que são enviados em diferentes canais, como o e-mail.

Investir em atendimento digital

Hoje em dia, as pessoas já estão acostumadas a comprar pela internet, tanto é que muitas plataformas e-commerce estão crescendo no mundo todo. Qualquer empresa, como um fabricante de piano de meia cauda, pode vender dessa forma.

Os canais digitais não são apenas adequados para a divulgação, mas também para a conversão, e foi justamente por isso que o e-commerce cresceu 47% no Brasil, no ano de 2020.

Atualmente, quem investe em vendas e atendimento digital consegue se destacar e melhorar o faturamento. Mas não é necessário apenas vender para considerar as vendas online, pois existem alternativas com os canais digitais como fontes de conversão.

Personalizar a comunicação

Uma comunicação humanizada e personalizada faz com que o cliente se sinta importante para o negócio. É uma forma de estreitar o relacionamento com as pessoas, aumentar o engajamento e gerar conversões.

As vendas humanizadas de um fabricante de rebite de inox maciço fazem do cliente o centro de seu processo, sempre priorizando suas necessidades. A marca melhora a experiência dele e com isso consegue aumentar sua receita.

A comunicação personalizada estreita o relacionamento com o prospect, aumenta a confiança dele e gera mais taxas de conversão.

Considerações finais

Portanto, uma empresa que não vende não consegue ter lucros, o que prejudica sua manutenção no mercado e até mesmo sua existência.

Devido ao alto nível de competitividade no mercado, é necessário saber vender para se destacar e atrair os consumidores. Neste artigo, você aprendeu algumas estratégias que vão ajudar o seu negócio a gerar valor e aumentar as vendas.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Editoria Portal Tec

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