Como cultivar plantas carnívoras - Passo a passo completo e detalhado

Verdadeiros enigmas compostos por uma aparência e um visual exótico e único, as plantas carnívoras têm ganhado cada vez mais espaço nos nossos lares! 

Porém, além de sua aparência exuberante e misteriosa, esse tipo de planta possui também um funcionamento complexo e que exige um pouco de atenção. 

 Mantê-las nunca foi uma tarefa fácil, mas se você tem o desejo de cultivá-las em sua casa ou apartamento, não se preocupe, pois você está no lugar certo! 

Nesse artigo vamos te mostrar o passo a passo completo e detalhado de como cultivar plantas carnívoras. 

Também trouxemos algumas curiosidades fascinantes e tipos de plantas carnívoras para você escolher a sua! 

Vamos lá?

Como cultivar plantas carnívoras: um mundo vasto e rico de espécies 

Sabemos que existem mais de 1.000 tipos diferentes de plantas carnívoras, distintas com base em quatro armadilhas: adesivas, de jaulas, de sucção e de ascídios. 

Porém, mesmo que exista essa extensa variedade, suas demandas são semelhantes. 

No próximo parágrafo vamos destacar alguns os cuidados gerais e essenciais: 

Como cultivar plantas carnívoras: principais cuidados e dicas 

Confira abaixo, todas as dicas que separamos para você:

Cuide do solo

A primeira dica é com relação ao solo. Assim como acontece com os cuidados de praticamente qualquer planta, um dos principais fatores para cultivar uma planta carnívora em casa é buscar criar, da forma mais fiel, o seu habitat natural. 

Hoje sabemos que o solo esfagno é o ideal para plantas carnívoras, como é o caso do musgo, que tem a capacidade de reter água, buscando mesclar a areia com os materiais inertes que dão volume.

Regue diariamente 

Plantas carnívoras necessitam de muita água e, por isso, precisam ser regadas diariamente.  

Pensando nisso, recomendamos que verifique sempre a umidade do musgo. Isso é importante, pois a planta sugará uma boa quantidade da água para se manter. 

Aqui cabe lembrarmos também que as plantas carnívoras não toleram o cloro. Pensando nisso, use água da chuva ou filtrada para regá-las.

Exponha gradativamente à luz solar 

A exposição à luz solar deve ser feita, porém, de uma forma gradativa, pois elas podem morrer se ficarem expostas diretamente.

Somente exponha a luz solar de forma completa depois que atingirem a maturidade. 


Faça a nutrição corretamente 

Por último, mas não menos importante, faça a nutrição corretamente da sua plantinha. 

Lembre-se, sua alimentação é composta, em sua maioria, por insetos e é deles que elas retiram a maior parte dos nutrientes para seu desenvolvimento. 

Evite também colocar a mão nas plantas para ver elas abrindo e fechando, pois a mão humana contém substâncias que podem prejudicar estas plantas.

No artigo de hoje você conheceu o passo a passo completo de como cuidar da sua planta carnívora corretamente. Lembre-se apenas de não exagerar na dose!

E caso não tenha ainda uma planta carnívora, o que acha de ir até a floricultura mais próxima e adquira já a sua!

Editoria Portal Tec

Portal Tec é uma referência em conteúdos na internet. Trazemos para você o que tem de melhor na internet brasileira quando o assunto é conteúdo de qualidade e informativo. Seja bem vindo, se procura se informar, alegro-me em dizer que está no lugar certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up