Como definir os KPI's que melhor se encaixam no seu negócio

O alcance do sucesso nos negócios abrangem diferentes fatores. Para uma empresa fabril, como de uma que usa injetora de plástico, o bom desempenho da gestão industrial é fundamental. Aliás, a gestão eficiente é requisito básico para todas as organizações.

A questão é que para cada atividade dentro da empresa é preciso avaliar a performance, pois somente desta maneira é possível entender os processo que está gerando resultados e o que não. 

É por essa razão que é determinado para o negócio a definição de KPI’s. Se não está familiarizado com a sigla, não se preocupe, venha conosco e compreenda o que é, como estabelecer os melhores para a sua empresa.

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KPI”s: o que são e como escolher os melhores para o seu negócio

Essa sigla em inglês, em tradução livre, que diz indicadores chave de performance. Eles são basicamente formas de analisar o desempenho de determinada atividade, que pode ser, por exemplo, o resfriamento de um baú refrigerado.

Por dar uma visão precisa entre o que foi executado e os resultados obtidos com ela, a partir do estabelecimento do objetivo, a definição de KPI’s é extremamente importante para o progresso do negócio, pois permite decisões mais rápidas e assertivas, melhor planejamento e detecção de falhas.

E como estabelecer os indicadores de performance que mais se encaixam com o seu negócio?  Para isso, é importante analisar alguns aspectos, como:

  • Mercado de atuação
  • Objetivos de curto, médio e longo prazo
  • Concorrência
  • Expectativa de crescimento.

Esses são alguns fatores, que apesar de amplos, ajudam a escolher bem os indicadores, já que permite ter clareza sobre objetivos micro e macro.

Principais KPI’s aplicados no mercado

Para ampliar o entendimento sobre os KPI’s, veja a seguir quais são os KPI’s que podem ser utilizados por empresas dos mais diferentes segmentos:

Retorno sobre Investimento: o ROI é um dos principais indicadores de performance, pois por meio dele é possível mensurar o quanto de resultado financeiro foi angariado com os investimentos realizados. 

Índice de conversão: esse KPI é comum para avaliar o desempenho de estratégia de marketing de relacionamento, entre outras ações do universo do marketing que tem como foco a geração de leads, mesmo se sua empresa for de confecção de uniformes, por exemplo.

Taxa de produtividade: é um indicador que possibilita analisar a eficiência operacional da empresa. Com ele é possível detectar fatores que podem estar minando o desempenho na produção.

Taxa de qualidade: o índice de qualidade é fundamental para medir a eficiência do produto ou serviço, de modo a mitigar reclamações de clientes, que tanto interferem na imagem da empresa e no processo de fidelização.

Indicador de fidelização: falando em processo de fidelização, também é importante ter um indicador para mensurar as taxas, pois a retenção de consumidores é estratégico para os negócios, uma vez que mantém e ajuda a elevar padrão de lucratividade como as vendas frequentes.

Taxa de vendas: é um dos tipos de KPI’s diretamente ligado ao campo financeiro, em que o volume de vendas por período vai apontar a necessidade de elevar os esforços.

Esperamos que nosso conteúdo tenha elucidado sobre o que são KPI’s e como escolher os melhores para o seu tipo de negócio e objetivos. Se gostou compartilhe e siga para mais artigos como esse.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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