Como desenvolver o data mart?

Vivemos em uma era cada vez mais dependente do uso de dados para o desenvolvimento de estratégias e tomadas de decisões mais assertivas, sendo assim, é fundamental conhecer todos os conceitos e termos que englobam esse mundo, entre os principais, temos justamente o Data Mart. 

Ele que nada mais é, do que um subconjunto do Data Warehouse, que por sua vez, é um repositório de dados organizados e esquematizados para análises posteriores, ele envolve praticamente todas as informações de uma empresa, englobando os dados envolvidos de forma geral, já o DM, é específico, abrangendo determinada área ou assunto específico, oferecendo informações mais detalhadas sobre o mercado ou departamento em questão. 

É como se o DW fosse o contexto geral, enquanto o DM, abordasse dados em áreas específicas, como o RH, o marketing, o setor financeiro e por aí vai, um foca no geral, enquanto outro traz algo mais concentrado, ambos são importantes, mas podemos falar que em termos de velocidade, praticidade e até mesmo concentração de informações, o Data Mart acaba sendo fundamental. 

Ao invés de procurar a fundo e navegar por horas na imensidão de dados disponíveis, basta uma simples consulta concentrada para encontrar o que deseja, abrir uma porta de aço e pronto, tudo que procura fica ao seu alcance. 

Devido ao seu impacto, é claro que é preciso aprender a desenvolver essa estratégia, certo? Já que pode ser de grande valia para a sua empresa, então no texto de hoje, vamos te mostrar como desenvolver o data mart, confira!

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Defina o escopo do Data Mart

O primeiro passo para desenvolver o Data Mart é definir qual será o escopo utilizado, ou seja, é necessário pensar qual será o departamento que será focado, e entender quais os dados que serão filtrados e enviados para a base de informações vinculadas a essa área. 

Por se tratar de uma metodologia que usa informações específicas e foca em apenas um departamento, é recomendado começar aos poucos e ir implementando e evoluindo de maneira cautelosa, sendo assim, selecione o departamento que considera mais importante, ou o que mais necessita do uso do Data Mart, e comece a planejar sua execução e armazenamento de dados. 

Escolha o tipo

Após selecionar em qual área você irá investir o seu Data Mart, é preciso escolher o tipo, existem três principais: o dependente, independente e o híbrido, o primeiro se baseia na obtenção de dados do Warehouse, o segundo já é desagregado DW, extraindo os dados de forma direta de dados transicionais ou externos. 

O último é o híbrido, que consiste na junção dos dois fatores, usando um pouco de cada, procure entender cada estilo e veja qual melhor se encaixa no seu DM dentro daquele departamento, prefere receber os dados direto da fonte como se fosse uma bomba centrífuga, criar sua própria base ou mesclar as estratégias?

Defina as fontes

Aqui vai depender de qual foi a escolha do tipo de Data Mart, se você optou pelo dependente, sua fonte será o Data Warehouse, caso tenha escolhido o independente ou o híbrido, é preciso verificar quais serão as suas fontes.

Olhe para os sistemas internos como ERPs, CRMs, PDV, WMSs, SCMs, entre outros, veja de onde pode extrair os dados e quais podem render frutos para o seu negócio. 

Construa

Com todas as definições acima já concretizadas, é hora de construir o seu Data Mart, sendo assim,defina o esquema lógico, assim como outros elementos como o relacionamento entre tabelas, fatos e dimensões, também é preciso os controles de acesso e a estrutura física do seu DM. 

Essa é uma parte que costuma dar trabalho, mas tente caprichar na sua execução, assim como um detergente concentrado que pode limpar qualquer imperfeição, procure ser criterioso, e passar um pente fino para ter um sistema sólido. 

Gerencie seu Data Mart

Com seu Data Mart pronto, agora é necessário sempre mantê-lo atualizado e gerenciá-lo da melhor maneira possível, estabeleça um padrão para sempre revisar os controles de acesso, reforçar a segurança, otimizar o sistema e adicionar novos dados. 

Uma vez criado, basta fazer essa manutenção frequente para manter o seu DM ativo, e funcionando de forma qualificada, gerando dados e aumentando o número de conversões e de sucesso dentro da sua empresa. 

O que achou sobre o texto de hoje? Deixe sua opinião abaixo nos comentários e não se esqueça de compartilhar esse conteúdo caso tenha gostado, até a próxima. 

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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