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Como fazer uma política de despesas reembolsáveis na sua empresa
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Ter uma política de despesas reembolsáveis na sua empresa é uma forma de cumprir a lei, formalizar regras, evitar fraudes e falhas processuais
Em empresas onde os funcionários precisam fazer visitas aos clientes ou viagens de negócio, ter uma política de despesas reembolsáveis é fundamental para formalizar regras, evitar fraudes e falhas processuais.
No entanto, muitos ainda têm dúvidas sobre como deve ser feita. Imagine a seguinte situação: um colaborador viajou para o Rio de Janeiro e, inicialmente, gastou o próprio dinheiro. A organização, por sua vez, deve reembolsar os gastos com passagem e hospedagem de hotel no Rio de Janeiro.
Isso porque, perante a lei, a empresa é obrigada a arcar com todos os custos relacionados às atividades de trabalho. E, caso a organização não tenha uma política de reembolso bem estruturada, esse processo pode ser confuso e ineficiente.
Pensando nisso, neste artigo, falamos sobre a importância de contar com uma boa política de reembolso e os tipos existentes. Boa leitura!
Por que você deve ter uma política de reembolso na sua empresa?
Antes de tudo, você precisa ter em mente que a política de despesas reembolsáveis evita processos trabalhistas, pois, quando o processo de reembolso é bem estruturado, a organização cumpre com sua obrigação, que é arcar com todas as despesas corporativas.
Além disso, ter um conjunto de regras relacionadas ao reembolso também é importante para evitar fraudes, falhas e melhorar a gestão financeira do negócio. Nesse sentido, entre os principais benefícios, podemos destacar:
- diminuição de gastos com reembolsos indevidos;
- melhor organização e controle financeiro;
- identificação de possíveis fraudes na prestação de contas;
- facilitação do processo de ressarcimento, otimizando o tempo utilizado na prestação de contas e na própria análise de solicitações de reembolsos;
- redução ou eliminação de divergências na solicitação e na aprovação dos ressarcimentos.
Como implementar cada tipo de política de reembolso?
Agora que você já sabe o que é uma política de despesas reembolsáveis e qual é a importância de ter uma na sua empresa, confira abaixo os três tipos existentes e saiba como implementar cada uma delas.
1- Política de reembolso simples
A política de reembolso simples, como o próprio nome indica, estabelece processos básicos em relação à prestação de contas e o reembolso em si. Nela, são definidos os seguintes pontos:
- como a solicitação do reembolso deve ser feita;
- como a prestação de contas deve ser realizada;
- quais comprovantes são aceitos para a solicitação de reembolso;
- quais são as despesas reembolsáveis;
- regras relacionadas às despesas mais comuns, como hospedagem, alimentação e transporte.
2- Política de reembolso detalhada
Já a política de reembolso detalhada, além de abranger os aspectos básicos da política simples, também adiciona outros elementos de acordo com a necessidade de cada organização.
Geralmente, esse modelo é adotado por empresas que possuem um volume maior de solicitações de ressarcimentos. Dessa forma, a política de reembolso detalhada inclui:
- todos os aspectos da política de reembolso simples;
- regras mais aprofundadas sobre as despesas reembolsáveis e os processos que as envolvem;
- definição do processo de aprovação de despesas antes que as viagens aconteçam;
- definição de limites de valores para as despesas reembolsáveis, de acordo com orçamentos e histórico de despesas;
- se a empresa julgar necessário, definição de regras específicas, de acordo com os diferentes tipos de viagens ou cargos de cada colaborador.
3- Política de reembolso flexível
A política de reembolso flexível abrange tanto a política de reembolso simples quanto a detalhada. Basicamente, consiste em adaptar as regras estabelecidas para as despesas de reembolso às diferentes situações, conforme a necessidade.
Quais despesas são reembolsáveis?
Confira abaixo alguns exemplos de despesas reembolsáveis que devem fazer parte da política de reembolso da sua empresa:
- acomodação;
- deslocamentos e transporte;
- alimentação;
- pacote de internet.
Despesas não reembolsáveis
Por fim, nem todas as despesas que o colaborador tem são obrigatoriamente reembolsáveis. No entanto, isso deve ser especificado na política de reembolso. Veja a seguir as mais comuns:
- multas de trânsito;
- compras de objetos de uso pessoal;
- gastos por atrasos de modo geral;
- custos com lavanderia;
- bebidas alcoólicas.
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