Como utilizar gatilhos mentais no marketing?

Saber persuadir com estratégias de marketing digital é um dos pontos para que possa conquistar consumidores, e utilizar os gatilhos mentais de um público-alvo de forma benéfica para influenciar essa decisão é ainda mais importante. 

Os gatilhos mentais são os estímulos que o cérebro recebe de uma forma inconsciente, e que pode influenciar em uma tomada de decisão de uma forma direta, muitas vezes de imediato.

Em muitas situações do cotidiano, os gatilhos mentais podem fazer com que o indivíduo realize ações, desde acordar e até mesmo, saber quais decisões tomar posteriormente após ter colocado uma peruca full lace cabelo humano.

Esses sinais que o cérebro manda são estudados pelos departamentos de marketing para saber como transformar os gatilhos mentais dos consumidores em atos de compra naquela empresa, e principalmente, que eles tenham essas ações após verem uma campanha.

A racionalidade de uma ação surge posteriormente após ela ser feita, e sendo um modo para justificativa, porque em alguns casos, o gatilho mental pode despertar sentimentos bons ou desfavoráveis no indivíduo.

Por isso, quanto mais uma empresa de revestimentos em ACM souber usar os gatilhos mentais de uma forma mais favorável em seus anúncios e estratégias, melhor será para o empreendimento com a conquista e fidelização dos consumidores. 

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Quais são os tipos de gatilhos mentais para o marketing?

Dentro das estratégias do marketing digital, diferentes formas de gatilhos mentais podem ser usados nas campanhas das empresas, sendo alguns deles:

  • Escassez;
  • Urgência;
  • Autoridade;
  • Prova social;
  • Novidade;
  • Antecipação;
  • Dor x prazer.

Sendo um dos gatilhos mais famosos, e também um dos mais usados, o gatilho de escassez acaba despertando o sentimento de que haverá perdas se não for consumido de imediato, e com isso, o consumidor fica com medo de ficar sem o produto ou o serviço. 

Muitas vezes, o reforço da ideia de algo escasso vem devido ao anúncio da quantidade que o produto ou serviço tem em estoque, dentro de um número ou então, um período de tempo, o que acaba levando ao gatilho mental da urgência. 

Usando a base de que muitos consumidores deixam para procurar produtos de última hora, como um dia antes para o evento ainda se buscar toldos articulados, por exemplo, o gatilho mental de urgência utiliza mensagens que reforcem a urgência de ter o produto. 

Tanto que a promoção só ocorre em um determinado dia, ou enfatizar as horas que faltam antes que a oferta termine, acabam sendo práticas comuns para os gatilhos mentais de urgência no marketing. 

Quanto mais um produto e um serviço passarem segurança aos consumidores, maiores são as chances deles serem aderidos, e o gatilho mental de autoridade pode mostrar que a empresa possui um conhecimento do mercado, e oferece o que é de melhor do nicho. 

Essa ideia ganha ainda mais reforço quando é ligada a estratégia de marketing de conteúdo, demonstrando que há um entendimento do ramo e uma maior autoridade por conta das postagens que acabam demonstrando possibilidades com o produto no nicho. 

Muitos consumidores desejam adquirir produtos e serviços que são a novidade do momento dentro do mercado e de círculos sociais, o que acaba levando-os ao gatilho mental de prova social.

Onde as empresas oferecem seus produtos ou serviços de um modo que garante aos clientes a exclusividade ao comprarem um curso de piscineiro, por exemplo, além de dar o gatilho mental que apenas os melhores profissionais usam esses recursos. 

Os gatilhos da novidade e antecipação acabam andando juntos, isso porque podem mexer com o consumidor em relação ao futuro quando se utilizar o que o negócio oferece, com boas expectativas para o lançamento da novidade no mercado. 

O sentimento de ter algo inédito e descobrir uma novidade acaba mexendo com os clientes de uma empresa, e com isso, as estratégias de marketing podem garantir que os gatilhos mentais sejam efetivos para os consumidores que gostam de novidades. 

Gerar gatilhos por intermédio de emoções é um dos modelos de gatilhos mentais mais utilizados dentro do marketing, especialmente quando se trata de dor e prazer. 

Quando o consumidor está no começo da etapa do funil de vendas, é importante que os empreendimentos possam dar uma solução para os problemas que o cliente possui, por isso, ter conhecimento das dores e apresentar resultados é uma forma de gatilho mental. 

Como usar em estratégias de marketing?

O departamento de marketing ao criar uma estratégia, tem o objetivo de conseguir instigar e converter um grande número de consumidores por meio de conteúdos, anúncios personalizados ou outras estratégias que variam de empresas para empresas. 

Quando se tem uma compreensão de como um gatilho mental atua para um consumidor de toucas de cetim, a estratégia se torna mais fácil de ser montada, porque ele sempre irá enxergar o produto como algo importante. 

Tanto o marketing como a área de vendas da empresa acabam estudando sobre o perfil e o comportamento do consumidor, para saber o que os motiva a efetivar uma compra e qual é a sua necessidade, além de saber se ela será conquistada.

Por isso, quanto mais uma empresa preparar estratégias que visem os pontos positivos que aquele produto ou serviço irá oferecer aos consumidores, melhores serão os gatilhos mentais para que eles comprem.

A sensação de que algo é exclusivo ou então, possui um pouco tempo para ser vendido, é outro fator que acaba gerando um gatilho mental no consumidor, por isso, acaba sendo um dos métodos mais utilizados pelas empresas. 

Contudo, saber criar bem métodos que demonstrem emergências nas chamadas das campanhas de camiseta personalizada dos vingadores deve haver um bom planejamento, visto que em caso contrário, acaba afastando clientes do que aproximando.  

Sendo assim, quanto mais se aprender e aperfeiçoar meios para os gatilhos mentais terem uma maior efetividade, maiores são as chances de ampliações de vendas utilizando essa estratégia.  

Dicas de ampliar vendas usando gatilhos mentais 

Quando um departamento de marketing de uma empresa busca fazer com que haja gatilhos mentais que levem os consumidores ao ato da compra de uma tela mosquiteiro para janela removível, algumas dicas podem contribuir para essa estratégia. 

01. Gerar valor para o consumidor

Para que o gatilho mental acabe tendo alguma eficácia ao consumidor, é importante que haja uma demonstração do porque o produto ou serviço é importante, útil e relevante para esse cliente. 

Portanto, a estruturação da campanha e das mensagens devem ser bem planejadas para que essa mensagem consiga ser transmitida no texto ou até mesmo, no visual da propaganda. 

02. Mostrar que a oportunidade é única

Exclusividade é algo que pode mover muitos consumidores a realizar uma compra, especialmente quando é feito por tempo limitado e que posteriormente, ele possa compartilhar que conseguiu aproveitar uma promoção em curto tempo. 

O gatilho emocional de mostrar o quanto o produto ou serviço é especial dentro do mercado, e será para a vida do cliente, faz com que o resultado de compra seja feito mais facilmente. 

03. Autoridade

Quanto mais uma empresa demonstrar que há uma autoridade real sobre aquilo que oferta, maiores serão os gatilhos dentro do consumidor em comprar aquilo que o empreendimento alega ter autoridade. 

Portanto, certificações em campanhas e conteúdos nos canais oficiais, acabam reforçando ainda mais esse gatilho. 

04. Feedback de outros consumidores

Os feedbacks possuem uma grande importância dentro do mercado, não somente para ajudar a empresa a saber os pontos fortes e fracos, mas como também, contribuir para que os consumidores que estão no início da jornada de compras tenham um gatilho. 

Esse gatilho é gerado devido a sensação de confiança que os resultados positivos são aqueles que estão no início do funil e tendo os mesmos problemas do cliente que já comprou o produto ou serviço, podendo contribuir para a conclusão da jornada. 

Diferenças entre persuadir e manipular

Embora possa gerar dúvidas e muitos relacionam semelhanças, há diferenças entre persuasão e a manipulação dentro das estratégias de marketing. 

O ato de manipular um consumidor é conduzir suas decisões para efetuar a compra, como se a empresa decidisse por meio de estratégias das quais não oferecem outras opções e acabam tendo apenas uma única alternativa para um único resultado. 

Já a prática de persuasão é quando as ações são feitas, com alguns argumentos, para que leve o consumidor a uma reflexão da qual possa escolher o resultado que deseja, dando múltiplas escolhas em alguns casos. 

Os gatilhos mentais dentro do marketing de uma empresa de treinamentos para habilitados deve ser de modo que possa persuadir os consumidores a escolherem os serviços oferecidos, e não manipulá-los. 

A manipulação de uma empresa sob um consumidor acaba não sendo um aspecto positivo por demonstrar uma imposição sobre suas opções, por isso, uma empresa deve evitá-las para que o relacionamento com o seu público-alvo possa durar mais tempo. 

Considerações finais 

Portanto, as campanhas de marketing cada vez buscam mais formas para atrair os consumidores, sendo uma dessas estratégias a utilização de gatilhos mentais. 

Seja por conta da novidade ou nos meios de solucionar os problemas que os consumidores possuem, as estratégias de gatilhos mentais devem ser bem estruturadas para que não vire uma manipulação do consumidor e sim, entregue opções para estes. 

Com uma estruturação e usando as mensagens certas, é possível que os gatilhos mentais que uma empresa utilizar com as campanhas de marketing possam gerar bons resultados para o setor de vendas, assim como, uma maior conversão de leads.   Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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