Conheça os cuidados com a saúde bucal pós-cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica tem ajudado muitas pessoas contra problemas de pressão alta e, até mesmo, diabetes, porém é preciso se atentar para que a saúde bucal não sofra consequências com ela.

Clique e Saiba Mais +

O que fazer antes de realizar a bariátrica?

É necessário fazer um check-up antes de iniciar a cirurgia porque, no pós-operatório, os dentes serão muito úteis para mastigar bem os alimentos. Logo, deve-se observar as seguintes situações

  • Saúde da gengiva;
  • Fazer a limpeza;
  • Verificar as restaurações;
  • Próteses.

Torna-se relevante fazer observações destes pontos, caso haja a falta de dente é importante repor ele.

A cirurgia bariátrica é um dos procedimentos contra a obesidade. Uma das complicações bucais e sistêmicas é o refluxo gastroesofágico, que pode causar lesões no esmalte dentário.

Ao danificar o esmalte, poderá danificar a cor do dente, sendo necessário o clareamento dental.

Essa erosão vai causar a perda de material do dente e ela vai ser causada por agentes químicos não cariogênicos.

Além disso, há os agentes cariogênicos, que são as bactérias, porque pessoas que passam por esse procedimento, terão o estômago reduzido.

Sendo assim, ele comerá em menor quantidade, porém com maior frequência, causando desequilíbrio na cavidade bucal, fazendo com que as bactérias se aproveitem deste meio.

As cáries também podem ser aliadas para o desgaste dos dentes, sendo necessário iniciar o tratamento por meio do clareamento dentário.

Prevenindo-se contra problemas bucais

Alguns pacientes também passam a se queixar de xerostomia, a conhecida boca seca e, por consequência, a diminuição de saliva acaba ocasionando o mau hálito.

Às vezes, pelo fato da alimentação ser restritiva, o paciente acaba tendo uma perda de paladar ou alteração, não conseguindo se alimentar da forma correta.

Outro ponto comum é que haja sensibilidade dentinária por conta dos vômitos (comum em pacientes de bariátrica, do qual não se acostumaram com as novas condições do estômago e comem além da conta), resultando em um desgaste da estrutura dental.

Esses desgastes poderão até ocasionar a alteração na pigmentação do dente, sendo necessário que busque sobre o preço clareamento dental.

Além disso, pela falta de saliva, esse paciente acaba tendo muitas lesões nos tecidos moles da cavidade oral e é comum que esses pacientes tenham dificuldade de beber água.

Com essa perda de lubrificação acabam tendo uma dificuldade na mastigação e na deglutição, porque a saliva não irá auxiliar neste processo.

Muitas vezes pode acontecer uma falta de nutrientes nesta dieta, causando problemas na estrutura dental, como por exemplo a ausência do cálcio.

É importante a participação do dentista no pós-operatório para que ele possa orientar a questão de reaprender a mastigar.

Pacientes que perdem 10 kg ou mais através de dietas rigorosas e fazem a utilização de próteses dentárias, é necessário que elas sejam refeitas.

Porquanto, as próteses mexem em tecido mole se esses tecidos sofrem alterações. O comprometimento da saúde bucal relacionado a esses pacientes que fazem a cirurgia bariátrica, faz com que a saúde bucal seja extremamente deficiente.

A mastigação pode ter influência na recuperação?

Os pacientes que passam pela bariátrica precisam mastigar muito bem os alimentos, porque ele perde a capacidade gástrica.

Como ela se reduz, é preciso formar o bolo alimentar da forma correta, sendo formado através da mastigação adequada e da saliva.

Então para que isso ocorra é necessário ter bons dentes e uma boa mordida, pessoas que possuem dentes o mordidas de forma errada devem iniciar o tratamento com o aparelho dental invisível para que o alimento possa chegar no estômago de uma forma precisa.

Então se eu estiver com algum problema de saliva será necessário fazer a introdução da saliva artificial.

Como prevenir as complicações em cirurgia bariátrica?

A primeira forma de prevenção começa antes da preparação. Muitas das vezes o cirurgião recomenda ao paciente que emagraça um determinado número de quilos. Há situações em que quem será operado não consegue atingir a meta estabelecida.

Isso é algo que favorece todas as complicações da cirurgia bariátrica, quanto mais leve você está para a cirurgia menor é o risco de emergências posteriores.

É importante fazer averiguação se há dentes tortos na boca, porquanto, eles são propensos à junção de bactérias onde a escova não consegue higienizar propriamente.

Então é recomendado realizar o tratamento por meio de alinhadores invisíveis para evitar o problema.

Após a cirurgia, é necessário ter o controle, sabe-se que esse paciente é mais propenso a ter cáries e problemas na gengiva.Sendo assim, é muito importante manter a higienização da boca em dia utilizando o fio dental e o raspador de língua.  Esse processo deve ser feito após cada refeição.

Então, é importante fazer a visita a cada 6 meses para fazer um check-up e a limpeza, para que os dentes possam ser mantidos para o resto da vida.Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Editoria Portal Tec

Portal Tec é uma referência em conteúdos na internet. Trazemos para você o que tem de melhor na internet brasileira quando o assunto é conteúdo de qualidade e informativo. Seja bem vindo, se procura se informar, alegro-me em dizer que está no lugar certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up