É possível parcelar um PIX? Saiba como!

É possível parcelar um PIX? Saiba como!

Sabia que é possível parcelar Pix? Se você ainda não tinha ouvido falar disso, saiba que a funcionalidade já está sendo utilizada por grande parte da população do país.

Um dos meios de pagamento mais usados no Brasil desde seu lançamento pelo Banco Central, em novembro de 2020, o Pix já contabiliza mais de 126 milhões de usuários, entre empresas e pessoas físicas.

Com 438 milhões de chaves cadastradas, a ferramenta vem sendo aprimorada desde sua criação. E para deixar o dia a dia dos usuários ainda mais fácil, permite também parcelar o Pix.

Se você nunca usou essa funcionalidade, ou já usou e gostaria de aprender um pouco mais sobre a operação, este artigo irá sanar as suas dúvidas.

Acompanhe até o final!

Clique e Saiba Mais +

É possível parcelar Pix?

O Pix é um recurso que pode ser usado a qualquer hora, e a qualquer dia ou noite da semana. A ferramenta está sempre disponível, e possibilita o pagamento ou recebimento por um produto ou serviço de forma praticamente imediata.

Porém, a novidade é a possibilidade de parcelar Pix. O Pix parcelado faz uma mescla entre a funcionalidade do cartão de crédito e a agilidade do serviço Pix, permitindo uma espécie de empréstimo para parcelar as suas compras.

Como funciona o Pix parcelado?

Para parcelar Pix, é preciso observar o funcionamento de cada instituição financeira.

Como regra geral, o Pix parcelado funciona da seguinte forma:

  • O cliente realiza uma compra usando o Pix como pagamento
  • Na hora de pagar, no app do banco, o usuário define a quantidade de parcelas e a data de vencimento
  • O Pix entra com o valor integral para a pessoa ou estabelecimento que recebe o pagamento. Apenas o pagador tem a opção de parcelar o valor.

É importante lembrar que a escolha das parcelas e datas pode funcionar de formas distintas.

Se for um Pix parcelado no cartão de crédito, se mantém a data da fatura do cartão. Mas se for um parcelamento não atrelado ao cartão, a data poderá ser escolhida pelo usuário, ou ainda ser a mesma do dia da compra.

 Outro ponto de atenção é que parcelar Pix não é um meio de pagamento oficial do Banco Central. Segundo o BC, o Pix não se constitui como operação de crédito.

Isso significa que o Bacen ainda não definiu como serão as regras para a operação. Porém, não proíbe as instituições de oferecerem esse tipo de serviço.

Parcelar pix no cartão de crédito?

Para esclarecer o ponto anterior, queremos deixar claro que há duas modalidades da operação para quem quer parcelar Pix. Uma usa o próprio cartão de crédito, mas a outra não, é como se fosse uma “linha de crédito” própria.

No Pix parcelado com cartão de crédito, o cliente está condicionado aos limites e prazos de vencimento do seu cartão. No caso de parcelar Pix sem cartão, o serviço funciona de forma similar a um empréstimo.

Quais as vantagens de parcelar Pix?

Escolher parcelar Pix é optar por uma forma de pagamento facilitada, que dá acesso a algumas vantagens. Confira:

  • O Pix parcelado pode ser aplicado em transações de valores entre pessoas físicas, e não somente para compras de produtos ou serviços
  • A possibilidade de parcelar Pix faz da ferramenta uma ótima solução para lidar com imprevistos do dia a dia, como uma manutenção no carro, na casa, etc
  • Parcelar Pix pode incentivar a redução de tarifas cobradas pelas operadoras de cartão de crédito
  • Quando um cliente faz um Pix parcelado, o vendedor tem a garantia do recebimento dos valores
  • A transação também pode ser um estímulo para aumentar o ticket médio de vendas para lojistas
  • Oferecer a opção de parcelar Pix pode ser uma boa maneira de expandir o público atendido pelo estabelecimento.

Quando parcelar o Pix?

O Pix parcelado pode ser de grande ajuda em vários momentos do dia a dia, principalmente para aqueles consumidores que não possuem cartão de crédito.

É claro que deve ser usado com atenção, uma vez que sua utilização não planejada pode comprometer o orçamento. Assim, parcelar Pix pode ser excelente quando:

  • Houver descontos para compras nessa forma de pagamento
  • Em situações de emergência, imprevistos que precisem de um valor que não se dispõe em conta
  • Quando o usuário não possui um cartão de crédito
  • Em operações que não comprometam mais do que 30% da sua renda com parcelas.

Não esqueça que, para usar o Pix, é preciso ter uma conta bancária (que pode ser uma conta digital) e cadastrar as chaves de sua preferência (CPF, e-mail, telefone ou chave aleatória).

Feito isso, é só usar o Pix parcelado com sabedoria, seguindo as dicas que você leu neste texto!

Editoria Portal Tec

Portal Tec é uma referência em conteúdos na internet. Trazemos para você o que tem de melhor na internet brasileira quando o assunto é conteúdo de qualidade e informativo. Seja bem vindo, se procura se informar, alegro-me em dizer que está no lugar certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up