Guia turístico: saiba o que conhecer e como aproveitar a Bahia

Dos pontos turísticos aos passeios menos conhecidos, a Bahia vai muito além da capital

Carnaval, samba e acarajé. Para o imaginário popular, a Bahia pode ser definida por essas três palavras. Mas será que um estado tão grande e rico em cultura pode ser definido de maneira tão simples?

Para responder a essa pergunta, o turismo baiano oferece opções de roteiros que incluem pontos turísticos e passeios menos conhecidos. Dessa forma, é possível conhecer a Bahia que vai muito além de Salvador!

Clique e Saiba Mais +

Como montar um roteiro de viagem?

Essa é uma das principais dúvidas dos turistas, afinal, não é difícil se deparar com roteiros focados apenas na capital nas agências de viagem. Para fugir dos clichês, a dica é pesquisar e explorar opções que abordem a Bahia de outro ponto de vista.

Conversar com quem já visitou o estado, pesquisar em sites especializados e encontrar guias com foco em passeios menos conhecidos é uma boa pedida para iniciar o planejamento. Abaixo, é possível conferir alguns pontos turísticos que não podem ficar de fora do roteiro.

Chapada Diamantina

A região conhecida por quem pratica o ecoturismo abriga serras, grutas e cachoeiras. Também é na Chapada Diamantina que nascem grande parte dos rios que compõem a bacia do Paraguaçu.

A junção de paisagens naturais torna a região indispensável no roteiro de quem deseja conhecer a Bahia. Os passeios podem incluir toda a família, agradando desde as crianças até as pessoas mais velhas.

Para quem sai de Salvador, vale considerar a distância até a Chapada Diamantina. Os trajetos entre a hospedagem e os pontos turísticos também podem ter o acesso mais restrito, graças às estradas de terra. A dica é contratar um transfer ou alugar um carro adequado para esse tipo de trajeto.

Itacaré

Os fãs de praia não podem conhecer a Bahia sem acrescentar Itacaré no roteiro. A cidade de pouco menos de 30 mil habitantes abriga praias paradisíacas e trilhas para quem deseja se aventurar nos passeios.

O destino não é indicado para quem possui crianças pequenas ou dificuldades de mobilidade. As praias com mar agitado e as trilhas pouco abertas podem dificultar o acesso desses grupos.

Para quem deseja chegar ao destino de avião, é possível pousar em Salvador ou Ilhéus e seguir o trajeto de ônibus, carro ou transfer. As ruas de Itacaré são asfaltadas e não demandam um tipo específico de veículo para a circulação entre os passeios.

Costa do Descobrimento

O nome pode soar comum para quem já visitou a cidade de Porto Seguro, onde fica localizada a passarela do descobrimento. A região da Costa, por sua vez, abrange Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte.

O roteiro inclui paradas em Trancoso, Arraial d'Ajuda, Praia do Espelho e no Centro Histórico. A quantidade de passeios fica por conta do número de dias da viagem, mas é recomendável reservar ao menos 5 dias para explorar a região.

A maior vantagem de incluir a Costa do Descobrimento no roteiro é a quantidade de opções de passeio. É possível conhecer a praia, a história da cidade, desbravar a culinária baiana ou fazer compras. Tudo depende dos planos para a viagem.

Salvador

A capital ainda é uma das melhores opções para quem busca facilidade na locomoção ou tem poucos dias de viagem. Mesmo escolhendo a capital, é possível fugir dos clichês.

Nossa dica é focar nos passeios que trazem parte da identidade do estado: o Pelourinho, o Farol da Barra, o Elevador Lacerda e a Praia do Flamengo não podem ficar de fora.

Para se deslocar entre um ponto e outro, os turistas contam com a facilidade dos carros de aplicativo e táxis, presentes por toda a cidade. Ainda é possível fechar pacotes com transfers ou adquirir passeios avulsos. A principal vantagem da capital é essa: a facilidade!

Editoria Portal Tec

Portal Tec é uma referência em conteúdos na internet. Trazemos para você o que tem de melhor na internet brasileira quando o assunto é conteúdo de qualidade e informativo. Seja bem vindo, se procura se informar, alegro-me em dizer que está no lugar certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up