Inbound Marketing X Outbound Marketing: entenda as principais diferenças

O destaque do marketing está na forma em que tal tipo de estratégia pode permitir com que um negócio alcance os melhores resultados dentro da sua área, sendo isso algo que pode se espalhar para os mais diversos tipos de segmentos disponíveis no mercado.

E é justamente por causa dessa pluralidade de opções que acaba por ocorrer uma diversidade também de estratégias disponíveis de marketing, cada uma voltada para um campo específico, trazendo melhores oportunidades para quem gerencia um negócio.

A principal questão em relação a esse tipo de tática acaba sendo a dificuldade em descobrir qual é a melhor estratégia a ser adotada para o seu negócio, levando em conta a diversidade de opções que surgem sempre que alguém busca por um método de gestão.

E da mesma forma em que o controle de segurança de um armazém pode optar pela aplicação de ferramentas como câmera de segurança externa, outros podem preferir pelo uso de sensores, enquanto outros pela combinação de ambos os itens citados.

Ou seja, o que não falta são opções, e o mesmo pode ser dito em relação ao marketing. Contudo, mesmo com tantas alternativas de estratégias comerciais, existem duas que devem ser vistas com atenção, já que elas podem abranger muitas outras ações.

Tais práticas se tratam do modelo de marketing inbound e outbound, cada uma com suas particularidades que podem ajudar um negócio a conquistar melhores resultados.

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A função do inbound marketing

Essa estratégia, conhecida também como marketing de atração, lida com um novo tipo de tática comercial, usando de conteúdos diversos para atrair a atenção do público, aproximando assim uma companhia dos seus possíveis clientes, tudo por meio de:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Podcasts.

Produções essas que podem abordar assuntos distintos, como o valor de se trabalhar com uma câmera de segurança com áudio intelbras, por exemplo, e assim conquistar o interesse de um indivíduo que possa vir a ser tornar cliente, mesmo sem uma ação direta.

A função do outbound marketing

Do outro lado temos o outbound marketing, que é visto como uma estratégia mais tradicional. Por meio dessa prática, uma companhia pode usar de canais conhecidos para divulgar algum tipo de produto ou serviço ao público, optando por veículos como:

  • Rádio;
  • TV;
  • Jornais;
  • Revistas;
  • Outdoors;
  • Eventos.

Por meio dessas opções é possível trabalhar com a apresentação de características de um produto, além de questões mais específicas, respondendo a perguntas feitas na internet, como “controle de acesso biometrico preço” entre outros temas similares.

Através desse tipo de resposta é possível divulgar melhor qualquer que seja o item de trabalho de uma empresa, agindo diretamente com o objetivo de destacar suas mercadorias e encontrar um público interessado em consumi-las.

Qual a melhor opção?

A resposta para isso depende muito dos objetivos de quem gerencia um negócio, levando em conta as diferenças associadas a tais tipos de estratégias, como é o caso dos canais adotados de divulgação, conforme foi citado nos tópicos anteriores.

Para quem busca por resultados a curto prazo, divulgando um novo sistema de controle de acesso lançado no mercado, o outbound marketing pode ser o mais adequado, mas para quem está em busca de fidelizar o seu público, o método inbound é mais interessante.

Outro tipo de diferença entre essas estratégias está na forma em que os seus resultados são medidos, pois mesmo com ambos buscando aumentar as vendas de um negócio, o desempenho de cada um pode apresentar um desempenho próximo ou no futuro.

A melhor opção para um negócio é saber como aplicar esses dois modelos de marketing de forma conjunta, permitindo assim não só a conquista de um cliente, como também a sua fidelização, mantendo o seu público como um consumidor frequente.

Por meio dessa combinação de estratégias é possível para um serviço de rastreamento de frota via satélite destacar o valor do seu trabalho por meio do inbound marketing e depois divulgar tal ofício de forma específica através do marketing de modelo outbound.

Com a adoção de uma prática conjunta, o marketing de uma empresa como um todo pode acabar trazendo melhores resultados, tanto a curto como a longo prazo, sendo preciso apenas conhecer quais são os seus propósitos no mercado, para saber como alcançá-los.

Resultados que partem do outbound e inbound marketing, assim como as suas diferenças e semelhanças, com cada sistema abordando um número amplo de possibilidades de marketing, o que acaba por explicar também o porquê desse mercado ser tão diverso.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Editoria Portal Tec

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