O que é Data Mart?

Coletar, analisar e usar dados, são princípios básicos de qualquer empresa na atualidade, é através dessas informações que surgem novos insights e que tomadas de decisões ocorrem, deixando tudo mais simples e eficiente, esse trabalho geralmente é conhecido como Business Intelligence. 

Existem vários profissionais, que são contratados com o objetivo justamente de atuar com essa coleta, análise e uso de dados, e se você é desse ramo, com certeza já deve ter escutado falar sobre dois termos bem familiares, o Data Warehouse e o Data Mart. 

Muitas pessoas acreditam que são iguais ou não sabem apontar a diferença entre eles, a maioria conhece apenas o DW, e acaba deixando o DM de lado, acreditando ser a mesma coisa ou apenas uma versão “piorada” do outro, mas acredite, o Data Mart é muito mais relevante do que você pode imaginar. 

Assim como um serviço de caixa de pizza personalizada, facilita o cotidiano de uma pizzaria em ter seu nome e identidade registrada, esse conceito também pode deixar tudo mais simples e trazer uma praticidade enorme quando falamos de uso de dados.

No texto de hoje, iremos mostrar para você qual o significado do Data Mart e porque ele se diferencia do Data Warehouse, bora conferir? Então vamos lá!

Clique e Saiba Mais +

Afinal, o que é Data Mart?

De uma forma resumida, o Data Mart abrange estruturas de armazenamento de dados estratégicos de um negócio, com essa definição, você deve estar se perguntando, “mas isso não é exatamente o que faz o Data Warehouse?”, bom na verdade existe uma grande diferença entre eles, e por isso muitas pessoas acabam se confundindo e deixando o DM de lado.

O Data Mart pode ser considerado como um subconjunto do Data Warehouse, ou seja, ele é uma forma mais simples voltada para um único assunto ou linha de negócios, dessa forma, ele armazena assuntos específicos de áreas específicas dentro de um negócio, diferente do DW, que abrange os dados de uma forma geral. 

Então a principal diferença entre eles é que, enquanto o Warehouse é criado para servir como armazenamento de dados geral de toda a empresa, o Mart atende a solicitação de uma divisão ou função comercial mais específica. 

Sendo assim, cada setor pode ter seu próprio Data Mart, com suas características correspondentes a sua área de atuação, o que deixa tudo muito mais facilitado, separando de acordo com as necessidades, assim como é feito com os equipamentos de combate a incêndio, por exemplo, que ficam instalados onde é mais necessário. 

Quais são as características do Data Mart?

Para conhecer mais sobre o Data Mart, é importante saber suas características, entre as principais, podemos destacar que ele usa um esquema em estrela para projetar tabelas, a sua projeção e uso costumam ser mais fáceis devido ao seu tamanho que costuma ser pequeno se comparado aos outros, não chegando a 100 GB.

Também vale ressaltar que ele tem dimensões menores e os dados são integrados a partir de um número menor de origem, o que faz com que seja muito mais compacto, por fim, sua principal característica é justamente a forma como ele funciona, carregando dados relacionados a um departamento específico, sendo focado e específico em uma área, podendo ser ela o RH, marketing, finanças e por aí vai. 

Quais os tipos de Data Mart?

O Data Mart possui três tipos de funcionamento, o dependente, independente e o híbrido, vamos falar um pouco mais sobre cada um deles abaixo. 

O dependente é um banco de dados criado diretamente com o Data Warehouse central, de onde todas as suas informações são extraídas e organizadas, e como o próprio nome já indica, fica totalmente dependente desse sistema.

Já o independente como você deve imaginar, é o oposto do anterior, não precisando usar os dados do DW, concentrando-se em uma área ou um assunto específico de maneira mais isolada, tendo o seu próprio lacre de segurança para desenvolver dados. 

Por fim, o híbrido é a mescla dos dois que citamos acima, combinando as diferentes fontes de dados vindas do DW corporativo com os outros sistemas operacionais, transicionais, e outros canais de informações. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Editoria Portal Tec

Portal Tec é uma referência em conteúdos na internet. Trazemos para você o que tem de melhor na internet brasileira quando o assunto é conteúdo de qualidade e informativo. Seja bem vindo, se procura se informar, alegro-me em dizer que está no lugar certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up