O que é um bot de vendas?

A tecnologia é uma verdadeira facilitadora dentro do nosso cotidiano, são inúmeros benefícios que ela traz dentro de nossas vidas, desde os mais simples como o uso de dispositivos móveis até os mais complexos e específicos, como no outsourcing de impressão para a sua empresa. 

Uma coisa é certa: independente da tecnologia ela costuma facilitar e muito, qualquer tarefa cotidiana. Entre essas facilidades, podemos destacar sem dúvidas a área de vendas. Vender sempre foi uma peça chave dentro de qualquer empresa, afinal, como ter sucesso e gerar fluxo de caixa sem conseguir vender seus produtos de maneira adequada?

Para ter mais efetividade, produtividade e assertividade, talvez um auxílio tecnológico possa ser muito bem vindo, e quando se trata da área comercial, os bots de vendas acabam sendo os mais indicados no assunto, eles podem automatizar todas as tarefas e transformar seu setor de vendas em uma verdadeira máquina. 

Mas, você sabe o que esse termo significa? Seus benefícios? No texto de hoje iremos contar tudo isso e muito mais para você, bora conferir? Então vamos lá!

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O que significa um bot de venda?

A palavra “bot” é uma abreviação para “robot”, que significa robô, ou seja, um bot de venda nada mais é, do que um robô de vendas, em suma, isso significa que são softwares desenvolvidos para criarem interações e comandos que conduzam o cliente até efetivar uma transação. 

Recepcionar potenciais clientes, auxiliar na segmentação, dar informações, acompanhar o pós-venda, e direcionar os caminhos durante toda a jornada perseguida pelo consumidor, desde o seu primeiro contato até mesmo a sua conversão. 

Sendo assim, os bots de vendas nada mais são, do que uma forma automatizada de interagir com seu cliente e convencê-lo a adquirir determinado produto, eles acompanham à risca, cada passo da jornada de um cliente, sendo cruciais dentro da área comercial assim como os equipamentos de combate a incêndio são para os bombeiros. 

Como funciona um bot de vendas?

O bot de vendas é mapeado e programado de forma prévia, para responder uma série de questões, solucionar problemas, responder dúvidas e guiar o usuário durante toda a sua jornada de compra ou para a próxima etapa, como o contato com um vendedor, o clique em um link de pagamento ou a oferta de um produto específico. 

Tudo vai depender do objetivo da empresa e como ela quer introduzir aquele bot em suas estratégias, eles podem estar presentes em chats de sites, perfis em marketplace, mensagens automáticas nas redes sociais, no Whatsapp ou qualquer outra forma de venda pela web. 

O tipo mais comum de bot de vendas são os chatbots, que nada mais são do que robôs programados para responder mensagens do público, a grande diferença é que o chatbot pode funcionar como um atendente,e  não necessariamente como um bot de venda. 

Como criar um bot de venda?

Se você se interessou pelos bots de vendas e quer utilizá-los ao seu favor, é preciso se atentar a alguns detalhes antes, o primeiro deles é determinar qual o objetivo deles, ou seja, qual etapa do seu funil de vendas eles serão introduzidos, participarão ativamente de toda a jornada? Ou serão incluídos somente em alguma etapa operacional mais problemática e que requer maior atenção?

Depois disso, é preciso definir qual será o canal de operação do bot? Quais plataformas ele será implementado? Qual será a mensagem que ele irá transmitir? Quais são seus fluxos de informação? Todos esses detalhes são imprescindíveis na hora de criar seu próprio bot de vendas. 

Como usá-lo ao seu favor?

Por mais que o bot de vendas seja uma ferramenta extremamente útil, é claro que ele não fará nada sozinho, é preciso de uma programação e todo um processo prévio para que ele consiga ser mais funcional, sem uma mente por trás dele, ele é igual um produto sem lacre de segurança, estando sujeito a falhas constantes. 

Procure fazer um bom desenvolvimento, escolher uma ótima plataforma, e montar todo um fluxo que seja funcional e que realmente explore ao máximo os bots de venda, seja eficiente, e monte uma proposta compatível com aquilo que deseja entregar.

Agora que já conhece melhor sobre o bot de vendas, que tal implementá-lo nas suas estratégias? Comente abaixo o que achou sobre ele e não se esqueça de compartilhar esse texto com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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