Principais dicas para começar a investir em criptomoedas

O mercado de criptomoedas pode entregar grandes rentabilidades, mas é preciso tomar alguns cuidados para investir da forma certa

O mercado cripto é um dos que mais tem crescido nos últimos anos. Moedas como Bitcoin, Ethereum e outras já são responsáveis por deixar muitas pessoas milionárias em pouco tempo.

Sendo assim, fazer um investimento digital em ativos desse tipo pode trazer uma grande rentabilidade e multiplicar o seu patrimônio, caso o investidor aloque capital da forma certa.

No entanto, esse é um mercado ainda muito novo, logo, é preciso tomar uma série de cuidados para evitar perder o seu dinheiro ou ser vítima de fraudes.

Por isso, leia nosso artigo e saiba como começar com o pé direito nesse mercado e investir em criptomoedas da maneira certa.

Clique e Saiba Mais +

1. Não invista todo o seu dinheiro

Em primeiro lugar, é preciso saber que esse mercado é altamente volátil. Ou seja, os criptoativos podem subir ou descer de preço de forma relevante — muito mais do que com ações, fundos imobiliários e outros ativos desse tipo.

Portanto, assim como é possível multiplicar o seu patrimônio de forma exponencial, também é possível perder tudo do dia para a noite.

Por isso, é importante não investir todo o seu dinheiro de uma só vez: é possível alocar uma pequena porcentagem do seu capital nesse mercado para não se expor tanto ao risco desse tipo de ativo. O percentual de exposição às criptomoedas dependerá do perfil de cada investidor.

No entanto, existem estudos que mostram que de 1 a 5% de criptomoedas em uma carteira de investimentos aumenta a rentabilidade sem aumentar a volatilidade. Por isso, essa porcentagem pode ser interessante para o começo dos investimentos no mercado cripto.

2. Comece com as criptomoedas mais tradicionais

É verdade que as moedas de valor de mercado são aquelas com maior potencial de retorno, pois é mais fácil que elas dobrem, tripliquem ou até mesmo multipliquem por dez o seu valor.

No entanto, para um investidor cripto iniciante, pode ser interessante botar o seu pé primeiramente nas moedas mais tradicionais do mercado. Elas podem ter menos potencial de retorno, mas são mais estáveis.

Por exemplo: o Bitcoin e a Ethereum são projetos muito relevantes no ecossistema cripto. Por isso, é possível começar com essas duas criptomoedas e, quando se sentir confiável nesse mercado, alocar capital em outras moedas menores.

Dessa forma, o investidor pode verificar se consegue lidar com a volatilidade do mercado e se está preparado para investir em ativos ainda mais arriscados.

3. Cuidado na hora de fazer trading

É verdade que é possível fazer operações de curto prazo e lucrar muito mais do que apenas investindo para o longo prazo. No entanto, esse tipo de investimento exige muitos cuidados.

Isso porque o mercado de trading pode fazer o investidor perder o dinheiro facilmente caso ele não saiba o que está fazendo. Isso pode tirar muitos do mercado definitivamente.

Além disso, na hora de fazer operações de curto prazo, é possível se alavancar. Caso a operação dê errado, é possível ter uma dívida maior do que o seu saldo na corretora, o que pode prejudicar a vida financeira do investidor.

Por isso, o ideal é começar com calma e usar técnicas mais simples, como o dollar-cost-averaging (DCA), que consiste em fazer aportes constantes nas suas criptomoedas, independentemente do preço de tela.

Assim, o investidor fará um preço médio e será possível se expor ao mercado de forma menos arriscada — e ainda colher rentabilidades interessantes no médio e longo prazo.

Por outro lado, caso o investidor queira realmente fazer trading, o ideal é que ele estude muito sobre o mercado e sobre a análise gráfica antes de operar efetivamente.

Editoria Portal Tec

Portal Tec é uma referência em conteúdos na internet. Trazemos para você o que tem de melhor na internet brasileira quando o assunto é conteúdo de qualidade e informativo. Seja bem vindo, se procura se informar, alegro-me em dizer que está no lugar certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up