Qual a vida útil de um site?

Um dos fundamentos mais importantes das tecnologias digitais é que, inevitavelmente, elas permanecerão em constante avanço. Nesse sentido, compreender qual é a vida útil de um site acaba sendo primordial.

As plataformas empresariais acabam surgindo como o epicentro de muitas relações entre marca e cliente nesse ambiente.

Por essa razão, mantê-las de forma constante e, sobretudo, alinhadas com as novidades desse mercado são fatores que não podem ser deixados para depois.

Isso se dá, por conta da alta dinamicidade que, em grande medida, incide no caráter efêmero dos ambientes digitais.

Se, há dez anos, uma empresa que vendia máquina de café expresso e cappuccino profissional exercia um tipo específico de venda, agora, esse paradigma já foi completamente alterado.

Seja por conta das automatizações de marketing e, até mesmo, pela facilidade de se garantir um domínio nos dias de hoje, as adaptações se impuseram e hão de se impor para as empresas.

Não há cliente possível que não esteja alinhado com os valores de um site bem programado.

Afinal de contas, toda a experiência acaba contando na hora de fechar um negócio com uma marca.

Um usuário que está procurando por matérias de pequenas franquias lucrativas pode, se não contemplado pela estrutura do site, acabar se voltando para o concorrente.

Essa é uma das máximas mais antigas do mercado: se uma empresa não se adaptar às novas dinâmicas, sua concorrente vai.

Isso, em grande medida, pode significar um prejuízo de mercado irreparável para qualquer segmento.

Supondo que uma empresa que presta o serviço de limpeza industrial pesada esteja se inserindo em seu mercado sem considerar os novos paradigmas tecnológicos.

Certamente, esse tipo de postura pode representar uma possibilidade iminente de fracasso que, até certo ponto, acaba incidindo na capacidade de investimento da empresa.

Em última instância, não estar atento aos movimentos do mercado pode representar o fim da atuação daquela marca.

Por conta disso, fazer alguns apontamentos das vantagens de se obter um site atualizado e alinhado com as novas tecnologias é fundamental.

Essa questão pode ser ilustrada por uma automação de chat em um site de curso de operador de talha e ponte rolante.

Os chatbots acabam sendo uma dessas elaborações mercadológicas que tem se tornado imprescindível para as empresas.

No caso desse exemplo, um cliente que estiver com alguma dúvida fora do horário de atendimento, conseguirá obter algumas reformas de forma bastante rápida.

Elencar, portanto, alguns de seus principais benefícios pode trazer a importância de se estar atento às tecnologias à luz:

  • Competitividade;
  • Alinhamento com buscas;
  • Credibilidade;
  • Manutenção de vendas.

É certo que há uma série de fatores que podem fundamentar esse tipo de estratégia. Apegar-se a essas, no entanto, acaba ajudando a compreender melhor essas dinâmicas.

O primeiro ponto a ser levantado é a competitividade que a empresa conquista e, se já estiver estabelecida, não perde.

Isso se dá porque o público está ávido por uma boa navegação. Ou seja, se ele tem acesso a esse tipo de conforto na concorrência, não há como sustentar essa experiência no próprio site sem que se assumam esses recursos.

Sustentar a competitividade de uma loja de câmera de monitoramento via internet, por exemplo, passa, inevitavelmente, por isso.

Outro ponto essencial é o alinhamento com os mecanismos de busca. Quanto mais velho for o site, menos ele será entregue para os usuários.

Logicamente, há uma série de critérios que essas plataformas estabelecem, esse é apenas um deles, mas é importante considerá-lo.

A credibilidade, nesse sentido, também aparece como um dos fatores determinantes para uma empresa se colocar para seu mercado.

Um site original e bem desenvolvido de uma empresa de jardinagem para condomínios pode garantir que o público encare aquele ambiente como algo mais crível.

A partir dos elementos gráficos, textos próprios e boa programação, não há como fugir de uma sustentação desse site para um usuário.

Por fim, esse tipo de adoção faz com que a empresa consiga sustentar seus clientes e, com isso, manter suas vendas.

Em outra instância, é possível, ainda, aumentar o público atingido. Se uma empresa que vende maquina de impressão digital em tecido usar alguns plugins de SEO, por exemplo, ela pode obter um bom desempenho na hora da busca.

Clique e Saiba Mais +

A importância do desenvolvedor

Antes de se estabelecer quais serão os critérios definidores da vida útil do site de uma empresa, é preciso compreender a importância do desenvolvedor para a manutenção de boas práticas neste âmbito.

É certo que nem toda gestão conseguirá montar uma equipe de TI. Isso ocorre por um montante de fatores diferentes.

Grandes empresas, por exemplo, conseguem estabelecer essa dinâmica de forma bastante saudável.

No caso das pequenas e médias, contratar um serviço terceirizado pode ajudar na hora de manter um site no ar.

Afinal de contas, é esse profissional que terá em mente todas as modificações que um site precisa ter para se adaptar às novas dinâmicas que o mercado digital vai impondo para as empresas.

Um site que tem algumas informações sobre picking automatizado que tem essa preocupação pode se apoiar nesse profissional para atingir o seu mercado.

Sendo assim, ter em mente a criação de uma equipe ou a contratação de um profissional de TI acaba podendo definir todos os rumos de uma marca no mercado digital.

O que é vida útil do site?

Todo mundo já passou pela experiência de ter um produto que, em um determinado período, passa a não funcionar mais.

Um smartphone, por exemplo, em alguns anos vai perdendo as suas funcionalidades e demandando uma troca.

Esse tipo de relação é chamada de obsolescência e incide, justamente, na evolução tecnológica desses elementos.

Tudo isso tem a tendência de se intensificar cada vez mais, uma vez que as tecnologias têm se tornado cada vez mais dinâmicas.

Com os mecanismos digitais para as empresas essa lógica não é diferente e, na verdade, demanda ainda mais atenção.

Isso se dá por conta da capacidade que as mídias digitais têm de produzir novidades em frações de dias.

Sendo assim, diferente de um aparelho de celular que consegue se sustentar por algum tempo, as novidades digitais nem sempre tem essa característica.

Mecanismos de busca, por exemplo, tem imposto no último período uma série de critérios para elencar seus sites.

A cada novo algoritmo anunciado, há um fator que vai tornando aquela plataforma obsoleta para o seu mercado.

Por isso, tomar alguns cuidados para que isso não ocorra acaba sendo um fator preponderante para quem quer se sustentar nesse meio.

Como mitigar os efeitos da obsolescência?

Itens que vão se tornando obsoletos com o passar do tempo são, em grande medida, o que move o mercado.

Por isso, ater-se à temporalidade de um site pode ajudar na hora de manter uma boa política no ambiente digital.

Contudo, nem tudo nesse ambiente tem uma métrica tão precisa para definir qual será o seu tempo de serviços prestados.

Mas é possível traçar uma métrica para definir os equipamentos de TI utilizados para a manutenção desses sites.

A partir deles, é possível entender se aqueles softwares são ou não uma boa alternativa para efetuar a manutenção daquela plataforma.

No entanto, o ponto essencial que deve nortear a compreensão da vida útil e, acima de tudo, conseguir mitigá-la é a observação das novas ferramentas.

Sendo assim, se há alguma atualização em um mecanismo de busca, por exemplo, é preciso agir para que as adaptações adequadas sejam feitas.

Na verdade, analisar o mercado deve nortear todos os aspectos que irão fundamentar uma estratégia empresarial.

Por isso, estar atento às adoções da concorrência pode significar a compreensão de novas dinâmicas também.

Fortalecer-se no ambiente digital é, acima de tudo, adaptar-se cada vez mais às suas dinâmicas.

Considerações finais 

Seja no mundo empresarial ou na vida pessoal, uma coisa é certa: tornar-se obsoleto pode ser muito ruim.

Diante das dinâmicas digitais, isso acaba sendo uma realidade cada vez mais constante e com uma certa facilidade de acontecer.

Por isso, estar atento a todos os movimentos do mercado para esse tipo de relação acaba sendo fundamental.

Mas não é sempre que uma gestão consegue dar conta de todas essas novidades estabelecidas.

Por isso mesmo, a contratação de uma empresa ou de um profissional de TI pode acabar ajudando nessas escolhas.

Um site obsoleto, por exemplo, pode significar uma perda muito significativa de mercado por parte de uma empresa.

Esses profissionais, no entanto, têm a capacidade de enxergar quais são esses problemas e mitigá-los.

Se a necessidade for se adaptar às novas rotas dos mecanismos de busca ou se esse for o caso de criar um novo site do zero, essa equipe é quem vai definir.

O importante, nesse sentido, é entender qual é a vida útil de um site e saber agir diante de suas adversidades.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Editoria Portal Tec

Portal Tec é uma referência em conteúdos na internet. Trazemos para você o que tem de melhor na internet brasileira quando o assunto é conteúdo de qualidade e informativo. Seja bem vindo, se procura se informar, alegro-me em dizer que está no lugar certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up