Retração gengival: sintomas e tratamentos
Você já ouviu falar em retração gengival?! Esse é um problema bucal muito comum que pode ser causado por diversos fatores e que tem como sintoma principal, a sensibilidade dental.
Esse sintoma vem da lógica de que, uma vez que a gengiva se retrai ela acaba ficando menor, e portanto deixa de cobrir e proteger determinadas partes da raiz do dente que são muito sensíveis.
Vale lembrar que a sensibilidade dental é um problema que faz com que o dente comece a doer quando entra em contato com alimentos muito frios ou quentes, e até mesmo quando comemos algo muito doce, por exemplo.
Dessa forma, a falta de tratamento da sensibilidade por um periodontista pode ser muito catastrófica para uma pessoa, afetando a sua alimentação e qualidade de vida de maneiras muito grandes, o que pode prejudicar sua saúde como um todo.
Desse modo, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre retração da gengiva, bem como quais as principais causas desse problemas, tratamentos e formas de prevenção.
Assim, não será preciso sofrer com a sensibilidade dental e com os maiores desdobramentos desse problema, principalmente quando não é tratado por um dentista urgente.
O que é gengiva retraída e quais problemas ela causa?
Assim como já mencionado anteriormente, quando o assunto é retração gengival ou recessão, isso significa que a gengiva acabou se afastando de onde ela deveria estar e isso provoca uma exposição de parte das raízes dos dentes.
Além disso, muitas vezes, além do afastamento, a retração também é vista como a diminuição do tamanho da gengiva e o aumento dos dentes.
Isso resulta do deslocamento da margem gengival em direção à sua raiz, questão que pode ser identificada em uma clínica dentária.
Dessa forma, o principal problema da retração gengival é justamente a sensibilidade nos dentes que causam dores insuportáveis ao paciente, fazendo com que ele perca sua qualidade de vida.
Entretanto, para além da sensibilidade, há problemas também em relação à exposição do dente, uma vez que ele perde a cobertura da gengiva.
Em suma, a retração gengival também é um problema para a própria gengiva, que pode ter chegado nisso devido a outro motivos. Com isso, faz com que ela não fique saudável, além de causar outros sintomas, como o inchaço e o sangramento.
Essa situação faz com que seja necessário o tratamento com um dentista especializado em periodontia.
Como identificar a gengiva retraída?
Não é necessário esperar sentir sintomas para identificar problemas, principalmente quando o assunto é retração gengival.
Isso porque, é possível observar sinais de que a sua gengiva pode estar passando por um afastamento, de preferência em um estágio inicial.
Dessa forma, para ter certeza de que irá conseguir perceber quando esse problema começar a acontecer, o indicado é buscar por um dentista especialista em retração gengival, ou um clínico para que este possa fazer avaliações de rotina.
Vale lembrar que ir ao dentista de forma regular, a cada 6 meses é a melhor maneira de evitar o surgimento de diversas doenças bucais e os seus sintomas.
Uma vez que a avaliação pode identificar diversos problemas em seus estágios iniciais e com isso, iniciar o tratamento que tende a ser bem mais eficaz.
Além disso, fique de olho nas principais causas desse problemas de forma a evitá-las, como por exemplo:
- Escovação ou passagem de fio dental com movimentos exagerados;
- Uso de escova com cerdas duras;
- Higiene bucal incompleta e ineficiente;
- Inflamação da gengiva (gengivite);
- Envelhecimento;
- Fatores genéticos;
- Tabagismo;
- Movimentos ortodônticos;
- Restaurações desadaptadas nas proximidades da gengiva;
- Dentes desalinhados e apinhados;
- Má oclusão dentária;
- Traumatismo na gengiva;
- Trauma oclusal;
- Alterações hormonais acentuadas (gravidez e menopausa);
- Ranger de dentes ou Bruxismo;
- Espessura fina da gengiva e do tecido ósseo;
- Xerostomia (boca seca);
- Piercings na boca.
Após ver os principais sintomas, é preciso observar os melhores tratamentos para cuidar de gengivas retraídas.
Quais são os tratamentos para gengiva retraída?
Por último, mas não menos importante, uma vez que a retração gengival já é uma realidade, ainda sim, é possível tratá-la através de reconstruções e mudanças de hábitos.
Dessa forma, dá para restaurar a saúde bucal, além de evitar com que as causas da retração gengival voltem a acontecer e que os problemas voltem.
Em resumo, não esqueça de consultar o seu dentista de preferência e solicitar uma avaliação para que este possa indicar o melhor tratamento.
Para isso, ele deve avaliar as peculiaridades do seu caso, pois somente assim será possível restaurar a saúde das suas gengivas e dentes.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Deixe um comentário