Saiba como funciona o outreach marketing

Por meio do outreach marketing, toda e qualquer empresa pode experimentar a sensação de como é ser patrocinado por alguém maior que si mesmo no seu próprio mercado de atuação. 

Vale ressaltar que o mais interessante de tudo é que isso é feito somente pelo poder da influência.

Por meio da ajuda dos influenciadores mais populares da internet, até mesmo a venda de polimento automotivo manual pode multiplicar o faturamento de uma loja de autopeças, desde que a companhia desfrute do contato e divulgação de uma autoridade na área.

Dessa forma, o conceito dessa modalidade publicitária, bem como as suas principais táticas de atuação e a aplicação prática da abordagem serão desenvolvidos no enredo deste artigo.

Uma vez que até mesmo a promoção da manutenção persiana externa pode se valer desta tática, serão fornecidas também algumas dicas intuitivas de como fazer marketing outreach de maneira objetiva e eficaz, visando o aumento dos lucros e da autoridade.

Por isso, será de grande serventia continuar esta leitura, tendo interesse de vender mais na própria loja, atender públicos maiores na empresa ou mesmo atrair mais clientes para a manutenção persiana rolo.

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Em que consiste o outreach marketing?

Outreach marketing consiste em uma estratégia que visa colocar uma companhia, marca, produto, prestação de serviços ou mesmo mensagens diante de potenciais influências que estão ligadas ao seu foco de mercado e podem promover a empresa a esses seguidores.

Isso é o mesmo de dizer que o marketing outreach é, em termos mais populares, o bom e velho marketing de influenciadores.

É quando alguém pode criar relacionamentos com os chefes de um setor, influenciadores de mídias sociais, blogueiros e outras tendências digitais que dispõem de muitos seguidores na sua área de negócios e, com isso, encontra formas de promover a própria marca.

O outreach marketing diz respeito a um processo de construção de posicionamento diante dos influencers para que se possa iniciar o uso de táticas de marketing que exploram o engajamento desses indivíduos.

Uma tática de outreach na área publicitária é um processo de planejar e executar táticas que, em curto ou médio prazo, irão auxiliar a empresa a alcançar os indivíduos mais influentes que possuem o potencial de alavancar a companhia ao próximo nível.

Cada uma das aplicações dessas práticas começa com uma construção de relacionamento inicial com um influenciador. 

Logo em seguida, é necessário desenvolver e trabalhar para otimizar essa relação, fazendo uso de diferentes táticas e abordagens de convencimento.

Seja vendendo cursos online ou treinamentos NR, é necessário convencer a fonte influente do quão válido é a promoção da marca.

Fazer outreach marketing significa trabalhar para inserir o próprio negócio no meio das pessoas e instituições que podem auxiliá-lo a otimizar o reconhecimento dele como marca de qualidade.

O reconhecimento de uma companhia como autoridade na área e as relações-públicas são duas realidades distintas do mundo dos empreendimentos que, apesar disso, muitas vezes cruzam um com o outro. Porém, não é sempre que elas são consideradas na mesma tática.

Todavia, existe uma forte relação entre a construção de uma marca junto com o aumento expressivo da sua reputação e encontrar os indivíduos e as organizações corretas para dar a contribuição que facilite a crescente conscientização acerca dos produtos e serviços.

As instituições bem-sucedidas possuem fortes defensores que trabalham para elevar a reputação delas a um alto nível. 

Para criar relacionamentos com esses segmentos, o próprio outreach pode servir como um valioso suporte.

Essa técnica, que também é conhecida como marketing de alcance, é expressa em um termo que vem sendo muito usado nos círculos do marketing digital.

A realidade é que, se até mesmo uma loja de aparelhos industriais não vende a sua maquina de gelo filtrado sem fazer uso da publicidade mais moderna das plataformas digitais, não dá para considerar que esta abordagem seja irrelevante.

Principais táticas de marketing outreach

É bastante importante salientar que, como qualquer estratégia publicitária, ou mesmo tática de uso das campanhas comerciais tradicionais, o marketing outreach precisa ser ponderado diante das circunstâncias antes de ser posto em prática.

Não existe receita de bolo pronta para o sucesso de nenhuma empresa neste mundo. E, quando o assunto é posicionamento digital, é preciso atenção ao uso das plataformas, a otimização daquilo que já se tem em mão e, principalmente, à ponte com o mundo físico.

Dessa forma, até mesmo para fazer a publicidade do negócio de um comerciante de produtos de construção na internet é preciso visão crítica em relação a quem ele é, quem ele quer ser e quais os outros jogadores do mesmo jogo que ele compete.

Assim, até vendendo uma chave allen estrela é possível achar canais de engajamento para criar mídia para esta loja, ou mesmo se beneficiar da visibilidade dos outros.

Por esta razão, aqui estão listadas cinco dentre as principais abordagens que compõem o marketing outreach no exercício da sua prática:

  1. Networking em eventos presenciais;
  2. Promoção de histórias de sucesso;
  3. Realização de abordagens inteligentes;
  4. Bom uso das menções em sites e mídias;
  5. Prospecção de influenciadores.

Por meio do networking, que significa a execução de diálogos e interações com o objetivo de aplicar, expandir ou mesmo explorar uma rede de contatos já obtida, fica muito mais fácil conquistar a ajuda alheia para elevar a imagem do próprio negócio.

Além do mais, é somente por meio das boas parcerias que uma empresa em estágio inicial consegue ganhar relevância no meio digital. 

Por esta razão, a prática dos guest posts, que são a publicação de textos em sites parceiros, é uma das melhores opções.

Junto a isso, e provando que até mesmo para vender mais mourão de madeira nas madeireiras se faz necessária a contação de histórias, a prática do chamado storytelling se faz primordial para o sucesso de todo o processo.

Consistindo basicamente em uma prática publicitária que vinga através da criação de histórias para o produto, para a empresa ou mesmo para a vida do cliente, essa tática tem o potencial de elevar o padrão da campanha.

Depois disso, basta a união de uma bela abordagem em vista da construção da primeira parceria, da estratégia de menções mútuas nos blogs e sites para que seja possível reter um influenciador do mercado que possa ajudar no processo.

Como fazer outreach corretamente?

Tal como acontece com todas as outras estratégias que podem ser anexadas a um projeto comercial, para pôr em prática o outreach marketing é necessário haver planejamento.

Antes de praticar as ações de promoção, é imprescindível determinar os objetivos que a companhia espera bater e a maneira como poderá conseguir isso.

Se a meta for vender o dobro de rodapé de madeira 7 cm vendido no mês passado, é preciso que esse anseio seja levado em conta antes de formar as engrenagens do procedimento subsequente.

Dessa forma, é fundamental observar treze práticas para garantir o sucesso na inserção dessa estratégia, através de uma abordagem correta e sem desvios desnecessários. São elas:

  1. Optar pelas melhores escolhas de influenciadores;
  2. Escolher influencers relevantes na área;
  3. Escolher influencers com audiência considerável;
  4. Escolher influencers de confiança;
  5. Definir uma abordagem eficaz para o influencer;
  6. Investir em uma comunicação simples e direta;
  7. Fazer uso do e-mail e do inbox nas redes sociais;
  8. Mostrar o valor da própria empresa ao influencer;
  9. Explorar a estratégia do guest post;
  10. Fazer menções inteligentes;
  11. Mostrar a autoridade no mercado;
  12. Fazer parceria com outras empresas;
  13. Não forçar a barra com as menções.

Por meio da construção de uma abordagem inteligente, que garanta a atenção do influenciador prospectado, que consista em uma troca de trabalhos conveniente para ele, é possível criar uma relação profissional saudável.

É preciso, portanto, que a prática seja feita com responsabilidade e sem exageros ou erros de conduta que venham a prejudicar o outro.

Por meio do uso do marketing outreach como moeda de troca, é dado o início da criação de uma excelente campanha que poderá proporcionar resultados dentro de pouco tempo.

Considerações finais

Todo e qualquer negócio que se preze, independente do ramo de atuação, precisa fazer valer a sua estratégia de marketing, se quiser obter sucesso nas campanhas de venda, aumentar a sua popularidade, fidelizar clientes e se tornar referência no seu mercado.

Por meio da compreensão dos conceitos por trás do método outreach, bem como da abordagem particular de cada uma das suas táticas, o empreendedor faixa branca pode, em pouco tempo, alcançar sucesso com a ajuda dos jogadores consolidados na sua área.

Para isso, a observação atenta das principais dicas para bem praticar essa estratégia é essencial para começar bem, evitar erros óbvios e potencializar os acertos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Editoria Portal Tec

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