Tráfego orgânico: como ele pode ajudar o seu negócio

Tráfego orgânico nada mais é do que visitas que chegam no site de maneira espontânea, e para isso a empresa precisa investir em anúncios. Costuma ser proveniente dos mecanismos de busca, como no caso do Google.

As organizações buscam constantemente aumentar o tráfego orgânico, mas fazer isso é um verdadeiro desafio, tendo em vista a quantidade de páginas que existem na Internet.

Quando se trata de marketing digital, o que mais se vê são empreendedores e gestores que querem atrair visitas para as páginas de seu negócio, sem precisar pagar uma fortuna por isso.

Atrair visitantes é fundamental porque funciona como o ponto de partida para outras estratégias de marketing. Mas, em meio aos desafios e exigências dos buscadores, as marcas acabam recorrendo aos anúncios pagos.

Também existem aquelas que simplesmente ignoram as possibilidades orgânicas que o marketing digital oferece para atrair as pessoas certas. Só que essas práticas envolvem muito dinheiro, ao contrário do tráfego orgânico.

Mesmo sendo um pouco mais difícil e demorado, ele precisa fazer parte do seu planejamento. Com este artigo, será possível compreender seu conceito, falar um pouco sobre sua importância e dar algumas dicas para você utilizá-lo.

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O que é tráfego orgânico?

Tráfego orgânico, resumidamente, são visitas conquistadas sem que se precise investir em anúncios pagos ou em outras práticas, como a compra de lista de e-mails.

Um bom exemplo desse tipo de tráfego é quando o usuário acessa o site, depois de fazer uma pesquisa no Google e encontrar um link com o conteúdo que ele deseja consumir, mas este link não é um anúncio.

Para um fabricante de espuma banco moto, esse tipo de visitante é muito importante porque economiza recursos financeiros e, ao mesmo tempo, aumenta a credibilidade da plataforma nos buscadores.

Só que mais do que entender o que é tráfego pago, é fundamental entender o que é tráfego em si. Ele se refere a toda a visita recebida nos canais digitais, tais como:

  • Site institucional;
  • Blog;
  • Aplicativo;
  • Redes sociais.

O tráfego orgânico, como você já sabe, são os visitantes que chegam de maneira natural até os canais da marca. Por outro lado, o tráfego pago são as visitas provenientes de anúncios, ou seja, pessoas que clicaram na campanha.

Eles chegam até o site da empresa depois de acessar o anúncio que viram no Facebook, em mídia programática, Google e assim por diante.

Quem investe em tráfego orgânico pode receber visitas a qualquer hora. Por outro lado, uma marca que só investe em tráfego pago vai receber as visitas enquanto o anúncio estiver no ar.

Enquanto o tráfego orgânico de uma empresa especializada em muros de vidro aumenta sua relevância, o outro funciona com base em compensação financeira.

Esses dois tipos podem se diferenciar pelo custo envolvido, afinal, o tráfego pago é realmente mais caro, contudo, é importante ressaltar que também é necessário fazer investimentos para obter tráfego orgânico.

Obviamente, o custo é bem menor, mas a marca vai pagar apenas uma vez e mesmo assim terá acesso a resultados prolongados. Por outro lado, o tráfego pago só vai trazer retornos enquanto a organização pagar pelas campanhas.

Importância do tráfego orgânico

Muitas corporações direcionam suas estratégias de marketing digital para o tráfego orgânico, e ele é muito importante por conta das vantagens que traz.

Uma delas é seu excelente custo benefício, pois as estratégias orgânicas geram resultados por um tempo um muito maior. Enquanto isso, as ações pagas só trarão retornos enquanto os investimentos durarem.

Em linhas gerais, investir em tráfego orgânico é uma forma de reduzir os custos com marketing digital e aumentar os lucros.

Para escalabilidade é outro benefício porque quanto mais visitantes seu negócio atrair, menos vai gastar com suas ações. Mesmo assim, uma empresa de revestimentos de acm vai conquistar mais relevância.

Se você fizer uma pesquisa sobre qualquer assunto no Google, vai encontrar resultados diferentes na primeira página e alguns deles possuem uma marcação que os identifica como anúncio.

O buscador faz isso para mostrar ao usuário quando determinado link é um resultado pago, ou seja, alguém que pagou para estar ali e não porque esse é o material reúne todas as características necessárias para ser bem posicionado.

A maioria dos usuários tem plena consciência disso e sabe que esses links estão mais interessados em vender do que em esclarecer. É justamente por isso que a confiança nesse tipo de resultado diminui bastante.

As pessoas preferem clicar em links orgânicos porque sabem que vão encontrar as respostas que precisam para as suas dúvidas, portanto, é uma forma de aumentar sua credibilidade.

O comportamento do consumidor moderno mudou muito, por isso, quando alguém precisa, por exemplo, de limpeza de tártaro cachorro, além de encontrar uma empresa de qualidade, ele quer se relacionar com ela.

Para isso, precisa confiar na companhia e o tráfego orgânico ajuda a conquistar essa confiança e, consequentemente, promove a construção de relacionamento.

Seu negócio estará sempre mais perto do consumidor, podendo acompanhá-lo em toda a jornada de compra. O tráfego pago pode e deve ser usado, mas sempre de maneira dosada, pois o essencial é equilibrar as duas práticas.

Se a empresa não fizer isso, além de encarecer consideravelmente suas estratégias de marketing, vai reduzir seus lucros e terá dificuldades para conquistar uma posição de referência no mercado.

Saiba como utilizar o tráfego orgânico

Para usar o tráfego orgânico, é necessário gerá-lo, ou seja, investir em estratégias que atraiam esse tipo de visita. Algumas delas são:

1. Conhecer a persona

A primeira coisa que um fabricante de etiqueta para gôndola amarela precisa fazer é conhecer sua persona. Essa compreensão vai ajudar a colocar o site nas primeiras páginas do Google, uma vez que será direcionado para as pessoas certas.

A persona é um personagem semi fictício, que reúne todas as características do cliente ideal, como idade, gênero, estado civil, escolaridade, profissão, problemas, desejos, necessidades, entre outros.

Quanto mais informações a marca reunir, mais vai direcionar seus conteúdos e canais para as pessoas certas. Como resultado, consegue melhorar a experiência dos usuários e faz com que eles voltem mais vezes.

2. Escolher boas palavras-chave

As palavras-chave são termos usados pelos usuários para fazer pesquisas relacionadas ao seu negócio. Saber quais são é fundamental para o ranqueamento, uma vez que ao pesquisar o assunto, ele vai encontrar o seu conteúdo.

Para escolher as palavras-chave certas, é muito importante contar com uma boa ferramenta. Elas mostram quais são os termos mais procurados nos últimos dias, facilitando a escolha.

3. Investir em SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, uma estratégia que tem como objetivo otimizar as páginas, para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

Para colocá-lo em prática, uma empresa de filme stretch colorido deve investir em práticas como a produção de conteúdos relevantes, que respondem às dúvidas da audiência e estão relacionados ao mercado da empresa.

Outra ação importante é o uso de palavras-chave, como mostrado na dica anterior, mas o design da página também precisa ser modificado. É necessário que o site seja responsivo, ou seja, que possa ser acessado por meio de qualquer tipo de dispositivo.

Essas e outras ações precisam ser colocadas em prática para que as páginas realmente sejam otimizadas e se encaixem em todas as exigências do Google.

4. Criar títulos de sucesso

Quando alguém está procurando informações sobre, por exemplo, maçaricos, só vai acessar determinado conteúdo sobre o assunto se o título realmente for atraente.

Sendo assim, é fundamental que ele seja objetivo, criativo, claro e persuasivo, caso contrário, dificilmente vai aumentar as taxas de cliques.

Para criar títulos matadores, é necessário conhecer técnicas como o neuromarketing e o copywriting. Por meio delas, fica muito mais fácil atrair o usuário para suas plataformas.

5. Estar presente nas redes sociais

Estar presente nas redes sociais é fundamental para o planejamento de marketing digital do seu negócio. Mas, além de promoverem a interação entre marca e cliente, essas plataformas ajudam a gerar tráfego orgânico.

Ao criar um material sobre carta categoria D, uma autoescola pode compartilhá-lo em seus perfis nas redes sociais. Ao fazer isso, mais pessoas vão se conscientizar sobre a existência do conteúdo e vão acessá-lo para saber um pouco mais sobre o assunto.

Considerações finais

O tráfego orgânico é muito importante para que o seu negócio consiga atrair usuários sem precisar gastar muito. Mais do que beneficiar a parte financeira, também beneficia a credibilidade e a imagem da companhia.

As pessoas vão acessar seus canais porque confiam nos conteúdos, uma vez que eles estarão bem posicionados nos resultados de pesquisa de maneira orgânica e genuína.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Editoria Portal Tec

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