Vendas em 2023: quais as principais tendências?

Esta década tem sido uma ‘montanha russa’ para quem está no varejo. Com a instabilidade causada pelo Covid 19, novas tecnologias e hábitos de consumo mudaram e nunca foi tão difícil tomar as decisões certas.

Mesmo em setores não tão visados, como o de detergente concentrado, deve-se ter cautela e bom planejamento. Foi pensando nisso que criamos este guia, com as tendências para 2023. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

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A batalha entre comércio eletrônico e comércio em loja se intensificará

Nos próximos anos, alguns estudiosos do setor estão prevendo um equilíbrio entre as vendas on-line e lojas físicas, pois ambas se adaptam aos tempos de mudança e os consumidores desfrutam das vantagens que ambos têm a oferecer.

Pense, por exemplo, que poderá entrar em contato com uma empresa de dobra de chapa das duas formas. O cliente tem total poder nesta escolha!

Fechamentos devem continuar em um clima mais volátil

A consequência destes ‘novos tempos’ é que gigantes do varejo, anteriormente intocáveis e prósperos, ​​estão encontrando ameaças de concorrentes futuros e em expansão. O site Yahoo! é um exemplo disso, que chegou a valer US$ 125 bilhões há décadas atrás, mas foi vendido por pouco mais de US$ 5 bilhões.

No entanto, isso não é necessariamente um declínio geral, mas lacunas criadas no mercado para outras empresas preencherem. Esse clima volátil trouxe em voga a importância da adaptabilidade das marcas, que se identificam e se moldam de acordo com os resultados.

Isso é tão essencial quanto uma bomba centrífuga para sugar e bombear água limpa.

Compras sustentáveis: o novo normal

Uma tendência contínua de consumo em toda a sociedade é a sustentabilidade. Sejam opções alternativas de carne, produtos reciclados ou de produção local, os consumidores estão cada vez mais atentos ao impacto que suas compras têm no meio ambiente.

Desta forma os gestores estão encontrando maneiras mais novas e melhores de fornecer opções que tenham consciência ambiental ​​para seus clientes. Um exemplo claro disso é o uso da tecnologia para direcionar e eliminar os produtos menos relevantes ou econômicos das prateleiras. 

O resultado pode levar a cadeias de suprimentos mais simples, reduzindo a emissão de carbono. Para os compradores, há opções mais tentadoras e uma experiência de compra extremamente personalizada.

Uso da tecnologia de pesquisa por voz

O Google confirmou que 20% das pesquisas no ano passado foram feitas usando a Alexa da Amazon ou outras assistentes de voz. Mas espera-se que a aplicação dessa função extremamente popular se espalhe para cada vez mais sites.

Ou seja, assim como os varejistas sem lojas virtuais estão perdendo uma parte do mercado, espera-se que aqueles que trabalharem com a pesquisa por voz ganhem destaque nos próximos anos.

A novidade desse avanço ainda não se esgotou, então, num futuro próximo, elas ficarão mais assertivas e responsivas. É interessante o empresário galgar, pouco a pouco, esta nova métrica, para não ficar de fora dessa corrida para crescimento e autoridade no setor.

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