Você sabe o que é UX Design?

A área profissional que leva o nome de UX Design tem crescido muito mais do que o esperado nesses últimos anos, e a tendência é que cresça mais ainda.

O avanço tecnológico e o surgimento de cada dia mais aplicativos úteis para aprimorar a experiência do usuário faz com que mais e mais profissionais da área sejam procurados.

Isso mostra que eles são uma parte fundamental para ajudar na experiência do público e alcançar as metas da empresa que faz terceirização de controlador de acesso externo.

Para ajudar os leitores a entenderem um pouco mais sobre o assunto em questão, o artigo a seguir explicará o que é UX design.

Além disso, falará sobre o que o profissional dessa área faz e, por fim, apresentará alguns pontos que provam a importância desse profissional.

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Entenda o que é UX Design

O termo UX Design significa User Experience Design, que traduzindo livremente para o português significa “design de experiência do usuário”.

O profissional dessa área é responsável por juntar o interesse que o usuário tem em um produto como uma persiana de alumínio externa com a experiência deste usuário.

Isso significa que ele trabalha para que um site, aplicativo ou até mesmo software seja o mais simples que ele pode ser em relação a navegação do usuário. E além disso, tenta levar outros maiores benefícios para a empresa através dessa ação.

A profissão de UX Design cresceu muito nos últimos anos, e está entre as profissões que mais se desenvolveu durante esse período.

Em sites de vendas online que vendem adereços para elevador para escada, por exemplo, o profissional nesse caso deve trabalhar para levar a experiência mais agradável possível ao cliente.

O que facilita a vida deles em uma série de questões como a busca por produtos, ações no carrinhos de compras entre muitas outras.

Já para a empresa, ele deve trabalhar para fazer com que essa experiência positiva se converta em bons números de vendas.

Usando o mesmo exemplo, o site deve ser o mais eficiente possível para que o usuário não tenha dificuldades para realizar a compra.

Isso porque, na maioria das vezes, quando isso acontece, os usuários acabam desistindo do processo por ele ser difícil ou, até mesmo, mais demorado do que o necessário.

Funções deste profissional e sua importância

Além das funções citadas anteriormente, o UX Designer também trabalha garantindo outras atribuições para a empresa online que fornece serviços de fechamento de pia de cozinha em vidro.

Ele faz, por exemplo, várias pesquisas, testes e entrevistas que ajudam a garantir que o produto ou serviço seja melhor recebido pelo público antes de anunciá-lo ou lançá-lo.

Cada um dos resultados que se obtém com esses procedimentos devem ter relação com a usabilidade do site, aplicativo ou software.

Depois disso, mesmo que o produto já esteja à venda, o profissional deve trabalhar em melhorias sempre, isso de acordo com o surgimento da necessidade de fazê-las.

Contar com um UX Designer em uma empresa que fornece alimentos para uma rede de lar para idosos particular é mais do que essencial nos dias de hoje.

Isso porque eles sempre colocarão a experiência dos usuários como parte fundamental para instalar fluxo de funcionamento do negócio. Isso sendo na parte de compra, no momento de testar novas ideias ou até mesmo na hora de fazer uma troca de informações.

Quando uma companhia trabalha firme nesse tipo de ideia e está sempre se perguntando como ser o melhor para o público, o cliente estará sempre satisfeito e manterá contato sempre com a marca.

Levar em conta as questões que são o foco do público é mostrar para eles que os seus sentimentos são notados pela marca, o que ajuda a criar uma relação mais próxima.

Para isso, é essencial ser sincero e conseguir identificar as emoções dos clientes para poder então se aproximar mais deles.

O UX Designer faz isso em várias situações como quando surge algum problema, então ele trabalha para solucioná-lo e levar satisfação ao cliente da empresa terceirizada de limpeza hospitalar, por exemplo.

Diante de um problema ele trabalha para entender exatamente o que o cliente está sentindo, podendo ser:

  • Chateação;
  • Frustração;
  • Decepção;
  • Indignação.

Depois de identificar esses sentimentos, caso o problema não possa ser resolvido, ele trabalha as melhores maneiras de dizer que entende suas frustrações e busca outras maneiras de fazer com que ele se mantenha engajado.

Até porque são as dificuldades que mostram para o público quem a empresa realmente é e a real relevância que ela dá aos seus clientes.

Isso quer dizer que o UX Designer se mostra importante, principalmente, porque está sempre trabalhando para manter a boa e positiva experiência dos clientes.

Uma das vantagens disso é que as possibilidades dos clientes usarem um serviço por mais tempo se tornam extremamente maiores.

Esses clientes se tornam mais receptivos a novas mudanças que podem ser ainda melhores, eles também se sentem tão à vontade com a marca que ajudam em feedbacks para melhorar seus produtos e serviços.

Além disso tudo, se tornam os verdadeiros divulgadores do negócio, indicando o mesmo para amigos, familiares e até conhecidos.

Mas a maior e mais importante vantagem que mostra o quanto o UX Designer é essencial é o fato de ele ajudar o cliente a ser mais feliz e encantado com o negócio.

No geral, é possível notar essa felicidade ao avaliar alguns pontos que podem ser extremamente positivos para o negócio. Alguns deles são:

1. Aumenta o número de conversão em vendas

Quando o público já tem uma experiência positiva antes mesmo da fase de decisão, as chances de que ele se converta e se torne, de fato, consumidor aumentam muito.

O que pode ser uma enorme vantagem para empresas de qualquer segmento que venda camiseta laranja lisa infantil ou outros produtos.

2. Auxilia a elevar o número de clientes fiéis 

É possível notar que alcançou a fidelidade do cliente quando ele se mostra pronto para uma próxima compra e quanto planeja novas compras com a empresa no futuro.

Quando a primeira empresa que vem na cabeça do cliente é a marca em questão, as chances de ele recorrer a ela quando for fazer uma compra são enormes.

Para tanto, o UX Designer trabalha para que o usuário tenha boas lembranças e as melhores experiências possíveis no atendimento e em qualquer etapa que ele lide com a marca.

Podendo ser na etapa da decisão de compra, na etapa de aquisição do produto ou serviço, na etapa de usabilidade do item adquirido, entre outras.

Assim, além de compras com clientes que são totalmente fiéis à marca, é possível que ela conte com defensores e "divulgadores" gratuitos.

3. Ajuda a economizar os recursos

Quando a experiência do usuário é analisada, é possível criar planejamentos muito melhores que reduzem a necessidade de um retrabalho.

Isso é essencial, pois reduz os custos e o desperdício de muitos materiais e também o tempo dos colaboradores que têm relação com a atividade.

4. Agrega mais valor ao produto

Quando o consumidor tem uma experiência positiva, uma sensação muito boa acontece dentro dele, que mostra que valeu muito a pena fazer a compra em questão.

Nesse momento, a marca pode notar que superou as expectativas do cliente e quando ele adquire o produto o seu valor agregado pode aumentar além do custo monetário.

Considerações finais

Para uma empresa que vende caixa para exportação garantir que o usuário tenha a melhor experiência possível, ela pode contar com a ajuda de um profissional de UX Design.

Antes de contratá-lo, ela deve conhecer bem a área de atuação, assim como tudo o que ele faz é cada uma das suas tarefas.

Além disso, deve estudar a importância deste profissional e ficar por dentro de todos pontos que provam o quanto ter ele na empresa pode ser essencial para o negócio.

Isso ajuda a marca a ir atrás do melhor e mais qualificado profissional, que tenha uma experiência válida que pode ajudar a organização nos seus objetivos.

Quando este profissional faz seu trabalho direito a empresa só tem a ganhar com isso, afinal, as vantagens que alcança são ótimas.

Além de aumentar as vendas por proporcionar uma experiência de atendimento melhor, ajuda a elevar as chances de fidelização do público.

Isso permite que esse público fiel se torne verdadeiros promotores da marca, divulgando-a para cada uma das pessoas que conhecem e falando sobre sua ótima experiência com seus produtos ou serviços.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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